Quanto tempo um pé de banana leva para produzir?

Quer saber quanto tempo um pé de banana leva para produzir? Então você está no lugar certo! Vem com a gente conferir essa e outras informações importantes.

Afinal, quando iniciamos uma cultura, em especial de espécies frutíferas, não vemos a hora de colher os resultados. Para além disso, entender sobre o ciclo de produção é essencial para se organizar em relação ao cultivo.

Publicidade:

Dessa forma, independente do contexto da plantação que você iniciou, ou seja, para finalidades comerciais ou para consumo próprio, se pode ter uma base para fundamentar expectativas sobre a colheita. E também monitorar se o desenvolvimento da planta está adequado.

Para esclarecer todas essas questões, preparamos esse texto! Assim, além de conhecer a média de produção, você vai aprender como contribuir para que a colheita aconteça dentro do esperado. Gostou? Continue a leitura para saber mais.

Quanto tempo um pé de banana leva para produzir?

Quanto tempo um pé de banana leva para produzir

Publicidade:

Um pé de banana leva cerca de 12 a 14 meses para produzir. Essa média leva em conta o inicio do ciclo, desde o plantio das mudas, até o corte do cacho da bananeira.

Mas claro, isso vai depender de uma série de fatores relacionados às condições climáticas e também ao manejo adequado do cultivo.

Afinal, com a carência de elementos básicos para o desenvolvimento das plantas o ciclo de produção pode ser bem maior. Bem como, a produtividade e qualidade dos frutos podem ser comprometidas.

Portanto, para que a produção do cacho aconteça dentro dessa média de tempo, é necessário antes de tudo, considerar que essa é uma planta adaptada, predominantemente, para regiões com climas tropicais.

Por isso mesmo, saber o melhor momento para iniciar o plantio é fundamental, levando em consideração a faixa de temperatura ideal, bem como, o volume de chuva. Dessa forma, a bananeira se desenvolve melhor entre 25 e 30°C, em um foto período longo.

Caso você não possua um sistema de irrigação adequado, é muito importante respeitar o período de chuvas característico de cada região, já que essa planta demanda muita água.

Para além disso, o solo deve conseguir drenar de forma eficaz a água, mas ainda reter uma certa umidade e os nutrientes. Sendo assim, o tipo de solo mais adequado é o arenoso-argiloso, enriquecido com boas quantidades de matéria orgânica.

Observação:

Também é importante respeitar o espaçamento adequando entre as plantas para que essas, durante o ciclo de desenvolvimento, não comecem a competir pelos nutrientes e água.

Caso contrário, tanto o tempo para a produção do cacho, quanto a qualidade das frutas, ficam comprometidas. De uma forma geral, o espaçamento recomendado é 3m x3m para as variedades de porte grande e 2m x 2m para a maioria das plantas de porte médio ou pequeno.

Agora que você quanto tempo um pé de banana leva para produzir, confira como identificar quando a bananeira vai dar cacho.

Como saber quando a bananeira vai dar cacho?

Quanto tempo um pé de banana leva para produzir

Para identificar quando a bananeira vai dar cacho você deve observar dois elementos principais:

  • O desenvolvimento de estruturas menores em relação às folhas que cresceram na fase vegetativa. Ou seja, as últimas folhas começam a ter tamanhos cada vez menores;
  • O aparecimento de um broto próximo ao caule que vai se desenvolvendo a medida que a planta vai se aproximando do momento de dar cacho.

Quando você identificar esses sinais, em um curto espaço de tempo a estrutura de suporte para as frutas já começa a se desenvolver.

Lembrando que, cada bananeira só produz um cacho de bananas, depois da colheita o ideal é cortar a planta.

Isso porque na realidade, não cresce mais nenhuma folha, a planta só ira consumir nutrientes que poderiam ser aproveitados para o desenvolvimento de novas mudas que, durante o ciclo de vida da bananeira-mãe, permanecem inerte no solo.

Mas, vale dizer também, que em cada unidade dessas é possível uma produção de pencas que variam em média entre 12 a 15. O que pode ser realmente lucrativo, principalmente se você conhecer os manejos adequados para engrossar as bananas.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, além da sua dúvida sobre quanto tempo um pé de banana leva para produzir, outras questões importantes relacionadas sobre essa cultura.

Dessa forma, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis e contribuam para melhores resultados.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência com o cultivo da banana.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: