Mistura de água, vinagre e detergente para plantas: Para que serve?

Você já ouviu falar na mistura de água, vinagre e detergente para plantas? Pois é! Essa receitinha virou uma febre entre as pessoas que cultivam diversas espécies.

Em especial para quem possui horta, esse é um daqueles segredos que podem te salvar em algumas situações. Então para esclarecer tudo sobre esse assunto, preparamos esse texto.

Publicidade:

Aqui reunimos informações importante que vão te ajudar a entender a funcionalidade dessa mistura, e ainda como preparar adequadamente e aplicar. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura, tem muito mais!

Você pode se interessar em ler também:

Mistura de água, vinagre e detergente para plantas: Para que serve?

Mistura de água, vinagre e detergente para plantas

Publicidade:

A mistura de água, vinagre e detergente para plantas serve essencialmente como um potente inseticida e fungicida natural.

Claro que essa é uma dica que vai servir muito para plantios em contexto doméstico ou familiar, não interessando tanto quem possui grandes cultivos.

Mas, se você, assim como milhares de brasileiros, especialmente durante e no pós pandemia, passou a se interessar em ter uma hortinha em casa, por exemplo, com o intuito de se alimentar melhor, essa receita vai ajudar muito!

Afinal, você não quer acabar com sua produção orgânica aplicando defensivos químicos, não é?

E é realmente muito comum nesse tipo de plantio o surgimento de insetos que geram muitos transtornos, doenças e deficiências que afetam diretamente o desenvolvimento das plantas e, no caso das hortas, a produção e qualidade dos alimentos.

Isso porque diversas espécies comuns, como os pulgões, cochonilhas, moscas e formigas, além de sugarem a seiva elaborada das plantas, nesse processo acabam transmitindo toxinas e doenças que podem inclusive levar a cultura a morte.

Agora que já esclarecemos para que serve a mistura de água, vinagre e detergente para plantas, vamos conferir as medidas e como preparar. Também, aprender como aplicar corretamente e o intervalo entre essas aplicações.

Receita de inseticida natural com água, vinagre e detergente

A receita é realmente bem simples! E, vale mencionar que, você pode substituir o detergente por sabão de coco também. Mas você precisa conferir antes a composição do produto, sendo importante se limitar a gordura vegetal e soda cáustica.

Caso contrário, pode acabar sendo prejudicial para os vegetais. A medida que você deve utilizar é equivalente a uma colher de sopa rasa.

Dito isso, confira o que você vai precisar:

  • 1 colher de sopa de detergente neutro;
  • 2 colheres de sopa de vinagre – pode utilizar qualquer tipo;
  • 1 borrifador;
  • 1/2 litro de água.

Modo de Fazer:

  1. Primeiramente, misture bem a água o detergente e o vinagre;
  2. Depois é só despejar essa mistura dentro de um borrifador;
  3. Pronto! O seu inseticida já pode ser utilizado. Basta pulverizar toda a planta, em especial nas partes infestadas pelas pragas.

Uma dica legal é realizar a aplicação no final da tarde para a noite. Isso porque nesse momento a presença dos insetos começam a se intensificar, sendo assim, você alcançará uma maior população e terá melhores resultados.

Existem ainda outros ingredientes que podem ajudar no combate e controle de culturas de insetos e pragas. Além dessa funcionalidade, você pode aproveitar os benefícios para fertilizar o substrato naturalmente e oferecer uma manutenção em relação aos nutrientes do solo.

Por exemplo: o coentro, casca de cebola, leite, camomila, alho, borra de café, dentre outras coisas.

Intervalo entre as aplicações

Você deve reaplicar o produto semanalmente, no mínimo. Inicialmente o intuito ainda será de combater os insetos remanescentes que sobreviveram a primeira aplicação.

Depois, você pode continuar realizando esse processo a cada 15 dias. Assim você estará atuando preventivamente contra o aparecimento de novas populações, protegendo assim a sua plantação contra esses insetos.

Atenção: apesar de ser uma mistura muito segura, é importante mencionar que existem casos raros onde algumas plantas apresentam sensibilidade ao detergente.

Mas no geral, essa receita é inofensiva e trará ótimos resultados, dispensando o uso de agrotóxicos prejudiciais a nossa saúde.

Conclusão

Bom, esperamos que a mistura de água, vinagre e detergente para plantas realmente ajude você no combate e controle dessas pragas que geram tantos problemas para quem tem cultivos.

Bem como, contamos que as informações e dicas tenham sido úteis. Conta pra gente o que você achou e como foi os resultados com a aplicação dessa receita caseira. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: