Como fazer muda de arruda?

Se você quer aprender como fazer muda de arruda, você está no lugar certo! Nesse texto detalhamos num passo a passo todo o processo de forma simples.

Além disso, vale mencionar que, geralmente para cultivos comerciais a produção de mudas se dá por sementes, que posteriormente são transplantadas. Mas, para a reprodução num contexto doméstico, o mais prático é utilizando a estaquia.

Publicidade:

Ou seja, a utilização de partes de uma planta já adulta. Vamos esclarecer ambos os cultivos, mas focaremos especialmente na segunda técnica. Portanto, continue a leitura para ter bons resultados na produção das suas mudas de arruda.

Você pode se interessar em ler também:

Como fazer muda de arruda?

Como fazer muda de arruda

Publicidade:

Para saber como fazer muda de arruda é necessário primeiro definir qual método será utilizado. Dessa forma, se você for iniciar o ciclo da planta através de sementes, o recomendado é utilizar uma sementeira grande ou outro recipiente temporário.

Apesar de não ser uma planta exigente, a arruda possui algumas preferências. Portanto, se você quiser se assegurar em relação a qualidade e saúde dessa espécie, você deve oferecer os elementos mais adequados. Por exemplo:

  • O solo: é interessante sempre uma adubação. Portanto, antes de plantar as suas sementes, misture a terra vegetal com um pouco de matéria orgânica. Para ajudar na drenagem da água, que é fundamental, você pode também misturar no substrato um pouco de areia grossa. Vale mencionar que o solo ideal é o calcário;
  • Especificações: as sementes devem ser dispostas na terra em covas de, no máximo, 0,5 cm de profundidade. O vaso ou sementeira para a produção de mudas, devem possuir um tamanho médio, no mínimo;
  • Exposição solar: depois de semear, você deve irrigar o solo e posicionar o vaso em um local que receba cerca de 6 horas de incidência direta, pelo menos, e que ofereça muita luminosidade natural em meia sombra.

Com isso, por volta de dez dias a germinação começa a aparecer. Vale mencionar ainda que, as temperaturas que contribuem mais para o desenvolvimento dessa planta são aquelas consideradas amenas, ou seja que ficam entre 18ºC e 26ºC.

Em especial na fase da germinação, o clima e a exposição solar vão influenciar muito nos resultados. Por isso, atente-se a essas condições. Apesar de sobreviver entre grandes limites de temperatura, tanto o frio intenso, como o calor excessivo vão prejudicar o ciclo dessa planta.

Como fazer muda de arruda com o galho?

Como fazer muda de arruda

Agora que você já sabe como fazer muda de arruda através das sementes, vamos conferir a técnica que mencionamos no início, ou seja, a estaquia.

Esse processo vai utilizar galhos de uma planta adulta saudável para a reprodução de novas unidades. Dessa forma, você pode fazer de duas formas:

Diretamente no substrato

  1. Corte um galho, com cuidado para não ferir a superfície da parte cortada, que possua entre 10 a 15 centímetros de comprimento;
  2. Prepare o solo para garantir um melhor desenvolvimento, utilizando matéria orgânica e areia grossa. A drenagem é realmente um aspecto muito importante, já que muitos problemas podem acometer a planta pelo acúmulo de água;
  3. Selecione um vaso de tamanho médio, ou seja, que possua cerca de 30 a 40 centímetros de diâmetro e profundidade. Também é possível já cultivar diretamente no solo;
  4. Remova algumas folhas inferiores, e plante o galho cobrindo-o até a metade;
  5. Depois regue-o e o posicione em um ambiente de sombra parcial.

Observação: uma planta madura não requer irrigações tão frequentes, mas é importante nesse primeiro momento manter o solo úmido para ajudar no processo de crescimento das raízes.

Estaquia na água

Você pode também preferir fazer a sua muda na água inicialmente e depois transferi-la para o solo, quando as raízes crescerem. Para isso:

  1. Selecione e corte um galho saudável que possua cerca de 20 centímetros de comprimento e remova as folhas da parte de baixo, mantendo apenas algumas superiores;
  2. Depois, utilize um recipiente de vidro para encher de água o suficiente para cobrir até a metade do galho. O vidro é importante para absorver melhor a luminosidade do sol;
  3. Em duas semanas, em média, as raízes se desenvolvem e, depois disso, é só transferir as mudas para o local definitivo.

Por divisão

Ainda é possível fazer mudas de arruda por divisão. Nesse caso, utiliza-se ramos que já na planta matriz possuem raízes próprias. Ou seja, não haverá a necessidade desse processo de enraização, apenas de fixação no solo.

Para isso, basta conferir se na sua planta adulta possuem estruturas que apresentam raízes e fazer o plantio da mesma forma como ensinamos acima.

Conclusão

Esperamos que, com as informações que reunimos no texto, você tenha aprendido como fazer muda de arruda, sem dificuldades. Contamos também que as dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com esse cultivo. Vamos realmente gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: