Qual é a época de plantar batata inglesa?

Você que está interessado em iniciar esse cultivo, precisa saber qual é a época de plantar batata inglesa para garantir bons resultados.

Afinal, o momento mais propício é aquele que combina fatores climáticos ideais para o desenvolvimento dessa espécie, levando em consideração as características na qual essa planta está habituada.

Publicidade:

Sendo assim, esse é um fator determinante. Então, para esclarecer essa e outras dúvidas relacionadas ao manejo dessa cultura, preparamos esse texto.

Além disso, você vai poder conferir também, qual a melhor lua para começar a cultivar a batata inglesa e otimizar o seu plantio. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Qual é a época de plantar batata inglesa?

Qual é a época de plantar batata inglesa

A melhor época de plantar batata inglesa vai variar de acordo com a região do Brasil. Isso porque essa planta demanda temperaturas mais amenas para um desenvolvimento pleno do seu ciclo, ficando em torno de 15°C e 20°C.

Por isso, de uma forma geral, o cultivo dessa espécie de batata se dá:

  • Entre agosto e dezembro no Sul e Sudeste;
  • Janeiro e Abril – em regiões mais secas;
  • Maio e Junho – locais com temperaturas mais baixas.

Além da média de temperatura que mencionamos, é importante que o início do cultivo aconteça fora do período de chuvas, já que, o desenvolvimento do tubérculo se dá justamente como um mecanismo da planta em reter água e nutrientes.

Portanto, água em excesso acaba prejudicando nesse aspecto, já que o vegetal não precisará desenvolver esse recurso de reserva. Logo, os tubérculos que serão desenvolvidos sofrerão um processo de atrofiamento.

Sobre os limites de temperatura, é importante mencionar que, em geadas o pé de batata não sobrevive, portanto, apesar de demandar climas mais amenos, você precisa se atentar a esse quesito. Já em temperaturas mais elevadas, a formação da raiz é seriamente comprometida.

Principalmente porque uma outra característica fundamental desse cultivo é possuir um fotoperíodo longo, ou seja, a exposição direta solar deve se dá por várias horas diárias. Logo, o chamado inverno seco, é o momento mais adequado.

Isso levando em consideração todo o conjunto, isto é:

  • Temperatura ideal;
  • Exposição solar;
  • Umidade;
  • Volume de chuvas.

Vale mencionar ainda sobre como deve ser a irrigação, dessa forma, o recomendado é que aconteça no máximo duas vezes durante o inverno e cerca de três ou quatro vezes em épocas de seca.

O tipo de solo também influencia nesse aspecto, sendo que os arenosos demandam mais irrigação que os argilosos ou mistos.

Melhor lua para plantar batata inglesa

Qual é a época de plantar batata inglesa

Agora que você já sabe qual é a época de plantar batata inglesa, vamos conhecer também a fase da lua mais propícia para esse tipo de cultura e entender um pouco mais sobre essa influência.

Basicamente, a lua exerce sobre a agricultura, bem como em toda natureza, uma força gravitacional que atrai diversos elementos para cima, a depender da fase. Essa atração magnética vai diminuindo e depois volta a se intensificar durante o ciclo.

Assim, a seiva das plantas são condicionadas a se movimentarem e acabam se concentrando em maior quantidade em determinadas partes.

No caso da batata inglesa, como se trata de uma cultura de tubérculos, ou seja, um alimento que se desenvolve para dentro da terra, a melhor fase para iniciar o plantio, bem como para colher, é a lua minguante.

Isso porque nesse momento, a força atrativa é praticamente neutra, o que faz com quê a seiva desça e se concentre nas raízes, favorecendo assim esse e outros tipos de culturas semelhantes.

Levar em consideração esse aspecto, somado aos outros fatores, contribui muito para um ciclo de desenvolvimento e produção melhor.

Reduzindo estágios, potencializando o desenvolvimento na fase vegetativa, intensificando a retenção de água e nutrientes na formação dos tubérculos, enfim, garantido uma maior produtividade e qualidade na colheita.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, não só a sua dúvida sobre qual é a época de plantar batata inglesa, mas muitas outras questões relacionadas. Bem como, contamos que as informações tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com essa cultura. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: