Plantas baixas para jardim: Veja as melhores

Quer sugestões de plantas baixas para jardim? Então você está no lugar certo! Preparamos uma lista para te ajudar a escolher as espécies certas.

Tanto em espaços maiores como menores, o cultivo de plantas de pequeno porte é muito utilizado. Isso pode gerar um efeito interessante combinado com variedades de tamanhos maiores ou mesmo se adequar melhor a área disponibilizada para o jardim.

Publicidade:

Além disso, você precisa conhecer as especificações de cada espécie, para manejar o cultivo de uma forma assertiva, principalmente em relação a necessidade de exposição solar que cada uma tem.

Logo, não adianta ser uma planta pequena, exatamente do jeito que você estava procurando, e não suportar uma incidência solar direta, por exemplo. Em um jardim aberto, ela não vai sobreviver. Então, para esclarecer tudo isso, preparamos esse texto! Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Plantas baixas para jardim: Veja as melhores

Antes de você conferir a lista de melhores plantas baixas para jardins, vale mencionar que se o cultivo for em vasos, a maioria das espécies se adapta a quantidade de espaço disponível para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, é possível cultivar até variedades maiores adequando o tamanho do vaso para o porte pretendido. Também, como mencionamos, é muito importante se atentar ao tipo de cultivo que a planta pretendida demanda.

Isso porque existem plantas que sobrevivem apenas em ambientes sombreados, outras que toleram o cultivo em meia sombra e as espécies que demandam bastante incidência solar, precisando serem mantidas a sol pleno.

No caso de jardins externos, principalmente, deve-se priorizar plantas solares. Já se o seu jardim for interno ou sombreado, e este proporcionar uma meia sombra, você consegue cultivar uma maior diversidade de vegetais.

Outro aspecto importante são as regas, na maioria dos casos, plantas que ficam muito expostas ao sol necessitam de uma rega frequente, para que o solo se mantenha úmido. Mas existem espécies que não toleram água em excesso, como é o caso de cactos, suculentas e rosas do deserto.

Dito isso, confira abaixo as melhores plantas baixas para jardins!

Buchinho

Plantas baixas para jardim

Esse é um arbusto de pequeno porte que pode agregar um efeito incrível no seu jardim! Essa é uma espécie com folhagem densa, que pode ser utilizada para várias finalidades, inclusive como cerca viva.

É uma planta que deve ser mantida em ambientes abertos, já que demanda incidência solar direta. É bastante resistente e não precisa de muita manutenção.

A poda é necessária para manter o formato desejado, que, inclusive, você pode utilizar a sua criatividade para modelar como quiser.

Cóleus

Plantas baixas para jardim

Outra planta recomendada para ser cultiva a sol pleno é o cóleus. Suas folhas são bastante coloridas e contrastam de uma forma maravilhosa com o verde do jardim.

Nesse caso, essa espécie demanda uma rega constante para se manter bonita e em desenvolvimento. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Isso porque, o acúmulo de água nas raízes pode apodrecer essas estruturas e levar a planta a morte.

Gerânio

Se você está em busca de flores para o seu jardim, o gerânio, sem dúvidas é uma excelente opção. Por ser uma planta de fácil cultivo e muito resistente te permite plantá-las em vários locais.

Dessa forma, tanto para ambientes de sol pleno, como em cultivos em meia sombra a planta se desenvolve bem e floresce. Vale dizer ainda que, suas flores podem se apresentar em várias cores. Logo, você pode fazer várias combinações.

As recomendações da rega e do solo, assim como a espécie acima, são: manter o substrato úmido e este possuir uma boa drenagem.

Onze-horas

Plantas baixas para jardim

As onze-horas não pode faltar no seu jardim! Afinal, é uma planta extremamente versátil, de uma beleza rústica e particular e de fácil cultivo. Sendo assim, não demanda muitas regas, já que na realidade se trata de uma suculenta.

Da mesma forma, como as outras plantas desse gênero, ela precisa de bastante iluminação solar. Então, o ideal é o cultivo com incidência direta. Inclusive, ela tem esse nome porque suas flores costumam se abrir nos momentos do dia onde a temperatura está mais elevada.

Mini-rosas

Diferente das rosas comuns, esta variedade é mais delicada e não demanda muito espaço. Essa é uma planta perfeita para deixar o seu jardim colorido, cheio de vida e flores, que podem variar a depender da espécie.

Elas são plantas que se desenvolvem melhor em ambientes externos com bastante incidência solar. Entretanto, também é possível cultivá-las em vasos para jardins sombreados.

A rega deve ser controlada, ou seja, o solo deve apenas ser mantido levemente úmido. Também é importante a realização de pelo menos uma poda por ano para estimular novos ciclos de floração.

Importante: não se esqueça de fazer adubações periódicas para garantir nutrientes essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento das suas plantas.

Em alguns casos é necessário o uso de produtos específicos, em outros, basta acrescentar ao substrato algum adubo ou composto orgânico.

Conclusão

Esperamos que com a nossa lista de sugestões relacionadas as melhores plantas baixas para jardins você tenha se inspirado e assim possa conseguir excelentes resultados no seu espaço.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência. Vamos realmente gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: