Quanto tempo o girassol leva para florir?

Por acaso você está procurando saber quanto tempo o girassol leva pra florir? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para te contar quanto tempo você vai precisar esperar. 

Sem contar que aqui eu também vou te passar algumas dicas de cuidados com essa flor. Não deixe de conferir!

Publicidade:

Descubra quanto tempo o girassol leva para florir


Quanto tempo o girassol leva para florir

O girassol é uma planta que era cultivada pelos povos indígenas da América do Norte e ele é conhecido como o deus do sol em algumas tribos.

Geralmente é necessário aguardar ao menos 90 dias para que o girassol floresça, mas para isso é necessário ter um cuidado diário com a planta

Publicidade:

Qual a melhor época para plantar girassol?


Você sabia que o sucesso da sua plantação de girassol vai depender principalmente da época do ano? 

Isso mesmo! Como aqui no Brasil a temperatura e a umidade do ar variam bastante em cada região, você precisa se atentar ao momento certo de realizar esse plantio.

Caso você esteja no Sul ou no Sudeste do país, é recomendado que você plante girassol entre os meses de setembro e março.

Agora se por acaso você está no Norte ou Nordeste, esse plantio pode ocorrer de forma mais flexível durante todo o ano. Então esses detalhes influenciam na época do girassol no Brasil.

Como podar girassol?


A poda do girassol é recomendada em duas situações: quando a flor murcha e quando você possui muitas flores plantadas no mesmo espaço.

Quando a flor murcha, é importante podar para que seja possível outra flor brotar. Agora, se você possui muitas flores, é importante podar ao menos 2 vezes ao ano para que isso não atrapalhe o crescimento das flores no tempo correto. 

Para podar um girassol, você vai precisar de uma tesoura de jardinagem para realizar um corte transversal no caule principal. 

Não esqueça de retirar também as folhas velhas, isso vai permitir que a distribuição de energia aconteça da forma correta.

Quanto tempo de sol o girassol precisa?


Se o seu objetivo é ter um girassol grande, com cores vivas e saudáveis, saiba que quanto mais sol melhor. São necessárias no mínimo 6 horas de sol direto na planta.

Por isso encontre um lugar na sua casa que tenha sol a maior parte do dia e deixe seu girassol lá. 

Quantas vezes por dia deve molhar o girassol?


Quanto tempo leva para nascer girassol

Como você já deve ter reparado, o girassol é uma planta sensível e por isso ela não deve ser encharcada de água. 

O ideal é que você molhe uma vez por semana e sempre que observar que a sua terra está seca, adicione um copo de água. 

Como identificar as pragas?


Acredito que o sonho de quem planta esse tipo de flor é ver ela brotando e embelezando ainda mais a paisagem, mas não é sempre assim que funciona não. 

Quando a planta entra em contato com algum tipo de fungo prejudicial a sua saúde ela tende a mostrar isso de uma forma bem clara. 

Basta observar o surgimento de manchas, principalmente nas folhas da base da sua planta. Com o avanço desse fungo, é comum que ele tome conta de toda a flor e até mesmo da haste, fazendo a planta morrer rapidamente. 

Além disso, pode aparecer buracos pequenos nas folhas, mas nesse caso, observe bem sua planta pois lagartos e besouros adoram girassóis. 

Saiba como tratar esses fungos


Não é porque ela é uma planta bonita e muito procurada nas floriculturas que ela está livre de pragas, mas é importante você saber que apenas girassóis que são plantados diretamente no solo correm o risco de serem contaminados. Quando você planta em um vaso e tomando os devidos cuidados, é muito difícil isso acontecer. 

Mas caso aconteça, você pode evitar esse tipo de problema usando um fungicida de boa qualidade. Os mais indicados são aqueles que possuem cobre em sua composição. 

Outra opção para acabar com esses fungos é o chá de cavalinha. Ele é considerado um fungicida natural e é muito fácil de encontrar. Sem contar que é mais econômico que o industrializado. Faça um chá de cavalinha bem concentrado com 1/2 litro de água de pulverize em toda planta. O resultado é incrível!

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe quanto tempo o girassol leva para florir, se prepare para iniciar a plantação na hora certa e tomando os devidos cuidados.

Aproveite essas dicas que eu te passei e deixe seu jardim ainda mais bonito!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Aproveite e veja também o artigo que postamos aqui explicando quantas flores o pé de girassol dá, porque é uma dúvida de muitas pessoas!

Publicidade: