Adubo caseiro para alface: O que colocar para crescer rápido?

Todo mundo que cultiva hortaliças sabe da importância de uma terra rica em nutrientes para o bom desenvolvimento das suas plantas. Por isso, hoje você você vai aprender a fazer um adubo caseiro para alface, que é simplesmente incrível e ajuda a crescer rápido.

Com essa receitinha que vamos te ensinar, e com outras dicas de fertilizantes naturais que você pode utilizar, você terá folhas grandes e suculentas a sua disposição na sua casa.

Publicidade:

Por isso, vem com a gente descobrir esse segredo para ter resultados excelentes na sua plantação. Continue a leitura.

Adubo caseiro para alface: O que colocar para crescer?

Adubo caseiro para alface

Apesar da especificação adubo caseiro para alface”, se você cultiva outras hortaliças pode aproveitar essa a receita também para elas que, sem dúvidas, se desenvolverão com muito mais vitalidade.

Dentre os muitos preparos destinados ao desenvolvimento dessa verdura, selecionamos um que, comprovadamente, te permite conquistar resultados incríveis.

Publicidade:

Tenho certeza que você vai ficar impressionado com o crescimento da suas plantas depois de utilizá-lo.

Confira o que você vai precisar:

  • 2 litros de água;
  • 3 colheres de borra de café, ou 2 colheres de pó de café sem uso;
  • Funil;
  • Garrafa pet.

Agora, para aprender o passo a passo de como preparar esse fertilizante, veja no vídeo a explicação detalhada.

É muito importante deixar o adubo caseiro para alface descansar por no mínimo 4 dias. Mas o ideal mesmo é aguardar uma semana para que a mistura fique ainda mais potente.

Além de enriquecer a terra, por ser rico nitrogênio e carbono, borrifar esse líquido nas folhas ajuda a evitar pragas, como lesmas e caracóis, comuns principalmente no início do ciclo de vida dessa planta, atuando assim como repelente natural.

Mas atenção! Não se deve colocar a borra de café ou o pó diretamente na terra sem ser diluído em água. Isso pode prejudicar a sua alface. Por outro lado, se você não esperar o tempo necessário, não obterá os benefícios dessa receita.

Vamos aproveitar para conferir outras dicas caseiras que você pode utilizar para fertilizar a terra?

Melhores alimentos para adubar alface e crescer rápido

Reutilizar alguns alimentos que, na sua maioria, normalmente iriam para o lixo, pode te ajudar a deixar a sua horta muito mais saudável, com folhas que chamam a atenção pelo tamanho e qualidade.

Além desse benefício, você ainda reduz o desperdício de alimentos. Muito bom, não é? Confira então alguns desses alimentos que você provavelmente tem aí na sua casa e que vai fazer toda diferença pra o cultivo da sua hortaliça.

1. Casca de ovo

A casca de ovo é rica em cálcio, o que vai contribuir muito para o crescimento da sua alface. Para utilizá-la, basta triturar a quantidade que você deseja no liquidificador, ou mesmo utilizando um pilão, o máximo que puder e polvilhar a terra.

A medida em que a planta for sendo regada o nutriente vai sendo liberado para a terra e absorvido pelas raízes.

Uma dica legal é ir guardando as cascas para ter uma boa quantidade quando for preparar esse fertilizante.

2. Casca de banana

Uma outra dica muito legal é utilizar a casca de banana, isso porque essa parte do alimento é muito rica em fósforo e potássio, que ajuda muito no desenvolvimento da planta.

Você pode misturar o alimento na terra cortando-o em pedaços bem pequenos ou batendo as cascas no liquidificador.

3. Cascas de vegetais

Assim como a casca de banana, a casca de diversos vegetais possuem uma alta concentração de nutrientes potentes, as vezes até maior que a parte consumida do alimento.

Por exemplo, a casca da batata, abóbora e cenoura são ricas em vitamina E, que ajudam muito na folhagem, no desenvolvimento, bem como na germinação da alface.

4. Leite

Pois é! O leite também pode ser utilizado como fertilizante, deixando ainda a planta mais resistente e evitando o aparecimento de pragas. Para usar esse ingrediente, assim como a borra de café, deve ser diluído em água.

A medida base é 100 ml para cada 1 litro de água.

5. Vinagre

Por fim, o vinagre também pode ajudar você a ter alfaces grandes, já que esse produto contribui para o crescimento das plantes e também funciona como inseticida natural.

Também deve ser diluído em água antes de ser utilizado. Ou, você pode optar por embeber pedaços de panos no produto e amarra-los em estacas fincadas na terra do plantio.

Você pode se interessar em ler também:

Não perca tempo e experimente essas dicas aí na sua casa!

Agora que você aprendeu essa receita maravilhosa de adubo caseiro para alface e também conferiu outras dicas para ajudar no seu cultivo, aproveite para experimentar agora mesmo na sua horta.

Eu tenho certeza que você vai gostar muito do resultado. Mas de qualquer forma, fala pra gente o que você achou. Vamos gostar de saber como foi sua experiência.

Espero que as informações do texto tenham sido úteis.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: