Pé de caju dá flor mas não dá frutos: O que fazer?

Você acabou de perceber que o seu pé de caju dá flor mas não dá frutos e quer saber qual a solução disso? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar o motivo disso acontecer e também vou apresentar algumas possibilidades de solução. Não deixe de acompanhar!

Publicidade:

Porque o pé de caju dá flor, mas não dá frutos?


Pé de caju dá flor mas não dá frutos

Se você está disposto a cultivar essa fruta aí no seu quintal, precisa estar preparado para surpresas como essa. 

O principal motivo para o seu pé de caju dá flor mas não dá frutos é a falta de polinização. Esse é um problema considerado comum de acontecer dentro desse universo, impossibilitando a produção de frutos. 

Publicidade:

Para confirmar isso basta observar se você encontra alguma abelha em volta ou no seu cajueiro. A ausência delas é a grande causa da falta de caju. 

Entenda um pouco mais sobre a polinização


A polinização nada mais é do que a reprodução de algumas espécies de plantas. No final desse processo é extraído frutos e sementes que podem iniciar um novo ciclo. 

Essa reprodução acontece através dos agentes polinizadores, que nesse caso são as abelhas. Elas são responsáveis por realizar o transporte do pólen da parte masculina para a parte feminina da flor. 

Assim ocorre a reprodução cruzada e a partir daí inicia o processo de frutificação. 

Descubra como resolver a falta de abelhas


Como eu acabei de te falar, a falta de agentes polinizadores pode causar essa ausência de frutos no seu pé. A boa notícia é que existem soluções para esse problema e eu posso te garantir que você não vai encontrar dificuldades, até porque existe uma receita bem fácil onde um dos ingredientes você provavelmente tem plantado em seu quintal. 

Ele é popularmente conhecido como capim santo e na jardinagem seu chá serve para atrair agentes externos como as abelhas, mas a verdade é que apesar desse poder, o capim santo não é o ingrediente mais importante dessa receita. 

Nesse preparo, é importante que o doce esteja exagerado. Por isso não economize no açúcar. Em seguida, borrife esse chá em temperatura ambiente nas flores do seu cajueiro.

O excesso de doce vai atrair uma boa quantidade de abelhas para realizar a polinização do seu pé. 

Se achar necessário, você pode repetir esse processo outras vezes. 

Em quanto tempo o pé começa a frutificar?


Vamos pensar que você já fez todo esse processo para atrair agentes polinizadores para o seu pé de caju e agora você quer saber quanto tempo vai ter que esperar para começar a ver os frutos nascendo, não é mesmo?

Pode ser difícil de acreditar, mas eu te garanto que em menos de um mês após aplicar esse chá de capim santo, você vai conseguir encontrar frutas brotando no seu cajueiro.

Atraia abelhas com outras plantas


como resolver um pé de caju que dá flor mas não dá frutos

Além dessa opção do capim santo, você também pode atrair agentes polinizadores cultivando algumas plantas melíferas, que são aquelas usadas em estratégias de reprodução. 

A mais conhecida é o manjericão. As abelhas adoram suas flores e o cheiro acaba sendo um ótimo atrativo para elas. 

Não posso deixar de mencionar a lavanda, o girassol e o tomilho que, assim como o manjericão, também ajudam a atrair abelhas e são indicadas para outros preparos. 

Não perca mais tempo!


Agora que você já sabe o motivo do seu pé de caju dá flor mas não dá frutos, não espere mais para solucionar esse problema. 

Escolha o método que você pretende utilizar e coloque em prática as dicas que eu acabei de te passar. Lembrando que uma técnica não anula a outra, tá certo? Você pode muito bem aplicar o chá de capim santo no seu cajueiro e também cultivar as plantas que eu mencionei. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira e você consiga colher bons frutos desse seu cajueiro. 

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. 

Ah, não esquece de voltar para me contar se você conseguiu resolver essa questão com as dicas que eu te passei, tá certo? Eu vou adorar saber!

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Publicidade: