Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

Quando pensamos em jardins, queremos que esse ambiente seja o mais florido possível, não é? Hoje você vai conhecer flores que gostam de sol e florescem o ano todo.

Reunimos uma lista com 5 espécies incríveis, perfeitas para cultivos externos e ambientes ensolarados. Além disso, com a grande durabilidade do ciclo de floração que elas têm, você poderá ter sempre esses locais repletos de flores, cores, perfumes e vida.

Publicidade:

Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais!

Você pode se interessar em ler também:

Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

De uma forma geral, flores que gostam de sol e florescem o ano todo demandam um irrigação mais frequente. Isso porque, com a exposição solar direta, a terra tende a secar mais rapidamente, podendo gerar muitos problemas para o desenvolvimento das plantinhas.

Publicidade:

Entretanto, da mesma forma, é também necessário que a água das regas sejam drenadas de forma eficiente pelo solo. Dessa forma, você evita o acúmulo de líquido nas raízes, o que pode causar o apodrecimento dessas estruturas.

Também é recomendado que se faça a rega pela manhã. Assim, durante o dia a água vai sendo absorvida de forma gradativa e o solo permanece úmido. Tenha o cuidado também em direcionar o líquido diretamente para o substrato, evitando molhar folhas e flores.

Por fim, vale dizer que é importante oferecer uma terra fértil e rica em matéria orgânica. Por isso, além de preparar o solo e acrescentar algum adubo, o ideal é ir repondo os nutrientes.

Dito isso, confira as nossas sugestões de flores que gostam de sol e florescem o ano todo.

Petúnia

Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

Quando o assunto é duração do ciclo de floração, não podemos esquecer de mencionar a petúnia. Essa planta maravilhosa, que desenvolve grandes quantidades de flores e, com o tempo, se tornam pendentes, é uma opão perfeita para o seu jardim.

Isso porque se trata de uma planta solar. Vale dizer também que o seu cultivo pode se dar em meia sombra. Mas é importante, de qualquer forma, possibilitar no mínimo 6 horas de incidência direta. O substrato deve ser mantido úmido.

Maria-sem-vergonha

Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

Também adaptada para locais com grande iluminação natural, seu desenvolvimento se dá melhor a sol pleno, apesar de tolerar alguns momentos de sombreamento parcial.

Com os cuidados devidos, essa é uma planta que floresce o ano todo também. E, nem precisa se preocupar, na realidade seu manejo é bem simples. Basta, além da exposição solar, um solo adubado e úmido para que a maria-sem-vergonha cresça e floresça.

Alamanda

Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

Essa é uma planta muito resistente e que pode florescer o ano inteiro, especialmente em momentos mais quentes, como na primavera e no verão. As flores podem possuir várias cores e a exposição solar contribui para que as tonalidades se intensifiquem.

Além disso, essa é uma planta que enrama, ou seja, se apoia em estruturas para se desenvolver. Precisa ser cultivada a sol pleno e ser irrigada entre duas a três vezes na semana.

Gerânio

Flores que gostam de sol e florescem o ano todo

Excetos em regiões onde as temperaturas podem ficar muito frias, os gerânios também florescem o ano todo. É uma planta nativa da África do Sul, portanto, são adaptadas para climas mais quentes e preferem uma exposição direta ao sol.

Sem a incidência solar o gerânio não vai florir e, em casos mais graves, você pode inclusive levar a planta a morte.

Mas vale dizer que é possível ainda o cultivo em meia sombra, oferecendo no mínimo 6 horas de sol por dia e mantendo o restante do dia a flor num ambiente bastante iluminado.

Lavanda

Uma outra opção é a lavanda, que além da beleza e do perfume inconfundível, agrega propriedades relaxantes e outros benefícios para a saúde. Também deve ser cultivado a sol pleno e em um solo com boa drenagem. Já que o acúmulo de água pode prejudicar bastante.

As regas devem ser feitas a fim de manter o substrato levemente úmido. No início do ciclo esse manejo deve ser mais frequente, tendo o cuidado para não deixar a terra encharcada. Além disso, é uma flor que atrai borboletas para os jardins.

Além dessas, podemos citar também: a verbena, rosa do deserto, agerato, primavera, rabo de gato, murta e bela-manhã.

Conclusão

Esperamos que com essas sugestões de flores que gostam de sol e florescem o ano todo, você se inspire e consiga excelentes resultados nos seus jardins, varandas ou em qualquer outro ambiente ensolarado que você queira cultivar.

Conta pra gente se você sentiu falta de alguma espécie. Vamos gostar de saber também sobre a sua experiência com essas plantinhas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: