Quanto tempo para colher beterraba?

Você está ansioso para saber quanto tempo para colher beterraba? Vem com a gente esclarecer essa e outras dúvidas comuns sobre esse cultivo.

Afinal, quando iniciamos um plantio na nossa horta, seja para consumo próprio ou destinado a um contexto comercial, não vemos a hora de termos resultados, não é?

Publicidade:

Dessa forma, tendo em mente a média de tempo para a colheita, você pode se organizar melhor e ainda analisar se as suas plantas estão se desenvolvendo adequadamente.

Mas, é importante mencionar que, a variação de tempo para chegar a esse estágio vai depender de alguns fatores. Então, para responder a todas essas questões, preparamos um texto para você. Continue a leitura para saber muito mais.

Quanto tempo para colher beterraba?

Quanto tempo para colher beterraba

Publicidade:

O tempo médio para colher beterraba fica entre 70 a 100 dias. Nesse primeiro momento, vamos justificar essa variação levando em consideração o tipo de cultivo, já que este pode se dar tanto através de sementes diretas quanto de mudas.

Sendo assim, se você optar por semear diretamente no solo, geralmente a colheita acontece entre 60 e 70 dias após esse processo.

Já no caso de uma produção prévia de mudas que posteriormente serão transplantadas para o seu local definitivo, os tubérculos geralmente estarão prontos para serem colhidos por volta de 90 a 100 dias, após o plantio.

Para não ter erro no momento da colheita, além de se basear nessa média mencionada, você deve observar o caule das plantas. Estes precisam atingir de 6 a 8 centímetros de diâmetro e ainda apresentam características tenras.

Inclusive, você precisa saber que, não se deve ultrapassar muito o tempo para colher os seus tubérculos. Isso porque, as raízes podem acabar endurecendo e se tornando fibrosas, logo, haverá prejuízos.

Vale dizer ainda que, não é somente o tipo de cultivo escolhido que vai definir esse período do ciclo de desenvolvimento e produção.

Dessa forma, é importante se atentar as necessidades básicas dessa cultura para oferecer as condições necessárias para um crescimento adequado.

Portanto, agora que você já sabe a média de quanto tempo para colher beterraba, confira outras informações importantes para qualquer tipo de produtor.

Elementos essenciais para o plantio da beterraba

Quanto tempo para colher beterraba

Apesar de ser considerada uma planta de fácil cultivo, se você realmente deseja bons resultados, é importante se atentar a algumas demandas básicas desse tubérculo, além de manejos adequados para garantir um bom desenvolvimento.

Sendo assim, vale mencionar, antes de tudo que, se o local aonde você vive possui uma altitude acima de 800 metros, você pode iniciar o plantio desse vegetal durante todo o ano que não terá problemas.

Mas, abaixo disso, em especial, numa altitude menor que 400 metros, é importante conhecer a melhor época para semear. Já que, esse processo se torna bem mais difícil em épocas de calor intenso e chuvas recorrentes.

Características básicas do cultivo

  • Temperatura e exposição solar: esse é um tubérculo adaptado a temperaturas mais amenas, que ficam entre 10ºC a 24ºC graus. Por isso mesmo requer apenas algumas horas de incidência solar direta. Entretanto, o local de cultivo deve ser bem iluminado;
  • Rega: a irrigação deve ser feita em intervalos que permitam a manutenção do aspecto do solo, ou seja, este deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Opte por regar as plantas pela manhã.
  • Tratos culturais: o pé de beterraba precisa ser podado sempre que as folhas estiverem com cerca de 10 a 12 cm de altura. Você pode consumir essa parte da planta a medida em que estas forem sendo podadas. Também deve-se ter atenção ao controle de pragas e ervas daninhas;
  • Solo: o solo deve ser essencialmente, leve, profundo, bem drenado e fértil. Por isso mesmo o recomendado são solos arenosos com boa quantidade de matéria orgânica. A preparação da terra antes do plantio é necessária. Outro elemento que não pode faltar é o mineral Boro. Por fim, o pH ideal fica entre 6,0 e 7,5.

Atenção: é comum as raízes começarem aparecer no solo depois de um tempo. Não permita que fiquem expostas, cubra sempre com terra vegetal ou palha. Caso contrário, elas ficarão duras.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre quanto tempo para colher beterraba tenha sido devidamente esclarecida, levando em consideração todos os fatores mencionados.

Da mesma forma, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com essa cultura. Vamos realmente gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: