Batata-doce gosta de sol ou sombra?

Saber se a batata-doce gosta de sol ou sombra é um dos elementos essenciais para se conseguir bons resultados com o plantio.

De fato, essa especificação pode definir como será todo o ciclo de desenvolvimento e produção, mesmo se você se atentar a oferecer adequadamente outros elementos que essa cultura demanda.

Publicidade:

Então, para esclarecer essa dúvida, e outras questões relacionadas ao manejo correto da batata-doce, preparamos esse texto. Dessa forma, você pode adequar a sua plantação para obter o máximo em relação a qualidade e tempo de colheita.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Batata-doce gosta de sol ou sombra?

Batata-doce gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Para responder de forma direta, a batata-doce prefere o sol a sombra. Isso não quer dizer que esse tubérculo precisa de uma exposição solar direta por muitas horas, mas que a luminosidade, principalmente, é essencial para um bom desenvolvimento.

Por isso mesmo, o ideal é o cultivo em meia sombra. Isso significa quê, você deve escolher um local que possibilite a incidência solar direta por algumas horas do dia e que receba luz natural em abundância, de forma indireta.

É importante que se tenha em mente que essa planta é nativa de regiões caracterizadas por climas tropicais ou subtropicais.

Portanto, seu desenvolvimento se dá melhor em temperaturas que variam entre 20º C e 26º C. Sendo a faixa ideal, dentro dessa média mencionada, a partir de 24º C.

No caso de regiões com climas mais frios, o cultivo comercial geralmente é feito em estufas a partir das batatas, já que não é possível iniciar o plantio a partir das ramas, que é a forma mais comum.

Mas, nesses casos, dificilmente as raízes alcançarão o tamanho proporcional ao cultivo realizado em ambientes que ofereçam as condições climáticas mais adequadas e o crescimento é consideravelmente mais lento.

Já no caso de temperaturas muito elevadas, a exposição solar pode acabar prejudicando o aspecto da planta, bem como a saúde, queimando as folhas e as ramas, principalmente na fase inicial do ciclo.

Com isso, de uma forma geral, sempre opte por oferecer a luz direta pela manhã, que é quando as temperaturas estão mais amenas, normalmente.

Portanto, é importante conhecer a melhor época para começar a plantar, de acordo com essas demandas.

Bom, agora que você já sabe se batata-doce gosta de sol ou sombra, confira outros aspectos importantes para esse cultivo.

Cuidados com o plantio da batata-doce

Batata-doce gosta de sol ou sombra

Para se ter uma ideia da importância do manejo correto, vale mencionar que, a colheita pode acontecer dentro de 100 dias ou até mais de 180. Mas não se preocupe! Na realidade não é nada difícil, porém é importante se atentar a algumas demandas.

Confira:

Solo

Apesar de se desenvolver em vários tipos de terra, de preferência o solo deve ser arenoso, ou arenoso-argiloso, enriquecido com boas quantidades de matéria orgânica. Já que, além de ser leve e com isso facilitar o crescimento da raiz, possui uma excelente drenagem.

Com a porosidade desse solo o acúmulo de água é evitado, o que é importante para evitar o adoecimento da raiz tuberosa e doenças relacionadas com fungos.

Por fim, o pH ideal fica entre 6,0 e 6,5.

Rega

A irrigação deve ser feita com certa frequência a fim de manter o solo úmido. Entretanto, tenha muito cuidado com os excessos, em especial se você cultivou a batata-doce em solos mais pesados. Lembre-se que isso pode gerar muitos transtornos e prejuízos para a plantação.

Portanto, o intervalo entre as regas deve ser definido de acordo com as condições climáticas da sua região naquele momento.

Adubação

Para um bom desenvolvimento dessa planta, é importante ter em mente que a batata-doce demanda muito do solo. Ou seja, esse precisa ser fértil e rico em nutrientes específicos, principalmente nitrogênio e potássio.

Confira o vídeo abaixo para te ajudar a fornecer de forma orgânica os componentes necessários para se ter bons resultados:

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muito mais do que a dúvida sobre se batata-doce gosta de sol ou sombra. Bem como, contamos que as informações que reunimos no texto tenham contribuído para um melhoramento no desenvolvimento e produção do seu cultivo.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com esse cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: