Época de plantar beterraba: Qual o melhor mês e lua?

Se você quer cultivar esse tubérculo adequadamente, é muito importante saber qual a melhor época de plantar beterraba. 

Afinal, as condições climáticas são um dos elementos essenciais para um bom desenvolvimento de qualquer cultura. Sendo assim, conhecer essas especificações vai evitar muitos problemas com o plantio e ainda garantir melhores resultados de produção.

Publicidade:

Além disso, existe um elemento que muitas pessoas desconsideram e que, na realidade, pode beneficiar muito a plantação, isto é, a fase da lua mais propícia para plantar esse alimento.

Então, para esclarecer essas questões, e também outros assuntos relacionados ao manejo correto desse tipo de produção, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações importantes que devem ser consideradas por qualquer tipo de produtor.

Qual a melhor época de plantar beterraba? Confira os meses ideais

Época de plantar beterraba

Publicidade:

Para que você inicie o cultivo na melhor época de plantar beterraba, é importante ter em mente, antes de tudo, que essa planta é adaptada para se desenvolver em climas amenos. A temperatura considerada apropriada para essa cultura varia entre 10ºC e 24ºC.

Dessa forma, em épocas muito quentes e também com alta incidência de chuvas, o cultivo fica comprometido, podendo inclusive ser inviabilizado.

Com isso, você pode perceber a importância de escolher os meses corretos para iniciar o plantio. Mas, vale dizer, que essa especificação vai variar de acordo, principalmente, com a altitude da região onde você vive.

Sendo assim, confira abaixo a época de plantar beterraba em relação a esse aspecto:

  • Locais com altitude maior de 800 metros: não há restrição, o cultivo pode ocorrer durante todo o ano que os resultados serão satisfatórios;
  • Regiões com altitudes entre 400 e 800 metros: deve-se iniciar o plantio nos meses de fevereiro a junho;
  • Áreas que se localizam abaixo de 400 metros: os meses ideais são entre abril e junho.

Nesses momentos a temperatura estará completamente de acordo com as necessidades adaptativas dessa espécie, além da umidade do ar também estar mais presente.

Bom, quando falamos em época de plantar beterraba, não podemos nos limitar apenas aos meses e condições climáticas, a fase da lua também é importante para se otimizar os resultados.

Então, agora que já esclarecemos essa primeira parte, vamos conferir essa informação que fará toda a diferença no seu cultivo, além, é claro, de entender o porquê desse satélite influenciar na agricultura.

Qual a melhor lua para plantar beterraba?

Época de plantar beterraba

A melhor lua para plantar beterraba é a minguante. De uma forma geral, nessa fase do ciclo todos os cultivos que se desenvolvem para dentro do solo, ou seja, raízes e tubérculos, são beneficiados.

Para que você entenda o porquê disso, é importante mencionar que a influência do ciclo lunar acontece em toda a natureza, em alguns casos é bem perceptível, como as altas e baixas das marés, em outros é mais sutil, como no caso do desenvolvimento das plantas.

Sendo assim, a lua possui uma força gravitacional, que na agricultura condiciona a seiva das plantas a se concentrarem em maior quantidade em determinadas partes. Dessa forma, a depender da fase, certos cultivos são beneficiados.

Quanto maior é a atração magnética, mais a seiva é atraída para cima. Isso acontece principalmente na lua crescente e na fase de lua cheia.

Mas, o que nos interessa aqui é a minguante. Nesse momento do ciclo, quase não existe influência da lua sobre a terra. O que, consequentemente, faz a seiva descer e se concentrar nas raízes, que é a parte de maior interesse nessa planta.

Portanto, sua plantação se beneficiará muito se você cultivar nesse momento. Para se orientar, basta consultar um calendário lunar.

Aspectos que devem ser levados em consideração para um bom cultivo

  • Solo: o solo deve ser leve, profundo, fértil, rico em matéria orgânica e ter também a presença do Boro, que é um mineral essencial para as raízes crescerem plenamente. Também é muito importante que haja uma boa drenagem;
  • Rega: a rega deve ser feita considerando as condições climáticas do momento na sua região. Mas, o ideal é que o solo se mantenha úmido, mas nunca encharcado;
  • Escolha do local de cultivo: uma dúvida comum é se essa espécie gosta de sol ou sombra. Na realidade, é indispensável que o cultivo seja posicionado em um ambiente que receba muita iluminação. Mas limite a exposição direta a apenas algumas horas e de preferência pela manhã;
  • Tratos culturais: é importante também a realização de tratos culturais como podas e controle de culturas de ervas daninhas e pragas. Outro ponto importante é não deixar nenhuma parte das raízes descobertas. Geralmente, com o tempo, a tendência é que algumas comecem a aparecer. Se estas não forem devidamente cobertas, o tubérculo se tornará rígido.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que com as informações que reunimos no texto você tenha esclarecido sua dúvida sobre qual a melhor época de plantar beterraba, levando em consideração os elementos que mencionamos. Também contamos que as dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e como tem sido a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: