Qual o melhor mês para plantar milho? E a melhor lua?

Você sabia que conhecer qual o melhor mês para plantar milho pode beneficiar muito a sua produção?

Pois é! Isso porque determinados períodos do ano vão oferecer condições mais adequadas para o desenvolvimento dessa espécie, o que vai refletir diretamente na colheita. Por isso, essa informação é indispensável se você que obter bons resultados.

Publicidade:

Somado a isso está o momento mais propício em relação ao ciclo lunar. Existe uma fase específica da lua que contribui para essa cultura.

Então, para você saber sobre todas essas questões e ainda conferir dicas importantes, preparamos esse texto! Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Qual o melhor mês para plantar milho?

Qual o melhor mês para plantar milho

O melhor mês para plantar milho vai depender da região do país onde você mora. Isso porque, a chamada primeira safra, ou safra de verão, ocorre no período chuvoso característico de cada região. Sendo assim:

Publicidade:
  • Região Sul: final do mês de agosto;
  • Região Sudeste e Centro Oeste: final do mês de setembro até o início do mês de novembro;
  • Região Nordeste e partes da Região Norte: geralmente esse processo acontece no início do ano, nos meses de março e abril.

Mas vale dizer que cultivos realizados em instalações que ofereçam um sistema de irrigação onde a necessidade de água para o desenvolvimento da planta é suprido, além de outros elementos, podem produzir durante todo o ano.

Vale mencionar também os plantios fora de época, conhecidos como “safrinhas” que refere-se ao milho de sequeiro e a safra de inverno cultivada em algumas regiões, como Tocantins e Rondônia, por exemplo.

Esse período de plantação ocorre normalmente de janeiro a março ou até, no máximo, a primeira quinzena de abril.

Bom, agora que já esclarecemos qual o melhor mês para plantar milho, vamos conferir também qual a fase da lua mais indicada para se iniciar o plantio.

Qual a melhor lua para plantar milho?

A melhor lua para se cultivar milho é a lua crescente. Essa fase do ciclo vai beneficiar diversas culturas, entre elas muitos legumes e todos os cereais.

Você pode utilizar um calendário lunar para se orientar em relação a fase da lua.

Eu sei que pode parecer apenas uma crendice popular. Mas, na realidade, a lua exerce sobre a terra uma força gravitacional que interfere em todos os ciclos e fertilidades da natureza. Um exemplo claro dessa influência está nas altas e baixas das marés.

No caso das plantas, o que acontece é que essa força gravitacional, que vai variar a depender da fase, vai condicionar a seiva das plantas a se movimentar e concentrar-se em determinadas partes das plantas.

Com isso, certos cultivos são beneficiados em determinada fase, enquanto outros são prejudicados.

Na lua crescente a seiva é atraída para o caule, ramos e as folhas. E por abranger tantas estruturas, muitas culturas devem ser iniciadas nesse momento.

Além disso, o brilho da lua atua também no desenvolvimento das plantas durante a noite, já que, como sabemos, esse é o reflexo da energia solar.

Dicas para um bom cultivo de milho

Qual o melhor mês para plantar milho

  • Preparar o solo é indispensável já que essa cultura exige bastante da terra. Ela precisa ser fértil, rica em húmus, com boa drenagem e com uma boa quantidade de adubo composto. Não utilize esterco frescos de animais;
  • Caso haja a necessidade, refaça o processo de adubação;
  • Os pés de milho precisam de uma boa exposição a incidência solar para se desenvolver e produzir bem. a planta também não tolera temperaturas muito baixas, fique atento a isso;
  • Tenha cuidado com o crescimento de ervas daninhas, isso pode prejudicar muito os resultados da colheita;
  • Não plante dois tipos diferentes de milho dentro da mesma época. Com a polinização dos ventos pode haver uma combinação de grãos;
  • O solo deve ser mantido úmido, por isso uma estrutura de irrigação é indicada. Mas cuidado com excessos! Evite que a terra fique encharcada.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que agora que você sabe qual o melhor mês para plantar milho, de acordo com a sua região, bem como, a fase da lua mais propícia para se iniciar o cultivo, você consiga otimizar a plantação e ter excelentes resultados.

Contamos também que as informações e dicas do texto tenham sido úteis. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto e também sobre a sua experiência com esse tipo de cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: