Como engrossar o cacho de banana? Qual melhor adubo?

A falta de alguns nutrientes, bem como um manejo inadequado, pode afetar o resultado da colheita. Por isso, hoje você vai aprender como engrossar o cacho de banana.

Para isso, reunimos informações e também dicas para fornecer os elementos que a planta mais demanda no estágio de frutificação, e, dessa forma, conseguir um bom desenvolvimento do cacho, tanto e relação a espessura das frutas, quanto sobre a qualidade do produto final.

Publicidade:

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo. O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de produtores desse alimento, portanto, o interesse por esse cultivo é grande, em qualquer contexto de agricultura.

Então para se garantir uma boa colheita e esclarecer várias dúvidas relacionadas, preparamos esse texto! Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Como engrossar o cacho de banana?

Como engrossar o cacho de banana

Para saber como engrossar o cacho da banana você tem que considerar, principalmente, dois fatores:

  • O fornecimento de nutrientes específicos para essa fase do ciclo de desenvolvimento;
  • Um trato cultural que corresponde ao corte do “coração da bananeira” ou “umbigo da bananeira”, no momento adequado.

Levando em conta quantas vezes um pé de banana produz, saber como melhorar a qualidade desse alimento vai consequentemente gerar uma maior lucratividade para o produtor. Dessa forma, esses dois aspectos do cultivo, que mencionamos acima, é indispensável.

Antes de falarmos sobre adubação para essa finalidade, vamos entender um pouco sobre o momento ideal para remover essa parte do cacho e com isso, fazer com que as frutas adquiram um melhor aspecto.

Dessa forma, você deve retirar o coração da bananeira, ou seja, aquele pêndulo que se forma no final do cacho, em média, 15 dias após a última penca de bananas aparecer. Para fazer isso é bem simples, você pode torcê-lo ou removê-lo com a ajuda de uma faca.

Esse processo faz com quê os nutrientes e água oferecidos pela planta, que antes eram destinados para essa estrutura, se concentrem mais nas frutas. O que, consequentemente, contribui para que o cacho engrosse.

Dica: a escolha do melhor momento para colher os frutos, baseados no calendário lunar, também pode fazer toda a diferença. Visto que, a depender da fase, a lua condiciona a seiva das plantas a se concentrarem em determinadas partes da planta.

Portanto, para melhores resultados, o ideal é realizar a colheita na primeira parte da lua cheia. Isso vai fazer com que a seiva esteja em maior quantidade presente nas frutas.

Qual melhor adubo para engrossar cacho de banana?

Como engrossar o cacho de banana

Existe uma grande variedade de produtos fertilizantes no mercado agrícola para fazer o cacho da banana engrossar. De uma forma geral, esses componentes reforçam a presença de nutrientes específicos que, no momento da frutificação são essenciais.

Isso acontece porque com a carência nesse momento de potássio, principalmente, mas também o fósforo, nitrogênio, cálcio e magnésio, as frutas não conseguem se desenvolver adequadamente levando a resultados inferiores na qualidade e espessura do alimento.

Dessa forma, além de uma preparação adequada do solo, antes do cultivo, para que a terra seja fértil e rica em matéria orgânica, você deve repor esses nutrientes essenciais, de forma específica, para garantir uma melhor produção.

Um dos fertilizantes mais utilizados nesse processo é o +Kacho, que você encontra facilmente em qualquer loja de produtos agrícolas. Esse é um produto líquido e sua aplicação é via foliar.

Você pode utilizar também a reposição de adubos e compostos orgânicos nesse processo, como esterco curtido de animais, cama de frango, húmus de minhoca, farinha de ossos, etc.

Entretanto, o fertilizante é mais recomendado nessa fase justamente por oferecer em quantidades adequadas os nutrientes que mencionamos acima.

Agora que você sabe como engrossar o cacho de banana, confira um vídeo abaixo bem explicativo e resumido que aborda tanto a adubação como o manejo da planta.

Observação: o solo também precisa possuir uma boa drenagem, considerando a melhor época para se plantar bananeira e o volume de água que essa planta será exposta. O acúmulo de líquidos pode gerar muitos danos e  inclusive levar a plantação a morte.

Conclusão

Esperamos que com essas informações você tenha aprendido de forma simples como engrossar o cacho de banana. Contamos também que outras dúvidas tenham sido esclarecidas no texto.

Conta pra gente o que você achou e sobre os seus resultados. Vamos realmente gostar muito de saber sobre a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: