Rosa do deserto gosta de sol ou sombra?

Afinal, rosa do deserto gosta de sol ou sombra? Vem com a gente descobrir as exigências dessa planta maravilhosa para não errar no manejo do cultivo.

Muitas pessoas passaram a se interessar pelo cultivo dessa flor, inclusive ela tem se tornado uma das espécies mais amadas aqui no Brasil. Mas isso não é por acaso, essa suculenta possui uma beleza extremamente particular.

Publicidade:

Por isso mesmo, conhecer as características dessa planta vai te ajudar a conseguir ótimos resultados e manter ela sempre bonita e saudável. Sendo assim, preparamos esse texto cheio de informações importante para você.

Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Rosa do deserto gosta de sol ou sombra?

Rosa do deserto gosta de sol ou sombra

Para responder de forma direta, a rosa do deserto gosta de sol, apesar de ser possível o cultivo em meia sombra também. Mas é indispensável que a planta receba no mínimo 8 horas de incidência solar direta para se desenvolver e florir.

Essa especificação, bem como, a quantidade adequada de rega e as características do solo, que falaremos mais adiante, são determinadas pela origem dessa espécie.

Dessa forma, tenha em mente que as rosas do deserto são nativas do Oriente Médio, da África Oriental e do sul da Arábia, ou seja, regiões de climas predominantemente quentes e secos.

Portanto, um dos principais erros de cultivo relacionado a essa planta, que na verdade é uma variedade de suculenta, é mantê-las em locais sombreados, principalmente em ambientes internos. Sem a exposição solar adequada a planta começa a morrer.

Entretanto, por possuir um metabolismo lento, você provavelmente só vai notar que ela definhou após seis meses, em média. Por isso, muitas pessoas acham que ela morreu de um dia para o outro, mas na realidade esse processo vinha acontecendo desde muito tempo.

Então, se você pretende cultivar sua rosa do deserto adequadamente, e principalmente, deseja que ela gere flores, a luz do sol é indispensável. Mas, certifique-se também de posicioná-la em um local onde não esteja exposta a chuvas.

Dessa forma, você consegue oferecer um contexto semelhante com o qual ela está adaptada.

Além dessa especificação, como já mencionamos, existem outros dois fatores principais que devem ser considerados para um bom cultivo dessa variedade de suculenta, isto é: a rega correta e o solo adequado.

Agora que você já sabe se a rosa do deserto gosta de sol ou sombra, vamos conferir essas outras demandas para que as suas plantas tenham tudo o que precisa para crescer plenamente.

Como deve ser a rega da rosa do deserto?

Rosa do deserto gosta de sol ou sombra

Como você já deve imaginar, pelo o que mencionamos em relação a origem dessa planta, ela não precisa de muita irrigação. Pelo contrário, água em excesso é extremamente prejudicial para o seu desenvolvimento.

Como qualquer suculenta, a rosa do deserto consegue armazenar em si uma grande quantidade de líquido, que faz com que dispense regas constantes.

Muitas pessoas erram por não conhecerem essa especificação e com a frequência com que irrigam acabam causando o apodrecimento das raízes.

Portanto, o ideal é regar de forma leve uma vez por semana quando o clima estiver quente. No caso de temperaturas baixas, você reduz o intervalo para o fornecimento de água, fazendo a irrigação a cada 15 dias, em média.

Em momentos de muita umidade, esse período pode ser de até 20 dias.

Como preparar o solo para plantar rosa do deserto?

Vamos considerar, antes de tudo, que na natureza essa planta cresce em solos arenosos. Sendo assim, a característica principal que o solo de plantio deve ter é possuir uma boa drenagem, bem como, o vaso onde será plantada.

Portanto, o substrato ideal para a rosa do deserto é uma mistura de areia grossa e húmus de minhoca. Sendo a proporção adequada: 2/3 de areia para 1/3 de terra preparada.

É interessante fazer também uma camada de pedras pequenas no fundo do vaso e cobri-las com TNT, por exemplo. Só depois você acrescenta o substrato.

Vale dizer que, por demandar um solo e recipiente com alta drenagem, com o tempo os nutrientes acabam se tornando escassos, sendo necessário fornecer uma adubação periodicamente.

Conclusão

Esperamos que agora sabendo se rosa do deserto gosta de sol ou sombra, você possa adequar o seu cultivo para que a sua planta possa ter as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

Contamos também que as informações que reunimos no texto tenham sido úteis para você. Conta pra gente depois o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência com essa planta incrível!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: