Flores que não precisam de sol: Quais as melhores?

Está procurando espécies que florescem para cultivar em ambientes internos? Hoje você vai conhecer as melhores flores que não precisam de sol.

Na realidade, toda planta precisa de certas quantidades de exposição solar, entretanto, algumas não demandam incidência direta ou mesmo luz natural muito intensa para se desenvolver bem e florir.

Publicidade:

Então, seja porque na sua casa, ou local onde deseja ter essas flores, não ofereça espaços com sol pleno, ou mesmo porque seu intuito é decorar partes específicas do ambiente, esse texto foi feito para você!

Reunimos aqui uma lista com 5 espécies maravilhosas que são adaptadas para lugares sombreados. Assim, você poderá se inspirar e ter os resultados pretendidos. Gostou? Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Flores que não precisam de sol: Quais as melhores?

Antúrio

Flores que não precisam de sol

O antúrio é uma planta muito popular e também uma das mais cultivadas em ambientes internos. Além de demandar apenas uma iluminação indireta, o seu cultivo é considerado simples.

Além disso, pela grande variedade dessa “flor”, ela pode se apresentar em cores diversas. Entretanto, a mais comuns aqui no Brasil são a vermelha e a branca.

No caso dessa espécie, você precisa oferecer uma boa iluminação durante o dia. Portanto, opte por mantê-la próximo de janelas ou em varandas. A rega deve ser moderada, ou seja, o solo deve ser mantido úmido.

Violeta

Flores que não precisam de sol

Uma outra alternativa perfeita para se plantar em ambientes sombreados é a violeta. Sua flores são muito delicadas e demandam proteção contra a exposição solar direta, caso contrário tanto a aparência quanto a saúde da plantinha pode ficar comprometida.

A violeta se adapta bem mesmo em locais que não oferecem uma iluminação natural intensa. Mas nada de deixá-la em um ambiente escuro.

Como se trata de uma espécie delicada, você precisa se atentar ao intervalo entre as regas, já que ela pode morrer facilmente quando submetida a um solo constantemente encharcado e, da mesma forma, pela carência desse elemento.

Também tenha o cuidado de não molhar as folhas e flores.

Lírio da Paz

Flores que não precisam de sol

O lírio da paz possui folhas finas e delicadas, assim como a sua flor. Se mantidas diretamente no sol, essas estruturas podem se queimar. Além disso, ela é muito sensível a falta de água.

Portanto, o solo deve ser mantido úmido. Com a incidência direta isso também se torna mais difícil, o que faz dessa espécie adequada para cultivos internos. Atenção ao excesso! Água em demasia também pode prejudicar. Evite o uso daqueles pratinhos de base.

Entretanto, escolha um ambiente que possa oferecer uma boa iluminação. Lugares totalmente fechados ou relativamente escuros não são apropriados.

Orquídeas

Flores que não precisam de sol

As orquídeas são uma flores que não precisam de sol intenso para se desenvolver. Na realidade, existe uma grande variedade dessa espécie, e cada uma demanda um cuidado específico.

Mas, de uma forma geral, o ideal é posicionar o vaso em para que receba a luz direta somente até as 9 horas da manhã, no máximo. No resto do dia, a planta deve ser mantida em sombra parcial, ou seja, um ambiente sem incidência direta mas que seja bem iluminado.

O intervalo entre as regas vai variar a depender do clima da sua região, mas, o recomendado é conferir o substrato. Se ele, em até dois centímetros de profundidade, estiver úmido, não regue. Se você verificar que está seco, é o momento de realizar esse manejo.

Begônia

A begônia também é indicada para ser mantida dentro de casa. Isso porque se trata de uma espécie muito delicada que, além da incidência direta, deve ser protegida de outros fatores, como chuvas, ventos e baixas temperaturas.

De qualquer maneira, o ideal é o cultivo em meia sombra, recebendo apenas iluminação indireta ou em horários específicos.

Você também precisa ter atenção em relação ao substrato. Esse deve ser fértil e possuir uma boa drenagem. Sendo assim, o solo precisa ser mantido levemente úmido. Da mesma forma, tenha cuidado para não molhar as folhas e flores.

Conclusão

Esperamos que com a nossa lista de flores que não precisam de sol com muita frequência, ou de forma direta, tenha ajudado você na escolha das espécies mais adequadas para o cultivo em ambientes internos.

Sentiu falta de alguma planta? Conta pra gente! Também vamos gostar de saber sobre a sua experiência com alguma dessas espécies citadas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: