Flores que atraem borboletas: Quais as melhores?

Está em busca de opções de flores que atraem borboletas para o seu jardim ou varanda? Então você está no lugar certo! Preparamos uma lista incrível para você.

Além dessas lindas visitantes, é bem provável que essas flores acabem chamando a atenção de outros insetos polinizadores e até beija-flores. Tudo isso é possível selecionando espécies de plantas mais adequadas, que garantirão a presença desses animais naturalmente.

Publicidade:

Portanto, continue a leitura para conhecer 5 variedades de flores indispensáveis para atender a esse objetivo. Vem com a gente!

Você pode se interessar em ler também:

Flores que atraem borboletas: Quais as melhores?

Antes de tudo, vale mencionar que, a coisa mais importante que devemos considerar ao escolher as nossas flores que atraem borboletas, é a quantidade de néctar presente nas espécies. Isso porque é exatamente isso que esses animaizinhos estão em busca.

Publicidade:

No caso de borboletas adultas, elas também estarão em ambientes que forneçam alimentos para as futuras lagartas da sua prole.

Dito isso, confira a nossa lista abaixo com algumas sugestões.

Lavanda

Flores que atraem borboletas

A lavanda é particularmente conhecida pelo seu perfume inconfundível, o que é um aspecto muito atrativo para borboletas. Você deve cultivá-la também a sol pleno, ou seja, ambientes externos, o que é ideal para a visitas desses insetos.

A rega não deve ser feita com frequência, uma vez na semana geralmente já é o suficiente. Se o clima estiver muito quente, pode realizar esse manejo duas vezes na semana. O solo precisa ser fértil e bem drenado.

Além disso, a espécie tem várias propriedades relaxantes que fazem bem a saúde e pode ser também utilizada como tempero.

Margarida

Flores que atraem borboletas

Uma outra opção são as margaridas, que possuem  um fácil cultivo e manejo, suas flores atraem borboletas e outros insetos polinizadores.

Além de possuir boas quantidades de néctar, e uma grande variedade de cores, suas folhas também são um ponto importante, já que as borboletas depositam seus ovos a fim de que as lagartas da sua prole tenham condições de se alimentar bem.

Você pode cultivar tanto a sol pleno, como em meia sombra. Mas é importante fornecer cerca de 6 horas de incidência direta. A rega deve ser feita a fim de manter o solo úmido. Por isso evite irrigar em momentos quentes do dia.

Girassol

Flores que atraem borboletas

Principalmente em momentos mais quentes do ano, como no auge da primavera ou durante o verão, essa floração maravilhosa é uma grande aliada para atrair esses insetos para o seu jardim.

Além das borboletas, essa espécie chama atenção especialmente de beija-flores. Mas também abelhas e outros insetos que contribuem para o processo de polinização.

No mínimo o girassol vai precisar de 6 horas diárias de exposição solar direta. Mas, o ideal mesmo é plantar em ambientes abertos onde a luz natural seja fornecida o máximo possível. A irrigação precisa ser feita assim que você perceber que o solo está superficialmente seco.

Cambará

Flores que atraem borboletas

Sem dúvidas essa é uma espécie indispensáveis para quem quer ter borboletas no jardim. Essa é uma das plantas queridinhas desses bichinhos.

Além da grande quantidade de néctar presente nas suas estruturas, as suas cores são outra característica que chamam muito a atenção desses insetos. Dessa forma, se apresentam nas tonalidades: vermelha, laranja, amarela e lilás.

Também é uma planta que demanda bastante iluminação solar direta e um solo frequentemente úmido. Mas cuidado para não encharcar.

Maracujá

Essa aqui é uma daquelas opções que unem o útil ao agradável. Ou seja, além de poder consumir o fruto, de uma forma orgânica, plantar maracujá vai fazer com quê a presença de borboletas se intensifique muito!

Isso porque a beleza exótica, perfume e néctar é um convite e tanto para os insetos começarem a frequentar o seu jardim.

É uma planta que gosta de calor e incidência solar direta. A rega não precisa ser frequente, solos úmidos podem prejudicar o seu desenvolvimento. Portanto, ofereça água apenas quando o solo estiver seco.

Conclusão

Esperamos que com as alternativas que apresentamos no texto você se inspire em relação ao cultivo de flores que atraem borboletas e consiga ótimos resultados nesse aspecto.

Tem alguma outra sugestão? Conta pra gente! Vamos gostar muito de saber também sobre a sua experiência com essas espécies mencionadas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: