Como fazer a couve crescer rápido?

Quer saber como fazer a couve crescer rápido? Confira nesse texto informações e dicas para que a sua hortaliça se desenvolva em menor tempo e com maior qualidade.

Para isso, você vai saber as condições adequadas de plantio, e assim fornecer tudo o que a planta precisa para crescer plenamente e ainda aprender um super adubo orgânico para que em pouco tempo você já possa colher as folhas na sua horta.

Publicidade:

Afinal, o número de pessoas interessadas em cultivar os próprios alimentos, mesmo em espaços pequenos como apartamentos, tem crescido consideravelmente. A couve, dentro desse contexto, é um vegetal muito interessante.

Visto que, além de um cultivo simples, você se beneficia de folhas livres de agrotóxicos e fresquinhas. Portanto, continue a leitura para ter excelentes resultados com essa cultura.

Como fazer a couve crescer rápido?

Como fazer a couve crescer rápido

Publicidade:

Como mencionamos, para saber como fazer a couve crescer rápido, é importante considerar as condições externas ideais, o manejo adequado e uma adubação que vai fornecer nutrientes essenciais para proporcionar esse desenvolvimento.

Vamos conferir abaixo os elementos principais:

Clima ideal

Dessa forma, a primeira coisa que você tem que se atentar quando for iniciar esse cultivo são os aspectos climáticos. Apesar de ser possível plantar a couve em várias temperaturas, inclusive existem cultivares que toleram extremos, é definido uma média ideal.

Isso porque, de uma forma geral, a couve cresce mais rápido em temperaturas amenas ou frias. Tanto em épocas de muito calor ou frio rigoroso, o ciclo de produção sofre alterações consideráveis, bem como o aspecto, gosto e tamanho das folhas.

Sendo assim, opte por plantar essa hortaliça no outono ou no inverno, levando em consideração que a temperatura ideal fica entre 14ºC a 24ºC.

Exposição solar

A exposição solar também é um elemento que vale a pena mencionar, e inclusive uma dúvida muito comum para os iniciantes é “couve gosta de sol ou sombra?”. Resumidamente, essa planta demanda bastante luminosidade. Entretanto, o cultivo deve se dar em meia sombra.

Isso significa que você deve escolher um local que forneça uma quantidade de incidência solar direta durante algumas horas do dia. Dê preferência pelo sol da manhã. No resto do tempo, a plantação deve permanecer em meia sombra.

Ou seja, protegida dos raios diretos, mas ainda com uma boa iluminação.

Rega

O intervalo entre as regas vai variar de acordo com a temperatura do momento, entretanto, de uma forma geral você deve realizar esse manejo sempre que perceber que o solo está secando.

Sendo assim, mantenha sempre o substrato úmido, mas tenha cuidado com os excessos! O solo não pode ficar encharcado, isso pode gerar o apodrecimento das raízes e proliferação de patógenos.

Características do solo

De uma forma geral, o solo precisa ser fofo, fértil, enriquecido com matéria orgânica e possuir uma boa drenagem. Portanto, opte por plantar em uma terra arenosa-argilosa.

Para se conseguir essas características ideais, caso ainda não tenha, você vai precisar misturar a terra vegetal com um pouco de areia grossa para agregar porosidade ao solo, e com isso fazer a água escoar mais adequadamente. Além disso, deve-se acrescentar alguma matéria orgânica.

Mas, para potencializar os resultados, você pode aprender receitas caseiras de adubos e fertilizantes para ir repondo os nutrientes principais e assim garantir um crescimento mais rápido da couve.

Bom, agora que você já sabe como fazer a couve crescer rápido, levando em consideração as demandas dessa cultura, confira abaixo uma receita de adubo orgânico para o desenvolvimento das suas plantas ser surpreendente.

Adubo para fazer a couve crescer mais rápido

Como fazer a couve crescer rápido

Esse adubo que você vai aprender, além de contribuir muito para que a couve cresça mais rapidamente, ajuda também no controle de pragas como pulgões e culturas de insetos comuns. Dessa forma, você também terá uma planta mais resistente.

Confira o que você vai precisar:

  • Esterco curtido de animais – 50 g a 100 g;
  • Folha de babosa;
  • 2 litros de água.

Essa adubação simples é feita em dois momentos diferentes, sendo a aplicação do esterco em um mês e a mistura da babosa diluída em água no próximo.

De uma forma geral, esses elementos agregam muitos nutrientes ao solo, mas em especial nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

Confira abaixo no vídeo como realizar a aplicação e outras informações importantes sobre esse processo.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido como fazer a couve crescer rápido e também outras dúvidas comuns sobre esse cultivo. E assim, contamos que o texto tenha contribuído para bons resultados na sua horta.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência em plantar essa hortaliça. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: