Quanto tempo leva para colher batata-doce?

Iniciou o seu cultivo e está ansioso para saber quanto tempo leva para colher batata-doce? Vem com a gente esclarecer essa e outras dúvidas sobre o ciclo de desenvolvimento.

É muito importante, antes de tudo, saber que existe uma média definida, entretanto esse tempo pode variar a depender de uma série de fatores que podem contribuir ou retardar o momento da colheita.

Publicidade:

Tendo em mente que essa é uma questão muito comum entre produtores de diversos contextos, preparamos esse texto.

Reunimos aqui muitas informações essenciais para que você possa otimizar o seu cultivo, oferecendo as condições adequadas para que a colheita aconteça dentro do esperado. Gostou? Então continue a leitura.

Quanto tempo leva para colher batata-doce?

Quanto tempo leva para colher batata-doce

Publicidade:

Colher batata-doce leva, em média, entre 120 e 150 dias. Mas, vale dizer que o ciclo pode se prolongar até 210 dias, após o plantio. Isso, como mencionamos, vai depender de fatores climáticos, do manejo adequado da cultura e do tipo de plantio.

Por se tratar de uma espécie nativa das américas, é adaptada para climas tropicais ou subtropicais. Logo, temperaturas que variam entre amenas e quentes são mais adequadas para um bom desenvolvimento e, consequentemente, tem um menor tempo de colheita.

Já o manejo correto está relacionado ao fornecimento de elementos básicos, como exposição solar, características do solo, irrigação, controle de ervas daninha e pragas, dentre outros tratos culturais.

Por fim, a variação de tempo se dá também pela forma em que a batata-doce está sendo cultivada. A maneira mais comum e utilizada pelos produtores é a partir da rama da planta adulta.

Da mesma forma, essa técnica é também a que possibilita um menor tempo de colheita. Também é possível plantar a partir de sementes e do próprio tubérculo.

Como saber a hora de colher?

Além da média dada acima, levando em consideração principalmente as condições climáticas da sua região, você pode identificar o momento certo para iniciar a colheita da sua batata-doce se orientando da seguinte forma:

  • A parte aérea começa a ficar amarela;
  • Boa parte das folhas caem.

Então, agora que você sabe quanto tempo leva para colher batata-doce, confira informações essenciais para garantir bons resultados, tanto em relação ao tempo, quanto sobre a qualidade do produto final.

Fatores básicos que influenciam o tempo para colher batata-doce

Quanto tempo leva para colher batata-doce

Vamos agora falar mais especificamente sobre o que já foi mencionado, isto é, os elementos que podem definir um maior ou menor tempo do ciclo de desenvolvimento e produção dessa cultura.

Condições climáticas

A temperatura ideal para se cultivar batata-doce vai variar entre 20ºC a 30ºC. Dessa forma, é muito importante saber qual a melhor época para iniciar a plantar, de acordo com a região onde você vive.

Já que, temperaturas muito baixas, além de retardar muito todo esse processo, pode inclusive tornar o cultivo inviável.

Exposição solar

é muito importante que o local onde você for plantar o vegetal possua uma grande disponibilidade de luz solar. Entretanto, a incidência direta deve se limitar a apenas algumas horas, de preferência pela manhã.

Mas para garantir um bom desenvolvimento natural, a exposição a luz natural deve se dar durante todo o dia, mesmo que de forma indireta.

Solo

O mais indicado é que se utilize solos do tipo arenoso para esse cultivo. Já que, por serem leves, facilitam muito o desenvolvimento das raízes e possuem uma ótima drenagem se comparado a outros tipos, como é o caso do argiloso.

Além disso, apresentam também melhores respostas em relação a adubação para essa espécie. Que inclusive é outro aspecto importante do solo, ou seja, este precisa ser fértil, rico em matéria orgânica. Também deve ser profundo.

Intervalo entre as regas

O intervalo em que a irrigação deve ser feita deve considerar também os fatores climáticos. Por exemplo, se você cultivou em local aberto e em sua região há chuvas recorrentes, você praticamente não precisará se preocupar em irrigar a plantação.

O ideal, de uma forma geral, é que o solo se mantenha úmido. Portanto, sempre que perceber que ele está demasiadamente seco, irrigue. Mas cuidado com excessos! A terra não deve ficar encharcada.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Bom, esperamos que você tenha esclarecido, não só a sua dúvida sobre quanto tempo leva para colher batata-doce, mas muitas outras questões importantes sobre essa cultura. Da mesma forma, contamos que as informações e dicas tenham sidos úteis.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com o plantio dessa raiz. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: