Qual a melhor época para plantar chuchu?

Uma dúvida bastante comum entre os interessados no cultivo desse vegetal é: qual a melhor época para plantar chuchu?

Afinal, esse é um dos fatores decisivos em relação ao sucesso de uma plantação. É muito importante entender as necessidades climáticas de qualquer cultura antes de começar a plantar.

Publicidade:

Isso garante que as condições apropriadas para um desenvolvimento e uma boa produção sejam disponibilizadas, o que reflete diretamente na colheita.

Então, para responder essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto para você! Reunimos aqui informações importantes que vão te ajudar muito a otimizar o seu cultivo de chuchu. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Qual a melhor época para plantar chuchu?

Qual a melhor época para plantar chuchu

A melhor época para plantar chuchu é entre os meses de outubro e fevereiro, para a maioria das regiões. Apenas para o Sul e Sudeste que se recomenda que o inicio do plantio ocorra no verão.

Publicidade:

Isso porque, o cultivo do chuchu não é possível em clima muito frio, sendo a temperatura mínima possível 13º. Abaixo dessa média a planta não tem condições de se desenvolver.

Mas vale dizer que o ideal mesmo é que o chuchu seja cultivado em temperaturas que variam entre 18°C a 27°C. Em regiões frias, haverá um retardo nos estágios de crescimento, bem como, uma diminuição na produtividade. Isso em cultivos convencionais.

Vale dizer também que, nesse período mencionado acima, as temperaturas estão mais amenas, já que é época de chuvas, e o calor intenso prejudica na produção também.

Acima da média que indicamos, a planta começa a brotar em excesso o que vai gerar a queda das flores e também dos frutos.

Um outro ponto importante que vale a pena mencionar em relação as condições climáticas são os ventos fortes. Em algumas localidades é muito importante, antes mesmo de iniciar a plantação, a instalação de estruturas que funcionem como barreira.

Isso porque ventos fortes podem realmente gerar muitos transtornos, além de grandes prejuízos na colheita. Uma dica é utilizar lonas ou plantar espécies que vão realizar bem essa função, como por exemplo, a cana de açúcar e o margaridão.

Bom, agora que você já sabe qual a melhor época para plantar chuchu, vamos entender outros fatores importantes para que o cultivo aconteça de forma adequada e, consequentemente, reflita nos resultados de produção.

Qual a melhor lua para plantar chuchu?

Qual a melhor época para plantar chuchu

A melhor lua para plantar o chuchu, bem como para manejos relacionados, é a lua crescente. Nesse momento a fase da lua vai favorecer o cultivo de plantas frutíferas, vegetais e cereais.

Isso porque a concentração maior da seiva estará localizada no caule, nos ramos e nas folhas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento dos estágios de crescimento.

Vale dizer que, muitas pessoas não acreditam nessa influência que a lua tem sobre a agricultura. Entretanto, isso é baseado em dados científicos, da mesma forma que existe essa atuação em relação às altas e baixas das marés.

Dicas para plantar chuchu

Apesar da cultura do chuchu ser consideravelmente simples, por exemplo, ele é possível em todos os tipos de solos cultiváveis, existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade, quantidade e tamanho dos frutos.

Confira algumas:

  • O chuchu não tem muitas exigências em relação ao preparo do solo, mas uma característica indispensável é que exista uma boa drenagem nessa área. Isso porque o excesso de água no solo pode trazer muitos problemas, até mesmo a morte dos pés;
  • Quando os brotos começarem a subir, é importante fazer um tutoramento para que a planta se apoie e possa ir se enrolando a medida em que for crescendo. Em determinado momento, como se trata de uma planta trepadeira, será necessário oferecer uma estrutura mais adequada, como um pergolado;
  • Os pés de chuchus gostam de ambientes úmidos, por isso a rega deve ser feita com frequência. Entretanto, como já mencionamos, tenha muito cuidado com os excessos;
  • Você pode melhorar o resultado realizando uma adubação com compostos orgânicos, como esterco curtido de animais ou húmus de minhoca, por exemplo. Isso trará mais força e vitalidade para o desenvolvimento da plantação.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que com as informações do texto você tenha esclarecido a dúvida sobre qual a melhor época para plantar chuchu, além de outras questões sobre esse cultivo. E dessa forma, que você consiga ótimos resultados.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência e opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: