Qual a época do plantio da pimenta?

Quer saber qual a época do plantio da pimenta? Então vem com a gente descobrir esse e outros fatores para a sua plantação ser um sucesso.

Tanto para quem cultiva com fins comerciais, como para quem está dentro de um contexto de agricultura familiar, ou mesmo resolveu cultivar a pimenta em locais como apartamentos, saber essa especificação faz toda diferença.

Publicidade:

Isso porque entender as necessidades climáticas dessa planta vai proporcionar um desenvolvimento pleno e uma produção, na maioria das vezes, durante praticamente todo o ano.

Para esclarecer as suas dúvidas sobre essa e outras questões importantes para a cultura da pimenta, preparamos esse texto cheio de informações indispensáveis. Gostou? Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Qual a época do plantio da pimenta?

Qual a época do plantio da pimenta

A época do plantio da pimenta se dá quando as temperaturas estão entre 18-35 °C. Mas esses são dois extremos, já que abaixo dessa média mínima, especialmente na fase de crescimento, o desenvolvimento da planta pode ser inibido.

Já em temperaturas acima de 35º C, pode haver um comprometimento da produção, prejudicando a formação dos frutos. Portanto, as médias ideais para iniciar a plantação fica entre 21º C a 30º C.

Por isso, na maioria das regiões do país o momento ideal para o início do cultivo da pimenta é a partir do mês de setembro. 

Também porque é muito importante que a planta receba exposição solar diária de cerca de 6 a 8 horas.

Vale lembrar que existe uma grade variedade desse alimento tão versátil, o que consequentemente pode causar uma variação em relação as médias ideais. Mas a regra geral é evitar temperaturas muito baixas e épocas de geadas.

As produções mais comuns são: pimenta-de-bode, malagueta, de cheiro, cumari, dedo-de-moça e pimenta-do-reino. Isso tanto para cultivos em maior escala, quanto para consumo próprio.

Muitas pessoas também passaram a se interessar em cultivar em vasos para ornamentação, já que além de agregar sabor, cheiro, picância e nutrientes, um pé de pimenta é lindo!

Se for esse o seu objetivo dê preferência as variedades de pequeno porte.

Agora que você já sabe qual a época do plantio da pimenta, confira outros elementos fundamentais para que as suas plantas se desenvolvam adequadamente.

Informações e dicas para plantar pimenta

Qual a época do plantio da pimenta

As pimentas não tem muita exigência em relação ao tipo de solo. Entretanto, o ideal é que a terra de cultivo seja fértil, com boas quantidades de matéria orgânica, profundos e leves.

Por isso, você pode misturar a terra vegetal com compostos e adubos orgânicos para ajudar a compor melhor os nutrientes.

Ainda sobre o solo, outra característica importante é que ele ofereça uma boa drenagem, isso tanto para plantações diretamente na terra, quanto para produções em vasos.

O solo deve ser mantido úmido, ou seja, é necessário uma rega frequente. Mas não pode ficar encharcado. Isso pode gerar muitos problemas, como a maior probabilidade de doenças e o apodrecimento das raízes.

Outras observações são:

  • A colheita, em geral acontece dentro de 50 a 55 dias após a floração. Mas vale dizer que em locais onde as temperaturas são mais altas, essa média pode diminuir. Da mesma forma, em climas mais frios acontece um retardo na produção;
  • A depender da variedade da pimenta cultivada, bem como, das condições climáticas e dos nutrientes do solo, um pé de pimenta pode produzir por vários meses, chegando próximo de uma produção anual completa;
  • A realização de podas periódicas é indispensável para que a planta consiga continuar se desenvolvendo e produzindo após um ciclo de colheita. O ideal é que seja feito ao menos uma vez por ano;
  • Você pode utilizar sementes ou mudas para cultivar. Se optar por iniciar a plantação com sementes é importante realizar a germinação em uma sementeira primeiramente, já que no início do ciclo as plantas são frágeis. Depois de mais desenvolvidas, você pode fazer cuidadosamente o transplante para o local definitivo;
  • Opte por realizar a plantação na fase da lua crescente. Isso beneficiará esse tipo de cultivo.

Conclusão

Em resumo, saber qual a época do plantio da pimenta é essencial para que você não tenha transtornos e problemas com a cultura.

Bom, espero que as informações do texto tenham sido úteis para você e que as dicas te beneficiem contribuindo para que a sua plantação se desenvolva muito bem.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência e também a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: