O que plantar na lua nova? Veja o é bom para plantio

Conhecer as influências do ciclo lunar pode beneficiar muito a agricultura. Hoje você vai descobrir o que plantar na lua nova.

Conhecer essas especificações vai te ajudar muito nos seus cultivos, fazendo com que as plantas se desenvolvam e produzam com mais força, vitalidade e resistência.

Publicidade:

Isso vai influir diretamente na colheita em relação a quantidade, qualidade, tamanho e duração entre os estágios de crescimento. Então para você ter acesso a esse conhecimento milenar e usar essa fase da lua a favor da sua plantação, preparamos esse artigo.

Gostou? Tem muito mais! Então vem com a gente e continue a leitura.

O que plantar na lua nova? Veja o é bom para plantio

O que plantar na lua nova

Publicidade:

Na lua nova é momento ideal para o cultivo de algumas frutas e hortaliças, plantas medicinais e o cultivo de árvores para a produção de madeira.

Por exemplo:

  • almeirão;
  • salsinha;
  • couve;
  • espinafre;
  • cebolinha;
  • banana.

Vale mencionar também os cultivos que nesse período não se beneficiam. Sendo assim, não é recomendado plantar vegetais folhosos, que formam o que chamamos popularmente de “cabeça”, ou seja, um aglomerado.

Como é o caso do repolho, chicória, couve-chinesa dentre outras. Também não se deve realizar o plantio de culturas de raízes e tubérculos. Isso porque o crescimento desses alimentos será mais lento na lua nova.

Essa é a primeira fase da lua e neste momento, segundo a astronomia, há um alinhamento entre a terra, o sol e a lua. Dessa forma, a influência que na lua minguante era mínima, começa a se intensificar e ser exercida novamente sobre a terra.

Para entender melhor do que se trata essa influência, agora que você já sabe o que plantar na lua nova, vamos explicar como esse satélite atua influenciando nos ciclos e fertilidades da natureza como um todo.

Como funciona a influência na lua para o cultivo das plantas?

O que plantar na lua nova

A lua exerce sobre a terra uma força gravitacional que, no seu pico de influência, atrai para cima diversos elementos presentes na natureza.

Um exemplo claro disso é como as marés são afetadas. Como sabemos, o ciclo lunar interfere diretamente nas altas e baixas das marés.

Semelhantemente, na agricultura, ocorre um processo de “altas e baixas” mas em um elemento muito mais sutil, ou seja, a seiva das plantas.

Dessa forma, a depender da fase do ciclo, a seiva é condicionada a se movimentar e concentrar-se em maior quantidade em determinadas partes do vegetal.

Com isso, plantas que demandam mais força em certas estruturas se beneficiam e passam a se desenvolver melhor e em menor tempo, otimizando assim os estágios de crescimento. Logo, isso também vai refletir nos resultados de produção.

Juntamente com essa atração magnética está a luminosidade da lua, que como sabemos é o reflexo da energia solar. O que vai contribuir também para a melhora desses processos também a noite, beneficiando em especial a germinação.

No caso da lua nova, a seiva das plantas começa a se manifestar se concentrando nos caules e ramos.

Por isso mesmo, como mencionamos no início, beneficia muito também o cultivo de árvores altas e frondosas para a produção de madeira. Já que a força dessa influência produz caules saudáveis e fortes.

Outras dicas para o melhoramento dos cultivos

É muito importante conhecer as necessidades de cada planta antes de iniciar a cultura. Dessa forma você poderá oferecer as condições ideais, além da fase da lua mais propícia, para que a sua plantação tenha ótimos resultados.

Por isso atente-se a:

  • Condições climáticas;
  • Temperaturas ideais;
  • Características gerais e preparação do solo;
  • Adubação periódica para repor nutrientes essenciais;
  • Necessidade de irrigação;
  • Controle da cultura de pragas e fungos;
  • Podas;
  • Dentre outras coisas.

Conclusão

Espero que agora sabendo o que plantar na lua nova você aproveite dessa energia para iniciar culturas adequadas e, com isso, se beneficiar muito com os resultados da sua plantação.

Da mesma forma, contamos que as dicas e informações que reunimos no texto tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou. Vamos adorar saber sobre a sua experiência em relação a esse processo e também sobre a sua opinião no assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: