Quantos grãos de milho por cova?

Saber quantos grãos de milho por cova devem ser plantados é essencial para que o cultivo se desenvolva plenamente.

Isso porque o rendimento da cultura está associado, dentre outros fatores, a quantidade de plantas dentro do espaço destinado a plantação. Além disso, estabelecer o limite de milhos por cova, é uma forma eficaz de assegurar que as plantas cresçam sem prejuízos.

Publicidade:

Então, para responder essa questão definitivamente, além de outras dúvidas comuns entre os produtores iniciantes, preparamos esse texto repleto de informações. Dessa forma você pode evitar erros e ter excelentes resultados.

Gostou? Tem muito mais! Portanto, vem com a gente e continue a leitura.

Quantos grãos de milho por cova?

Quantos grãos de milho por cova

Publicidade:

Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a quantidade de grãos de milho por cova ideal é de 2 a 3 sementes.

Já em relação a profundidade em que essas sementes devem ser plantadas, vai depender do tipo de solo utilizado para o plantio.

Sendo assim, no caso de solos arenosos, por exemplo, por serem mais leves, as covas devem ser mais profundas, cerca de 5 a 7 centímetros.

Enquanto outros tipos, como os argilosos, sendo mais pesados, o milho deve ser depositado mais perto da superfície, entre 3 a 5 centímetros.

É muito importante respeitar essas especificações. No caso da profundidade das covas, levando em consideração o tipo do solo, favorece uma germinação adequada.

Já em relação a quantos grãos de milho por cova devem ser semeados, impede que cresçam pés em demasia e que, em determinado momento, comecem a competir pelos elementos básicos para o seu desenvolvimento.

Como por exemplo: sol, água, espaço e nutrientes do solo. Isso, consequentemente, gera prejuízos para a produtividade do seu cultivo.

Então, outra coisa muito importante que se deve saber é qual o espaçamento que deve ser feito entre os pés de milho.

Porque não basta apenas plantar a quantidade certa por cova e ter uma densidade grande de plantas na área, com muita proximidade, por não respeitar esse limite de distanciamento. Os problemas serão os mesmos.

Vamos conferir?

Qual o espaçamento ideal entre os pés de milho?

Quantos grãos de milho por cova

Existem dois tipos de espaçamentos utilizados nas plantações:

  • Espaçamento convencional: cuja distância é de 80 a 90 cm;
  • Espaçamento reduzido: que deve ter uma distância de 45 a 50 centímetros.

Vale dizer que o espaçamento reduzido é o padrão mais usado pelos produtores atualmente, em especial quando se trata de culturas grandes.

Isso está associado a utilização de variações menores dessas plantas e que possuem folhas eretas. Com isso, é possível aproveitar melhor a área e os elementos básicos para o desenvolvimento.

Vale dizer ainda que, antes de tudo, a preparação do solo é indispensável. O milho é uma planta que exige muito da terra, ou seja, ela precisa ser bastante fértil para que os ciclos de desenvolvimento aconteçam de forma adequada.

Você pode fazer a análise do solo para determinar as carências que devem ser ajustadas, bem como, identificar algum tipo de contaminação.

Mas, de uma forma geral, você deve utilizar boas quantidades de matéria orgânica, como húmus de minhoca ou adubo composto.

Também é essencial que o solo de cultivo possua boa absorção e drenagem.

Dicas para o cultivo

  • Opte sempre por cultivar o milho respeitando a melhor época para o plantio. Isso facilitará muito a produção;
  • Essa é uma planta que demanda rega constante, principalmente porque possui raízes relativamente superficiais, o que as deixam sensíveis a falta de água;
  • Mesmo assim, tenha atenção para não permitir que o solo fique encharcado com frequência. O excesso também pode ser prejudicial;
  • A temperatura ideal fica em torno de 25 e 30ºC e essas plantas precisam de longos períodos de exposição a luminosidade solar por dia para crescerem de forma saudável;
  • Faça um controle da cultura de ervas daninhas, elas acabam competindo com os pés de milho e isso também reflete na colheita;
  • A lua crescente é o melhor momento para se iniciar o plantio. Essa fase beneficia certos cultivos, e dentre eles está o milho;
  • Também é importante estar atento a possíveis doenças e pragas na sua plantação para o uso de defensivos agrícolas, se for o caso.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Agora que você já sabe quantos grãos de milho por cova devem ser semeados, bem como, as outras especificações desse cultivo, esperamos que você otimize a sua plantação e tenha resultados incríveis.

Também contamos que as dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você! Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e sobre a sua experiência no manejo dessa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: