Qual o melhor mês para plantar couve?

Se você está pretendendo cultivar essa hortaliça, ou otimizar a sua horta, é muito importante saber qual o melhor mês para plantar couve.

Afinal, com condições ideais, qualquer cultura se desenvolve com mais força e vitalidade. Logo, essa é uma dúvida realmente muito comum entre qualquer tipo de produtor. Então, para esclarecer essa e outras questões, preparamos esse texto.

Publicidade:

Reunimos nesse texto informações importantes relacionadas para que você consiga ótimos resultados. Além do mês, estação e temperatura mais adequada, você também vai poder conferir a melhor fase do ciclo lunar para iniciar o plantio da couve.

Dessa forma, ainda conseguir beneficiar a sua produção nesse aspecto. Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Qual o melhor mês para plantar couve?

Qual o melhor mês para plantar couve

Publicidade:

O melhor mês para plantar couve é entre abril e agosto. Isso porque, de uma forma geral, esses são os meses mais característicos do outono e do inverno, estações mais adequadas para um bom desenvolvimento da hortaliça.

Vale dizer que essa á uma planta que pode ser plantada o ano todo, já que possui uma alta resistência à variações climáticas, tanto para altas quanto para baixas. Mas com certos cuidados essenciais a depender da temperatura da região.

Entretanto, dentro de uma média ideal, a variação de temperatura para se garantir um crescimento pleno e uma qualidade superior das folhas, fica entre 14ºC e 20ºC. Muito acima dessa média existem prejuízos consideráveis em relação ao tamanho, sabor e aspecto das folhas.

Já em ambientes muito frios, o ciclo de desenvolvimento se torna mais lento e, pela umidade, que pode ser excessiva nesses casos, a proliferação de pragas, como fungos e e insetos típicos dessa cultura se tornam também mais predominantes.

Outro ponto importante para se definir o melhor mês para plantar couve é a necessidade de uma exposição solar longa, se consideramos a incidência direta e indireta.

Isso quer dizer que, o local onde você for cultivar essa hortaliça precisa oferecer algumas horas de luz natural direta e um sombreamento parcial, ou seja, um ambiente que proporcione ainda bastante iluminação.

Logo, atender essas especificações em épocas mais quentes, por exemplo, consequentemente vai gerar problemas na produção. Já em regiões onde o inverno é rigoroso, optar por cultivar nesse momento pode ocasionar uma carência dessa luz natural.

Observações:

  • A rega deve ser feita com uma certa frequência, a fim de manter o solo úmido. Mas não exagere! água em excesso pode ser muito prejudicial para essa hortaliça;
  • Diretamente ligado ao item que mencionamos acima, o substrato de plantio deve possuir uma boa drenagem;
  • Também é importante que o solo seja fértil, por isso, deve-se fazer uma adubação com matéria orgânica.

E qual a melhor lua para se plantar couve?

Qual o melhor mês para plantar couve

Bom, agora que você já sabe qual o melhor mês para plantar couve, vamos tratar de um assunto que pode beneficiar muito o seu cultivo e que muitas pessoas não levam em consideração, isto é, a melhor fase da lua para esse tipo de cultura.

Respondendo de uma forma direta, o melhor momento do ciclo lunar para se plantar couve é na lua nova. Nesse momento, a lua começa novamente a exercer uma influência sobre a terra, que era mínima na fase anterior, ou seja a minguante.

Com isso, a seiva das plantas que estavam concentradas nas raízes, começa a subir gradativamente se concentrando nos caules e ramos.

Dessa forma, é o período mais indicado para se plantar hortaliças em geral, mas não só, se beneficiam também ervas medicinais, árvores para a produção de madeira e algumas frutas.

Para que você entenda o porquê dessa influência, é importante saber que a lua possui uma força gravitacional sobre a terra, cuja atração varia a depender da fase do ciclo.

Na agricultura, a seiva é condicionada a se movimentar e se concentrar em maior quantidade em certas partes das plantas, favorecendo assim cultivos específicos em cada momento.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que as suas dúvidas sobre qual o melhor mês para plantar couve, bem como outras questões comuns, tenham sido devidamente esclarecidas. Conta pra gente o que você achou, vamos gostar muito de saber!

Também queremos saber sobre a sua experiência com esse cultivo e como a época mais adequada tem impactado nos seus resultados de produção.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: