Como plantar beterraba a partir da beterraba?

É possível iniciar esse cultivo de duas formas, entretanto, hoje você vai aprender como plantar beterraba a partir da beterraba, de uma maneira bem simples.

Afinal, essa técnica possibilita um aceleramento em relação a produção se comparado com o plantio feito a partir de sementes, onde toda a etapa de germinação e desenvolvimento inicial da planta precisa acontecer.

Publicidade:

Além de ser mais prático, já que você pode reaproveitar os alimentos que já tem em casa. De fato, essa forma de cultivo interessa mais pessoas que possuem ou estão interessados em possuir uma hortinha, não tanto para produtores comerciais.

Então, se você quer aprender como realizar esse processo sem dificuldades, para poder consumir a beterraba fresquinha e livre de agrotóxicos no conforto da sua casa, vem com a gente e continue a leitura.

Como plantar beterraba a partir da beterraba?

Como plantar beterraba a partir da beterraba

Publicidade:

Para você aprender como plantar beterraba a partir da beterraba, preparamos um passo a passo bem explicativo. Mas antes, vale mencionar que, nesse primeiro momento o mais recomendado é não plantar diretamente no local definitivo.

Isso porque, se tratam apenas de brotos, que precisam se desenvolver melhor e se tornarem mudas mais maduras e resistentes. Por tanto, antes de tudo selecione um recipiente, pode ser inclusive uma garrafa pet, para o início do ciclo de desenvolvimento.

Dito isso, confira as etapas abaixo para não ter erro com essa técnica:

  1. Cheque primeiramente se na sua geladeira possui alguma beterraba que já apresenta alguns brotos. Geralmente isso acontece depois de uma semana armazenada. Lembre-se que o ideal é que seja um alimento orgânico;
  2. Depois, com a ajuda de uma faca, retire a parte do broto. Entretanto, é muito importante cortar um pouco abaixo, deixando assim, uma fina camada da beterraba também;
  3. Preencha o recipiente escolhido para iniciar o cultivo com um substrato que seja leve, predominantemente arenoso, fértil e com uma boa drenagem;
  4. Para isso você pode misturar a terra vegetal de qualidade com um pouco de areia grossa e enriquecer o solo com adubos ou compostos orgânicos, por exemplo: húmus de minhoca, terra de compostagem, esterco curtido, etc;
  5. Faça um furo na terra, coloque a parte da beterraba, cubra-a com terra e aperte para que possa se firmar adequadamente. Certifique-se de deixar os brotos para fora;
  6. Por fim, basta fazer uma rega leve e posicionar o vaso, ou qualquer que seja o recipiente, em um ambiente fresco e bem iluminado.

Agora que você já sabe como plantar beterraba a partir da beterraba, confira como realizar o transplante para o local definitivo e os cuidados que você precisa ter para que a planta cresça adequadamente.

Como cultivar a beterraba em casa?

Como plantar beterraba a partir da beterraba

Antes de tudo, vale mencionar que, esse vegetal é mais adaptado para temperaturas amenas, que ficam entre 10ºC A 24ºC. Portanto, escolha o momento mais propício para iniciar o cultivo, de acordo com as condições climáticas da sua região.

Mas, de um forma geral, plantar beterraba não é difícil. Além de oferecer uma boa iluminação e exposição direta apenas durante algumas horas, de preferência pela manhã, você só vai precisar se atentar a alguns manejos básicos.

  • Rega: deve ser feita com uma certa frequência, mas sem exageros. O ideal é manter o solo úmido, mas nunca encharcado;
  • Podas: durante o desenvolvimento da planta, é importante ir realizando podas para ajudar no crescimento. As folhas podem ser consumidas também;
  • Cuidados com a raiz: é comum, depois de um tempo e por causa da irrigação, parte da raiz começar a aparecer no solo. Assim que perceber, cubra-a imediatamente, com terra ou palha, por exemplo. Caso contrário, o tubérculo ficará rígido.

Depois de um tempo, os brotos irão se desenvolver e apresentarão folhas. Nesse momento, você já poderá transferir a muda para um vaso, canteiro, quintal, ou qualquer que seja o espaço destinado para a plantação. Dito isso, vamos conferir o que fazer em seguida.

Como fazer o transplante da muda?

  1. Remova cuidadosamente a muda, tendo cuidado para não ferir as raízes;
  2. Prepare a terra, levando em consideração o que já mencionamos em relação ao tipo de substrato ideal. Nesse momento, porém, é importante também que o solo seja profundo. Assim o crescimento da beterraba não fica atrofiado;
  3. Se for utilizar um vaso, vale mencionar que, o recipiente deve ter no mínimo 20 centímetros de diâmetro e 20 centímetros de profundidade. Certifique-se também que o vaso possua os furinhos para a água escoar adequadamente;
  4. Faça um buraco na terra e replante a mudinha, pressionando suavemente próximo ao caule para que este fique seguro.

Depois disso, em cerca de 70 a 100 dias você já poderá colher os seus tubérculos. É importante não exceder muito o tempo da colheita para que a raiz não se torne dura e fibrosa. Quando o caule apresentar de 6 a 8 centímetros de diâmetro, já é o momento de colher.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido, de uma forma fácil, como plantar beterraba a partir da beterraba. Além disso, contamos também que as informações e dicas que reunimos no texto tenham ajudado a esclarecer várias dúvidas para quem está pretendendo cultivar esse tubérculo.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e também como tem sido a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: