Abacaxi roxo gosta de sol ou sombra?

Muitas pessoas se interessam em cultivar essa plantinha para decorar ambientes internos e externos. Mas afinal, abacaxi roxo gosta de sol ou sombra?

Nesse texto vamos esclarecer essa dúvida básica e também muitas outras questões relacionadas ao cultivo dessa espécie. Com isso você poderá obter o seu máximo em relação ao aspecto, vitalidade e desenvolvimento.

Publicidade:

Vale mencionar que, além da sua beleza, essa é uma planta resistente e de fácil manejo, por isso é uma excelente opção também para iniciantes nessa prática.

Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Abacaxi roxo gosta de sol ou sombra?

Abacaxi roxo gosta de sol ou sombra

Para responder de forma mais direta, o abacaxi roxo gosta mais de sombra do que de sol. Entretanto, a sombra que estamos nos referindo é um ambiente que está protegido da incidência direta, mas que continue fornecendo bastante iluminação indireta durante o dia.

Dessa forma, o local de cultivo recomendado é aquele que chamamos de meia sombra. Isso porque, essa espécie necessita sim de algumas horas de sol por dia.

O ideal que esse processo se dê pela manhã, especialmente até as 9 horas, ou no final da tarde.

Por isso mesmo, o abacaxi roxo é uma planta versátil que, em condições apropriadas, pode ser cultivada tanto em áreas externas quanto em ambientes internos.

Vale dizer também que essa é uma planta nativa de regiões de climas predominantemente tropicais, mas é bastante adaptável as variações climáticas. Entretanto, claro, existe uma média ideal para o seu desenvolvimento, que varia entre 16º e 21ºC.

Inclusive, a depender desse fator e da quantidade de exposição solar direta, suas folhas podem sofrer alterações nas cores, tanto em relação a tonalidade, quanto a intensidade em que elas se apresentam.

Sem dúvidas, o abacaxi roxo é conhecido basicamente pelas suas folhagens, que agregam cores a ambientes predominantemente verdes. Por isso mesmo é muito apreciada em ornamentações diversas. Mas, vale dizer que, essa planta também flore.

Quando as temperaturas estão mais elevadas, ou seja, na primavera e verão, a espécie apresenta também um período de floração. Apesar das flores serem discretas, dão um toque especial a aparência dessa espécie.

Bom, agora que você já sabe se abacaxi roxo gosta de sol ou sombra, confira também outras informações importantes para essa cultura.

Como cuidar do abacaxi roxo?

Abacaxi roxo gosta de sol ou sombra

O abacaxi roxo, na realidade, não demanda tantos cuidados. Entretanto, alguns elementos precisam ser mencionados, já que são fatores que podem adoecer e prejudicar o desenvolvimento da espécie.

Sendo assim, a principal coisa que você deve se atentar é em relação ao acúmulo de água no substrato. A planta pode se prejudicar muito em solos constantemente encharcados. Diante disso, você precisa se certificar de:

  • Regar de forma adequada, esperando o solo secar para refazer a irrigação. Em épocas mais quentes, geralmente o intervalo ideal fica entre duas a três vezes na semana. Já durante o inverno, o espaçamento deve ser maior, em média uma vez na semana ou a cada dez dias;
  • Não utilizar aquele pratinho de base que vem em alguns vasos. Ele pode acumular água e manter o fundo do substrato molhado;
  • Utilizar recipientes que possuem os furinhos de drenagem.

Em relação ao solo, não tem muito mistério, ela se adapta bem a diferente tipos e não é exigente em relação aos nutrientes do substrato.

Mas, da mesma maneira, é importante que a terra não seja muito pesada. Isso porque geralmente solos essencialmente argilosos tendem a reter água por mais tempo.

Por isso, o ideal é fazer uma mistura correspondente a:

  • 50% de terra vegetal – pode ser adubada, com esterco curtido ou húmus de minhoca, por exemplo;
  • 50% de perlita ou pinus.

Esses produtos são facilmente encontrados em casas de jardinagens e lojas correspondentes. Mas também é possível misturar um pouco de areia grossa para ajudar na melhoria do escoamento da água do substrato.

Por fim, caso você queira cultivar em vasos, é legal fazer antes uma camada de drenagem no fundo, você pode utilizar brita (aquelas pedrinhas de construção) ou argila expandida. Depois é só acrescentar a terra normalmente.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, além da dúvida sobre se abacaxi roxo gosta de sol ou sombra, muitas outras questões importantes relacionadas. Bem como, contamos que as informações te ajudem a ter ótimos resultados.

Conta pra gente o que você achou, vamos gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência com essa planta magnífica.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: