Quanto tempo leva um pé de cacau para produzir?

Tipicamente brasileiro, o cacau é uma fruta de grande importância econômica. Mas afinal, quanto tempo leva um pé de cacau para produzir?

Muitos produtores que estão iniciando esse cultivo tem essa dúvida, já que a partir do fruto é possível ter uma boa renda tanto em contexto nacional, como com exportações, no caso de plantios com porte maior.

Publicidade:

Isso porque as sementes desse fruto são a matéria-prima para o chocolate, apreciado em todo mundo. Um outro ponto sobre esse plantio é que se trata de uma espécie perene, ou seja, nas condições adequadas pode produzir por muitos anos.

Então, se você está interessado em plantar cacau, seja no âmbito comercial ou doméstico, esse texto vai esclarecer diversas dúvidas comuns sobre a cultura e o seu ciclo de desenvolvimento. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Quanto tempo leva um pé de cacau para produzir?

Quanto tempo leva um pé de cacau para produzir

Um pé de cacau leva cerca de dois anos para produzir depois do plantio. Mas claro, essa é uma média que vai depender de vários fatores, como por exemplo, a qualidade da muda adquirida, da variedade plantada, as condições climáticas e o manejo correto da cultura.

Apesar de geralmente iniciar a sua produção no segundo ano, é a partir do quinto que os resultados serão mais satisfatórios, visto que a planta já estará totalmente madura e assim, consegue desenvolver frutos em maior quantidade e qualidade.

Se a sua dúvida está relacionada ao período entre a polinização e a colheita do fruto, o período pode variar entre 140 a 205 dias, sendo a média geral 167 dias.

Você pode também optar por produzir as suas mudas, mas claro, isso vai somar mais uns meses para que a sua planta inicie a produzir.

Dessa forma, com a propagação feita por sementes, o processo vai contar a germinação, que dura cerca de 2 a 3 semanas, e o desenvolvimento inicial da muda, que corresponde a cerca de dois meses.

Independente da forma em que você vai cultivar, ou seja, por mudas ou semeando, é muito importante adquirir esses produtos de fornecedores renomadas e de preferência credenciados. Assim você evita muitos transtornos.

Bom, agora que você já sabe, de uma forma geral, quanto tempo leva um pé de cacau para produzir, confira aspectos e cuidados essenciais para que os frutos comecem a aparecer dentro dessa estimativa e para garantir um desenvolvimento pleno do cacaueiro.

Como fazer o pé de cacau produzir?

Quanto tempo leva um pé de cacau para produzir

Para fazer o cacaueiro produzir adequadamente, basicamente você precisa oferecer o mais próximo das condições na qual ele está adaptado na natureza.

Portanto, antes de tudo, é importante ter em mente que se trata de uma planta nativa de regiões onde o clima mais predominante é o tropical.

Vamos lá conferir as características desse cultivo?

  • Solo: o solo precisa ter alta fertilidade, ser fresco e possuir uma boa drenagem. Para isso é importante preparar as covas antes do plantio e refazer adubações durante o ano, no mínimo três vezes;
  • Intervalo entre as regas: se tratando de uma planta tropical, o solo deve ser mantido sempre úmido. Por isso, o ideal é implementar uma irrigação por gotejamento.
  • Melhor época para plantar cacau: o período mais propício é no início da estação de chuvas de cada região, que acontece, em sua maioria, a partir de novembro. Além disso, nesse momento as temperaturas se mantém altas, o que é ideal para essa espécie, isto é: calor e umidade;
  • Exposição solar: é importante oferecer um sombreamento parcial para essa espécie. Visto que ela se desenvolve sob a sombra das copas das árvores na natureza. Portanto escolha um local que predominantemente receba apenas uma luz indireta no início. A medida que for crescendo, a exposição solar não é tão prejudicial, mas sempre sem excessos.
  • Adubação: confira o vídeo abaixo!

Dica:

Uma dica legal é o consórcio de cultivos que cooperam entre si. Em relação ao cacau, você pode, por exemplo, plantar junto pés de banana.

Mas atenção, esse é apenas um sombreamento provisório que fornecerá esse elemento para a fase inicial do desenvolvimento. Quando as plantas estiverem maiores, outras espécies arbóreas de porte alto devem oferecer essa sombra.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, não só a dúvida sobre quanto tempo leva um pé de cacau para produzir, mas várias outras questões relacionadas e que são fundamentais para bons resultados de produção.

Fala pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com esse cultivo. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: