Qual o melhor mês para plantar batata-doce?

Um dos fatores decisivos para se ter bons resultados com um cultivo são as condições climáticas ideais. Diante disso, qual o melhor mês para plantar batata-doce?

Hoje você vai poder esclarecer essa dúvida básica e realmente muito comum entre os produtores iniciantes. Afinal, cada espécie possui particularidades adaptativas que se desenvolvem melhor em certas médias de temperaturas e níveis de umidade do ar.

Publicidade:

Por isso, é muito importante adequar o inicio do plantio para épocas que possam oferecer características mais próximas do que a batata-doce precisa para ter um bom ciclo de desenvolvimento e produção.

Então, para que você entenda essa questão, preparamos esse texto. Além disso, você poderá conferir também o momento mais propício baseado nas fases da lua. Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.

Qual o melhor mês para plantar batata-doce?

Qual o melhor mês para plantar batata-doce

Publicidade:

O melhor mês para plantar batata-doce vai depender da região onde você mora. Isso porque, essa é uma planta que se desenvolve melhor em climas tropicais ou subtropicais, ou seja, é adaptada para temperaturas mais elevadas.

Dessa forma, se o local de cultivo for em locais com baixas altitudes, que consequentemente não possuem invernos rigorosos, a plantio pode se dar durante todo o ano, sem perdas na produtividade em relação às condições climáticas.

Já para o Sudeste e Sul do país, onde as temperaturas podem chegar a níveis que impossibilitam o crescimento da planta, o mais recomendado é que o ciclo da batata-doce seja iniciado entre os meses de outubro e dezembro. 

Dentro dessas regiões mencionadas, existem locais com temperaturas mais amenas, já que não possuem altas altitudes, nesse caso, você pode começar a cultivar entre setembro e fevereiro.

De uma forma geral, justamente por demandar calor, em especial na fase de desenvolvimento inicial, se cultiva a batata-doce no início da primavera até o verão.

Dessa forma, a temperatura vai subindo gradativamente e com isso, oferece as condições mais adequadas para se obter bons resultados com a colheita.

Vale mencionar ainda que a média ideal em relação a temperatura fica entre 20 ºC a 30 ºC . Isso considerando também a variação que ocorre naturalmente durante o dia e a noite. Também é importante uma exposição solar adequada.

Bom, agora que você já esclareceu qual o melhor mês para plantar batata-doce, vamos conferir uma informação muito importante e que pode fazer uma grande diferença no seu cultivo, ou seja, a melhor fase do ciclo lunar para se iniciar a plantar batata-doce.

Qual a melhor lua para plantar batata-doce?

Qual o melhor mês para plantar batata-doce

A melhor lua para plantar batata-doce é, sem dúvidas, a fase minguante. Nesse momento do ciclo, todas as culturas de raízes e tubérculos, ou seja, plantas que se desenvolvem para dentro do solo, são beneficiadas.

Isso acontece basicamente porque a lua exerce uma força gravitacional no planeta, que varia de intensidade a depender da fase em que se encontra.

Em relação a agricultura, o que acontece é que essa atração magnética condiciona e faz com que a seiva se movimente, concentrando-se em determinadas partes do vegetal. Sendo assim, quanto maior a influência, mais a seiva é puxada para cima.

No final do ciclo da lua cheia essa força começa a diminuir até chegar na lua minguante, onde quase não exerce poder nenhum sobre os elementos da natureza. Sem a atração gravitacional, a seiva desce e se concentra, em maior parte, nas raízes.

Sendo a batata doce uma raiz tuberosa, o seu desenvolvimento é potencializado nessa fase. Portanto, é muito interessante consultar previamente um calendário lunar para realizar o plantio no momento mais propício e aproveitar os benefícios.

Algumas pessoas acreditam que isso se trata apenas de uma crendice popular e que não possui credibilidade alguma. Entretanto, basta observar como esse satélite atua determinando as altas e baixas das marés, por exemplo.

É exatamente a mesma coisa, só que em uma substancia mais sutil, isto é, a seiva.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que a suas dúvidas tenham sido esclarecidas, não só sobre qual o melhor mês para plantar batata-doce, mas também outras questões relacionadas a esse fator.

Da mesma forma, contamos que as informações e dicas que reunimos aqui tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com esse tipo de cultura. Vamos gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: