Como saber se a batata-doce está madura?

Está em dúvida sobre o momento certo de realizar a colheita desse tubérculo? Então vem descobrir como saber se a batata-doce está madura.

Afinal, o ciclo de desenvolvimento dessa raiz pode variar bastante a depender de uma série de fatores, especialmente os relacionados as condições climáticas de uma região. Logo, se basear apenas por essa média pode não ser o suficiente.

Publicidade:

Por isso mesmo, é importante aprender a identificar certas características que a planta apresenta que indicam que esta está madura e pronta para ser colhida.

Então, para esclarecer essa e outras questões importantes sobre essa cultura, preparamos esse texto. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como saber se a batata-doce está madura?

Como saber se a batata-doce está madura

Bom, a primeira coisa sobre como saber se a batata-doce está madura, é de fato respeitar a média do ciclo de produção dessa planta , que pode se dar, em média, entre 120 a 210 dias após o plantio.

Tendo em mente que se trata de um vegetal adaptado para regiões de climas tropicais ou subtropicais, o seu desenvolvimento é acelerado em temperaturas mais elevadas.

Enquanto em locais que possuem um clima frio, o crescimento do tubérculo sofre um retardo. Inclusive, em alguns casos, o cultivo se torna inviável.

Portanto, considere esse fatore antes de qualquer coisa.

Além disso, algumas características da parte aérea da planta, ou seja, aquela que fica acima do solo, podem indicar que é o momento de colher os seus tubérculos. Confira:

  • Os caules devem apresentar uma boa rigidez e serem grossos;
  • As folhas começam a cair, restando apenas uma pequena quantidade;
  • A coloração do caule e ramas começam a se tornar amareladas.

Por fim, você ainda pode remexer um pouco a terra de uma das plantas para conferir a quantidade de batatas-doces que se formaram. Assim, se tiver duas ou três, significa que já estão maduras.

Lembre-se que, passado essa média que mencionamos, o prazo máximo para a colheita deve ser respeitado para se evitar transtornos e prejuízos relacionados a produtividade. Portanto, faça esse processo antes da época das chuvas.

Como colher batata doce?

  • Pode ser feito com a ajuda de uma enxada ou enxadão, de maneira que não cause ferimento nas batatas, portanto, direcione o golpe mantendo uma certa distância do caule. Quando alcançar um pouco de profundidade, tente puxar;
  • Você não precisa colher todas de uma vez, pode fazer esse processo de maneira fracionada. Já que é possível manter ainda os tubérculos debaixo da terra por algumas semanas após o amadurecimento.

Agora que você já entender como saber se a batata-doce está madura, confira a melhor fase da lua para realizar a colheita desse tipo de cultura e se beneficiar com a potente influência desse satélite nas plantas.

Qual a melhor lua para colher batata-doce?

Como saber se a batata-doce está madura

A melhor lua para realizar a colheita é na fase da lua minguante. Isso porque, nesse momento a seiva das plantas estão concentradas em maior quantidade nas raízes, o que vai proporcionar para o cultivo de batatas-doces melhores resultados.

É inclusive o melhor momento também para iniciar o cultivo. Para você entender melhor sobre esse processo vamos explicar resumidamente o porque é importante respeitar o calendário lunar quando o assunto é agricultura.

Bom, basicamente, a lua exerce uma atração gravitacional, não só nas plantas, mas em todo o planeta, influenciando assim, diversos ciclos. Um exemplo claro são as altas e baixas das marés.

Dessa forma, quanto maior é a atração magnética, mais os elementos da natureza são atraídos para cima. No caso das plantas, esse condicionamento ocorre principalmente na seiva.

No momento que a lua chega na fase minguante, significa que essa influência é mínima sobre o planeta. O que, consequentemente, vai fazer com que a seiva desça e se concentre principalmente nas raízes.

Logo, sendo a batata-doce uma raiz tuberosa, esse é o momento mais propício tanto paro o plantio quanto para a colheita.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, não só a sua dúvida sobre como saber se a batata-doce está madura, mas também outras questões relacionadas importantes. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos aqui tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e sobre os seus resultados. Vamos realmente gostar de saber sobre a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: