Brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra?

Se você gosta de plantas pendentes, essa espécie com certeza vai despertar o seu interesse em cultivá-la. Mas afinal, brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra?

Não é por acaso que essa é uma das principais dúvidas sobre essa planta. Isso porque, quem já está acostumado no manejo de outras espécies sabe que a exposição solar adequada é um fator determinante para que a planta se desenvolva.

Publicidade:

Além disso, outros cuidados devem ser considerados. De qualquer forma, para responder a todas essas questões, preparamos esse texto!

Assim você vai conseguir manter sua planta sempre linda e florida. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra?

Brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra

Com certeza o brinco-de-princesa gosta mais de sol do que de sombra. Sendo assim, se trata de uma planta solar que demanda no mínimo, cerca de oito horas de incidência direta.

Em regiões ou estações onde os climas são mais amenos, o ideal é o cultivo a sol pleno. Mas, se as temperaturas estiverem elevadas, o recomendado é fornecer essa exposição solar pela manhã e no final da tarde, onde as temperaturas estarão mais adequadas.

Isso porque, apesar de demandar um grande fornecimento de luz natural, o sol de meio dia, até cerca de 15:30, em períodos de calor intenso, pode acabar queimando as flores e folhas.

Isso consequentemente, vai deixando a planta com um aspecto feio e prejudicando também o seu desenvolvimento. Portanto, opte, por um cultivo meia sombra, nesses casos.

Lembrando que, quando nos referimos ao local como “meia sombra”, estamos falando de um ambiente bastante iluminado, que forneça a incidência direta por algumas horas do dia e também de forma indireta no restante do tempo.

Se você possui uma varanda coberta, então provavelmente tem o local perfeito! Além disso, você pode mudar o vaso de lugar durante o dia, se achar necessário, para fornecer a quantidade média de horas exposta ao sol que é recomendado.

Vale dizer que, essa é uma planta que pode florescer durante todo o ano, caso as condições e cuidados básicos sejam mantidos.

Portanto, agora que você já sabe se brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra, vamos conferir como otimizar o seu cultivo para ter excelentes resultados.

Como cultivar brinco-de-princesa?

Brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra

Essa é uma espécie maravilhosa proveniente das américas e se desenvolve principalmente em regiões de climas amenos ou com mais altitude. Apesar disso, é possível cultivar o brinco-de-princesa entre 12°C e 24°C, se atentando, claro, a certas demandas.

É importante mencionar também que essa é uma planta que não demanda tantos cuidados, apenas um pouco de atenção relacionado a elementos básicos, como a rega, solo e a adubação periódica.

Vamos lá conferir?

  • Características do solo: basicamente, o substrato precisa ser fértil e possuir uma boa drenagem. Isso porque a água não pode ficar se acumulando nas raízes, já que pode fazer com que elas apodreçam e, consequentemente, faça a planta definhar;
  • Preparação do substrato: tendo em mente as características que mencionamos acima, você precisa misturar a terra vegetal com algum adubo orgânico e outro elemento para agregar ao solo mais porosidade, como areia grossa, casca de pinus e fibra de coco;
  • Intervalo entre as regas: o intervalo entre as regas pode variar a depender das condições climáticas da sua região. Mas, de uma forma geral, o substrato deve sempre permanecer levemente úmido. Em períodos mais secos e quente, o ideal é realizar uma rega leve todos os dias pela manhã. Já em estações úmidas e mais frias, o intervalo deve ser de cerca de três a quatro dias;
  • Adubação: a adubação deve ser feita de forma periódica para realizar uma manutenção dos nutrientes básicos, assim a planta continua se desenvolvendo e florindo. Você pode utilizar por exemplo, o esterco curtido de animais ou o húmus de minhoca. O importante é que o solo se mantenha rico em matéria orgânica.

Dicas:

  1. É muito legal antes de adicionar o substrato para plantar a sua muda de brinco-de-princesa, fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso.
  2. Para isso, você pode utilizar argila expandida ou até mesmo brita. Isso vai ajudar no escoamento da água e também na presença de nutrientes no solo por mais tempo;
  3. Quando comprar uma muda, opte por transferi-la para um recipiente maior, assim você pode preparar o solo adequadamente e fornecer mais espaço para a planta se desenvolver.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muito além da dúvida sobre se brinco-de-princesa gosta de sol ou sombra.

Assim, contamos que as informações que reunimos no texto te ajudem a entender várias questões sobre esse cultivo e assim tenha uma planta linda e saudável sempre.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência. Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: