Beterraba gosta de sol ou sombra?

Está interessado no cultivo desse tubérculo? Então provavelmente uma das suas dúvidas principais é: beterraba gosta de sol ou sombra?

Afinal, esse é um aspecto essencial de qualquer plantio, ou seja, a luminosidade e exposição solar. Não conhecer as demandas de uma planta nesse sentido pode comprometer todo o seu ciclo de desenvolvimento e acabar não produzindo bons resultados.

Publicidade:

E, principalmente com o grande interesse em cultivos no contexto doméstico, muitas pessoas passaram a se interessar em plantar beterraba. Isso porque, além de demandar pouco manejo, é um alimento rico em nutrientes que beneficiam muito a nossa saúde.

Então, para esclarecer essa e outras questões comuns relacionadas, preparamos esse texto. Vem com a gente e continue a leitura.

Beterraba gosta de sol ou sombra?

Beterraba gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Se formos responder de forma simples, podemos dizer que a beterraba gosta mais de sol do que de sombra. Isso porque, a planta precisa receber muita luminosidade, entretanto a exposição direta a incidência solar deve se dar apenas por algumas horas.

Sendo assim, o ideal é o chamado cultivo em meia sombra, ou seja, um local que proporcione essa luminosidade indireta na maior parte do tempo e que permita, em alguns momentos, um período de exposição direta.

Se você for plantar a beterraba em vasos, você pode posicionar a sua planta para receber cerca de 4 horas de sol pela manhã. Nesse período as temperaturas estarão mais amenas, que é o ideal para as condições climáticas apropriadas para esse tubérculo.

No caso de épocas onde as temperaturas estão muito elevadas, você pode reduzir a exposição solar direta, mas é importante sempre oferecer uma boa iluminação.

É preciso ter em mente que esse tubérculo, de uma forma geral, se desenvolve em climas que variam entre 10ºC e 24ºC. Sendo assim, é importante levar em conta esse aspecto antes de escolher o local de cultivo mais adequado para a beterraba.

Bom, agora que você já sabe se beterraba gosta de sol ou sombra, confira outros elementos importantes para que o desenvolvimento das suas plantas aconteçam com muita vitalidade.

Como cultivar a beterraba corretamente?

Como já mencionamos, o cultivo da beterraba não é difícil, sendo os aspectos relacionados ao clima e luminosidade um dos principais fatores que determinam bons resultados.

Entretanto, alguns manejos merecem ser comentados para que você consiga obter o máximo da sua cultura.

Além disso, vale mencionar que, consumir os alimentos colhidos diretamente da sua horta, contribui para uma alimentação muito mais saudável. Já que, além de frescos, são produtos livre de agrotóxicos.

Dito isso, confira algumas demandas que você deve se atentar.

Características do solo

Como se trata de um tubérculo, o seu desenvolvimento se torna muito mais difícil em solos pesados, como é o caso dos essencialmente argilosos. Até porque, a tendência desse tipo de solo é reter muita água e ficar encharcado com facilidade.

E isso é exatamente o que devemos evitar. Portanto, a primeira coisa que você deve garantir em relação ao substrato é que este seja leve e possua uma boa drenagem. Além disso, deve ser profundo e sem pedras.

Por fim, vale mencionar que é importante que a terra seja fértil, enriquecido com boas quantidades de matéria orgânica. A presença do Boro, é também essencial para um bom desenvolvimento.

Intervalo entre as regas

O intervalo entre as regas vai variar de acordo as condições climáticas da sua cidade. Em alguns casos, será necessário uma rega leve diariamente, em outros, a cada dois ou três dias já será o suficiente.

De qualquer forma, sempre opte por realizar a irrigação pela manhã, assim, a água vai sendo absorvida durante o dia.

O mais importante aqui é manter o solo úmido, mas não exagere! O excesso de água pode ser muito prejudicial. Portanto, nada de deixar a terra encharcada.

Tratos culturais

Atenção a cultura de ervas daninhas. Essas plantas competem com o pé de beterraba e acabam comprometendo a sua produtividade. Também é importante está atento a possíveis infestações, como pragas e fungos, que podem adoecer a plantação.

Por fim, vale dizer, que as raízes não podem ficar expostas. A tendência é que com as irrigações elas comecem a aparecer. Mas, é importante sempre cobri-las, caso contrário, elas vão endurecer.

Com tudo isso a colheita da beterraba se dá entre 70 e 100 dias.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que as informações do texto tenha ajudado a esclarecer, não só a sua dúvida sobre se a beterraba gosta de sol ou sombra, mas muitas outras questões essenciais para se ter bons resultados com o plantio.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e como tem sido a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: