O que plantar na lua minguante? Confira o que é bom plantar

Que tal aprender o que plantar na lua minguante e melhorar muito os seus resultados de colheita? Vem com a gente entender como funciona essa influência.

Muitos produtores de pequeno e grande porte, bem como, pessoas que estão dentro de um contexto de agricultura familiar, ou mesmo aquelas que resolveram ter cultivos individuais, podem se beneficiar através de um calendário lunar.

Publicidade:

Isso porque cada fase desse satélite vai proporcionar condições mais adequadas para o desenvolvimento de certos plantios. Então, para esclarecer todas as questões relacionadas a esse processo incrível, preparamos esse texto!

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura e vem descobrir o que plantar na lua minguante.

O que plantar na lua minguante? Confira o que é bom plantar

O que plantar na lua minguante

Publicidade:

A lua minguante é a fase ideal para se plantar alimentos que crescem para dentro do solo, ou seja, as culturas de tubérculos e raízes diversas.

Como por exemplo: cenoura, mandioca, beterraba, inhame, rabanete, alho, cebola, batata-doce, batata, gengibre, dentre outras coisas.

Mas, antes de tudo, você precisa entender o porquê desse benefício ser direcionado para essse cultivos específicos, não é?

Pois bem, a lua exerce sobre o planeta uma força gravitacional, que pode ser maior ou menor, a depender do momento em que se encontra. Essa atração magnética influencia diretamente a natureza em seus ciclos e fertilidades.

Um outro fator que vai contribuir para o desenvolvimento das plantas durante a noite é a própria intensidade do brilho lunar, que também pode variar.

Na agricultura, esses dois elementos somados estabelecem momentos propícios para se cultivar certas plantas.

Isso porque, principalmente, a gravidade atua sobre a seiva das plantas, fazendo com que se concentrem em maior quantidade em determinadas partes.

No final do ciclo da lua cheia, a influência do satélite sobre a terra começa a diminuir e quando entramos na fase da lua minguante, esse poder é mínimo.

Sem a atração gravitacional da lua, a seiva se concentra nas raízes, o que consequentemente beneficia o plantio desses alimentos mencionados.

Agora que você sabe exatamente o que plantar na lua minguante, confira outras informações importantes para quem vai iniciar esse tipo de plantio.

Dicas para culturas de raízes e tubérculos

O que plantar na lua minguante

Como existe uma grande variedade de alimentos classificados nesse grupo de vegetais, as condições que devem ser oferecidas podem variar um pouco. Entretanto, de uma forma geral, podemos dizer que é importante se atentar à:

  • Às condições climáticas da região onde o cultivo será feito;
  • Local do plantio;
  • Características básicas do solo;
  • A preparação do solo para suprir a necessidade de nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta;
  • A necessidade de irrigação.

Dessa forma, os tubérculos e raízes se desenvolvem melhor em temperaturas que variam entre amenas (15 °C a 20 °C) e temperaturas mais elevadas (20º a 28) a depender da variedade.

Temperaturas abaixo dessa média podem retardar o crescimento desses alimentos, bem como, comprometer os resultados da plantação. Em casos mais extremos, o plantio se torna inviável.

Por isso mesmo, para escolher o local onde você irá cultivar, é muito importante que este ofereça incidência solar direta. Isso é indispensável para um bom desenvolvimento.

Em relação ao solo, ele deve ser profundo, fértil, bem descompactado, com boa absorção e drenagem. Com isso, a preparação prévia da terra é essencial para bons resultados.

A presença de minhocas é outro fator que contribui muito para o crescimento das raízes, e isso só é possível se o solo possuir algumas características.

Portanto, o ideal é misturar à terra adubos e compostos orgânicos, que ofereçam principalmente nitrogênio, potássio e fósforo.

Como mencionamos, o local de plantio também deve ter um bom sistema de drenagem da água. Isso porque, na maioria dos casos, o solo deve ser mantido úmido, mas jamais encharcado.

Em outras culturas, a rega não precisa ser feita com tanta constância, como é o caso da mandioca.

Conclusão

Espero que sabendo agora o que plantar na lua minguante você possa se beneficiar dessa influência para otimizar os seus cultivos e conseguir resultados excelentes.

Aproveite também as dicas para esse tipo de cultura. Depois, conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e como tem sido a sua experiência respeitando as especificações do ciclo lunar.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: