Chuchu gosta de sol ou sombra: Veja o que é melhor

Será que chuchu gosta de sol ou sombra? Quer esclarecer essa dúvida tão comum entre as pessoas que cultivam esse alimento? Vem com a gente.

Entender sobre as condições ideais para o desenvolvimento de uma cultura é essencial, e um fator determinante, para bons resultados.

Publicidade:

Então, para responder a essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto com informações indispensáveis para que a sua plantação cresça com saúde e vitalidade. O que consequentemente, vai refletir diretamente na sua produção.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura e vem descobrir tudo o que você precisa para plantar chuchu adequadamente.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Chuchu gosta de sol ou sombra: Veja o que é melhor

Chuchu gosta de sol ou sombra

Para responder de forma direta, chuchu gosta mais de sol do que de sombra. Isso porque essa planta se desenvolve melhor em temperaturas mais quentes. Mas também é possível o cultivo em situações “meia-sombra”.

Entretanto, se você puder optar por um ambiente com incidência solar direta, seguramente a planta se beneficiará mais. De qualquer forma, a luminosidade solar é fundamental para que essa planta cresça e se desenvolva bem.

Portanto, mesmo em “meia-sombra” certifique-se de que essa necessidade básica será atendida.

Por ser uma planta característica de regiões tropicais, o clima ideal para o seu cultivo fica entre 18º a 27º. Ou seja, temperaturas que variam de amenas para quentes e que possibilitam a presença da umidade de forma mais controlada.

Vale mencionar que o pé de chuchu não suporta climas muito frios, o seu cultivo fica impossível em temperaturas abaixo de 13º. Mas atenção também ao calor em demasia. Isso também pode gerar muitos problemas e comprometer a produção.

Isso porque, muito acima da média que mencionamos, a planta sofre um processo de hiperprodução de brotos, que faz com que as flores e os frutos comecem a cair do pé.

Agora que você já sabe se o chuchu gosta de sol ou sombra, vamos conferir outros elementos essenciais para o seu desenvolvimento.

Como deve ser a rega do chuchu?

Como mencionamos, essa é uma planta que gosta de ambientes úmidos. Portanto, em especial em épocas mais quentes, o solo deve ser mantido frequentemente úmido, para oferecer essas condições ideais para o crescimento da cultura.

Mas você deve se atentar muito aos excessos, apesar de demandar uma rega constante, o excesso de água pode acabar sento tão prejudicial quanto a falta. Então, nunca permita que a terra fique encharcada.

Isso pode sufocar as raízes e, com o tempo, levar ao apodrecimento e consequentemente a morte dos pés.

Por isso, um fator indispensável para se plantar chuchu é que o solo da área destinada para o cultivo possua uma boa drenagem. Dessa forma não haverá o acúmulo de água.

Além disso, para otimizar os seus resultados, você pode agregar à terra compostos orgânicos, como por exemplo, esterco animal, húmus de minhoca, terra de compostagem, etc.

Assim você garante maior fertilidade e nutrientes essenciais para que a sua colheita seja incrível, tanto em relação ao tempo de produção, quanto em qualidade, quantidade e tamanho dos frutos.

Como fazer o tutoramento do chuchu?

Chuchu gosta de sol ou sombra

O tutoramento consiste em oferecer um suporte para que a planta possa se apoiar durante o desenvolvimento. Algumas plantas demandam esse tipo de cuidado, o pé de chuchu é uma delas.

Isso porque essa é uma planta trepadeira, ou seja, no decorrer do seu desenvolvimento ela vai precisar de estruturas para ir se enroscando.

No início do ciclo, quando os brotos começarem a subir, você precisará fazer um tutoramento utilizando objetos como varas de bambu ou de madeira, e amarrar delicadamente, de preferência com linhas de lã, a planta nesse apoio.

Entretanto, com o passar do tempo, será necessário a instalação de uma estrutura mais adequada para comportar o crescimento e também o peso dos frutos, como por exemplo, um pergolado.

Dica: dê preferência em iniciar o plantio na fase da lua crescente. Nesse momento a força gravitacional do satélite beneficia esse cultivo.

Conclusão

Espero que a sua dúvida sobre se o chuchu gosta de sol ou sombra tenha sido devidamente esclarecida, bem como que as outras informações que reunimos no texto tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou e também sobre a sua experiência com essa cultura. Vamos adorar saber a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: