Como plantar batata-doce na água para decoração?

Além de um alimento muito nutritivo, esse tubérculo pode ser utilizado em contexto ornamental. Vem aprender como plantar batata-doce na água para decoração?

Com a grande popularidade que as plantas vêm ganhando no espaço decorativo de ambientes internos, principalmente, o interesse pelo cultivo dessa planta para essa finalidade tem crescido. Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o processo.

Publicidade:

Sendo assim, para esclarecer essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações para que, em pouco tempo, você tenha uma magnífica planta pendente para agregar vida e cores a sua casa ou estabelecimento.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber o passo a passo.

Como plantar batata-doce na água para decoração?

Como plantar batata-doce na água para decoração

Publicidade:

Para você saber como plantar batata-doce na água para decoração, preparamos um passo a passo bem explicativo. Na realidade o processo é bem simples, você só precisa se atentar a certos cuidados para oferecer as melhores condições para o desenvolvimento dos ramos.

Bom, mas antes de falarmos sobre o manejo desse tipo de cultivo, vamos aprender como iniciar o processo. Confira abaixo:

  1. Selecione a batata-doce para começar o cultivo. Ela deve estar saudável e não apresentar imperfeições. Vale dizer ainda que você pode aproveitar aquele tubérculo esquecido que já apresenta alguns brotos;
  2. Corte a batata ao meio ou, caso prefira, mantenha apenas as extremidades da batata. Mas é importante não retirar uma parte muito fina;
  3. Selecione um recipiente, dê preferência aos de vidro, principalmente nesse primeiro momento, já que a absorção da luz do sol será feita com mais facilidade;
  4. Coloque a parte da batata que você cortou na água. A ponta deve estar virada para cima e não pode estar submersa. Ou seja, o nível da água deve ser o suficiente apenas para cobrir a maior parte do tubérculo;
  5. Posicione o recipiente em um local que receba bastante luz natural, entretanto, que não seja uma incidência direta. É importante também fazer a troca da água pelo menos três vezes na semana;
  6. Em média, entre duas a quatro semanas as raízes começam a se desenvolver, bem como, as ramas.

Nesse momento, algumas pessoas preferem fazer o transplante da muda para vasos, que também é uma opção para a utilização de forma ornamental.

Mas, como o assunto aqui é como plantar batata-doce na água para decoração, vamos conferir algumas especificações para quem vai manter a planta nessa forma de cultivo.

Como cuidar da batata-doce ornamental em água?

Como plantar batata-doce na água para decoração

De fato, a batata-doce não possui muitas exigências para o seu desenvolvimento. Tanto que, muitas vezes os brotos começam a aparecer quando o tubérculo é esquecido na fruteira, por exemplo.

Entretanto, se você quer garantir um ciclo de desenvolvimento de qualidade, com folhas viçosas e brilhantes, existem alguns cuidados básicos que você deve adotar. Confira!

  • O desenvolvimento é retardado em épocas mais frias, isso prejudica especialmente o crescimento na fase inicial. Portanto, opte por cultivar quando as temperaturas estiverem mais elevadas;
  • Apenas se você for transferir para o solo, a planta vai precisar receber luz solar direta. Caso contrário, mantenha a planta apenas em um ambiente iluminado;
  • Já que haverá um déficit de nutrientes no cultivo feito na água, é importante você utilizar produtos para “adubar” a água. Você pode encontrar facilmente fertilizantes líquidos em lojas de jardinagem, por exemplo. Mas, atenção às quantidades!
  •  Como sabemos, água parada é o local ideal para o desenvolvimento de larvas, como as do mosquito da dengue. Assim, mesmo fazendo a troca frequentemente, ou seja, três vezes na semana, o ideal é pingar algumas gotinhas de água sanitária na água.

Vale mencionar ainda que, cada variedade da batata-doce vai desenvolver plantas com características específicas, com cores e formatos diferentes.

Além disso, você pode optar por uma planta pendente, guiar o seu crescimento e também utilizar um suporte que permitam as ramas de se apoiarem e ter assim uma linda trepadeira.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido como plantar batata-doce na água para decoração, de forma simples, com esse passo a passo que preparamos. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos aqui tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido o seu resultado com esse cultivo ornamental. Vamos gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: