6 Plantas aquáticas para vasos de vidro

Com certeza esse tipo de cultivo agrega uma sofisticação e diferencial na decoração de ambientes. Preparamos para você então, uma seleção de 6 plantas aquáticas para vasos de vidro.

Dessa forma você vai poder se inspirar a partir dessas espécies e adequar as variedades de acordo com o seu gosto, já que essas plantas podem se apresentar de várias formas, com ou sem a presença de flores, pendentes, flutuantes, dentre outras características.

Vale mencionar também que, é muito importante realizar trocas frequentes da água em que esses vegetais estarão sendo cultivados. Isso porque, água parada, como bem sabemos, é o local ideal para a proliferação de insetos e em especial mosquitos que causam patologias.

Dito isso, vamos lá conferir a nossa lista de espécies incríveis? Confira!

Você pode se interessar em ler também:

6 Plantas aquáticas para vasos de vidro

Alface d’água

Plantas aquáticas para vasos de vidro

Essa se trata de uma espécie flutuante, geralmente encontrada em águas rasas. Ela se adapta bem em vasos, e este necessariamente precisa ser de vidro, já que é muito importante que a luz do sol seja absorvida adequadamente pelas raízes.

Se caracteriza principalmente por um amontoado de folhas com bordas arredondadas e sua principal demanda é a exposição solar direta.

Singônio

plantas aquáticas para vasos de vidro

Muito provavelmente você conhece essa planta, o que muitas pessoas não sabem é que ela também pode ser cultiva em vasos de vidro e é uma excelente opção para quem está em busca de alternativas desse tipo.

Essa planta se desenvolve bem em ambientes sombreados que ofereçam apenas uma incidência indireta, que na realidade, nem precisa ser tão intensa. O principal é a temperatura, que de forma ideal deve ser entre amena a quente.

O interessante dessa espécie é que, além de crescer rápido, suas folhas sofrem mudanças durante o ciclo de desenvolvimento e ainda apresentam flores.

Ninféia

Plantas aquáticas para vasos de vidro

Uma opção para quem está buscando principalmente flores para esse tipo de cultivo é a ninféia. Essa planta, a depender da variedade, pode apresentar flores nas cores: azul, roxo, amarelo, vermelho, branco, rosa e laranja.

Além disso, possuem um crescimento rápido e seu cultivo não é complicado. Basta oferecer uma quantidade adequada de água e uma iluminação que, no mínimo, seja de 6 horas de incidência solar direta. O restante do dia a planta pode permanecer em meia sombra.

Isso significa que ainda vai demandar uma local que seja iluminado. Caso contrário, o seu exemplar não irá florescer.

Aguapé

Plantas aquáticas para vasos de vidro

Também é uma planta que apresenta flores durante o ano todo e se caracteriza por ser uma espécie flutuante. Por serem nativas de regiões com clima predominantemente tropical, está adaptada para climas mais quentes.

Essa é uma opção de fácil cultivo e suas folhas podem variar de formato a depender da variedade. Já as suas flores, são azul-arroxeadas. É uma planta que demanda uma incidência solar direta, pelo menos a maior parte do dia.

Batata-doce

plantas aquáticas para vasos de vidro

Pois é! Muita gente não sabe que esse tubérculo pode ser utilizada de forma ornamental. É muito simples cultivar batata doce em água e em pouco tempo você terá uma linda planta pendente ou com crescimento guiado de acordo com a sua preferência.

Inclusive, a coloração das folhas e o formato vai variar de acordo com o tipo da batata. É uma espécie que, quando cultivada dessa forma, demanda apenas uma iluminação indireta. Ou seja, deve ser mantida dentro de casa.

Inhame-roxo

Essa é uma planta que apresenta folhas grandes de coloração arroxeada. Também pode se desenvolver tanto em solos encharcados ou ser cultivado diretamente na água em um vaso de vidro.

Por ser uma planta de porte maior, o ideal mesmo é que o vaso corresponda a esse tamanho, portanto, selecione um recipiente que seja no mínimo médio.

Outro elemento importante é a exposição solar. Tenha em mente que essa espécie necessita de bastante iluminação. Então, posicione o vaso ou em locais de sol pleno ou no máximo em meia sombra.

Conclusão

Esperamos que você tenha se interessado por essas plantas aquáticas para vasos de vidro e assim, contamos que com as nossas sugestões você se inspire em iniciar esse cultivo. Contra pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua opinião e experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!