Bananeira gosta de sol ou sombra?

Para conseguir bons resultados com o seu cultivo é de extrema importância saber se bananeira gosta de sol ou sombra. 

Já que, esse fator é determinante em todas as fases do ciclo de desenvolvimento, ou seja, tanto na fase vegetativa, quanto no momento da frutificação. Sendo assim, não respeitar essa especificação pode gerar muitos prejuízos.

Publicidade:

A banana, como sabemos, é uma das frutas mais populares e amadas no mundo. Por isso mesmo, o interesse no seu plantio se dá dentro de vários contextos, isto é, cultivo comercial, agricultura familiar, ou mesmo no âmbito doméstico.

Então, para esclarecer essa dúvida básica e tão comum entre os produtores, preparamos esse texto. Além disso, você vai encontrar muitas informações para otimizar a sua plantação. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Bananeira gosta de sol ou sombra?

Bananeira gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Se formos responder de uma forma direta, com certeza, a bananeira gosta mais de sol do que de sombra. Isso porque demandam cerca de 12 horas diárias de incidência solar direta. Dessa forma, você consegue cultivar em ambientes abertos ou em meia sombra.

No caso da segunda opção, você precisa se certificar de que o local seja bastante iluminado e que forneça aproximadamente essa quantidade, mencionada acima, de luz solar. Isso durante todo o ciclo de vida da planta.

Dessa forma, o processo de desenvolvimento não sofre retardos e, consequentemente, você consegue realizar a colheita dentro do tempo médio estimado, bem como, garantir uma maior qualidade para os frutos.

É importante ter em mente que esta é uma planta nativa de regiões predominantemente tropicais, sendo assim, baixas temperaturas e pouca exposição solar comprometem, e em alguns casos até inviabilizam, o seu cultivo.

Dessa forma, a escolha do local onde você irá plantar as bananeiras é realmente muito importante. Além disso, vale mencionar que a temperatura ideal deve variar entre 25 e 30°C. Já para o início da floração, a média é de 22°C.

Para além da temperatura, outras especificações climáticas devem ser levadas em conta, como é o caso do volume de chuvas. Por isso, para assegurar bons resultados, é indispensável conhecer a melhor época para plantar banana.

Bom, agora que você já sabe se bananeira gosta de sol ou sombra, vamos conferir outras informações que vão te ajudar a esclarecer outras dúvidas relacionadas.

Como cultivar bananeira?

Bananeira gosta de sol ou sombra

Como já mencionamos sobre a temperatura, clima e exposição solar, vamos conhecer outras demandas dessa planta para oferecer as melhores condições para o seu desenvolvimento.

  • Rega: a rega vai variar de acordo com a região, como normalmente o cultivo é feito na “estação das chuvas” as pessoas não se preocupam tanto com esse fator. Entretanto, se no local onde você vive o volume de chuvas for insuficiente, a rega deve ser feita a fim de manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado;
  • Solo: justamente porque o acúmulo de água nas raízes pode ser muito prejudicial, o melhor solo para plantar bananeira é aquele que possui uma boa drenagem. Mas também deve ser capaz de reter a umidade e conservar os nutriente, portanto, o melhor solo para esse cultivo é o arenoso-argiloso;
  • Adubação: a terra de cultivo deve ser fértil, portanto a adubação é essencial para fornecer os nutrientes necessários para a planta. Dessa forma, no preparo do solo utilize boas quantidades de matéria orgânica, misturando-a com a terra vegetal, em cada cova;
  • Especificações de cultivo: é ainda importante respeitar profundidade de plantio e distanciamento adequado para evitar que as plantas se sufoquem e que compitam pelos nutrientes, bem como, pela água. Sendo assim, as covas devem apresentar cerca de 30 cm de largura por 30 cm de profundidade. O distanciamento vai variar de acordo com a variedade, mas oscilam entre 3 m x 3 m, para as de porte alto e 2m x 2m, para plantas menores.

Observação: principalmente se você estiver plantando os pés de banana para comercializar os frutos posteriormente, o ideal é fazer uma análise do solo. É um procedimento simples, mas faz toda a diferença.

Já que, através desse teste, se determina as carências e correções necessárias. Além de detectar qualquer irregularidade no solo, como certas patologias.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muito mais do que a dúvida sobre se bananeira gosta de sol ou sombra. Contamos também que as informações e dicas tenham sido úteis. Conta pra gente o que você achou.

Além disso, vamos gostar de saber sobre a sua experiência com esse tipo de cultura e se os seus resultados foram satisfatórios.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: