Grama morrendo: Veja como recuperar seu gramado

A sua grama está morrendo? Então você está no lugar certo! Vem com a gente aprender como recuperar o seu gramado hoje mesmo.

De fato, quando se opta por gramas naturais, esses problemas podem acabar acontecendo sem o cuidado adequado. Em alguns casos, não se estende por todo o gramado, mas pode acabar atingindo pontos específicos, deixando-os secos e com falhas.

Publicidade:

De qualquer forma, reunimos aqui informações que vão te ajudar muito a reverter esse processo para manter o tapete uniforme e verdinho. Além disso, você vai conhecer os principais cuidados que você deve ter para se evitar transtornos relacionados.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Grama morrendo: Veja como recuperar seu gramado

Grama morrendo

Em especial durante o inverno, fora certas variedades de alta performance, o gramado tende a perder a sua coloração verde e começa a apresentar folhas amareladas e amarronzadas.

Publicidade:

Isso é um estado de dormência, não significa necessariamente a grama morrendo. Mas, com o início da primavera, o gramado retoma suas características padrões e volta a ficar bonito e vistoso.

Entretanto, é comum passado essa estação a grama apresentar falhas devido ao tempo em que passou sem as condições adequadas para o seu desenvolvimento.

Até porque o crescimento da planta é consideravelmente reduzido nesses períodos. O que torna ainda mais difícil a regeneração que ocorre de maneira natural.

Além disso, durante as estações frias aumenta-se muito a probabilidade do surgimento de fungos, que é uma outro fator que pode está fazendo a grama morrer. Isso acontece pelo excesso de umidade e das baixas temperaturas.

Um outro motivo provável, que inclusive pode aparecer em qualquer estação, são as infestações de insetos.

Algumas pragas se alimentam das raízes do seu gramado, outras da seiva, o que consequentemente vai deixando a aparência com um aspecto seco e pode sim levar a morte das plantas.

O que fazer para recuperar o gramado?

Antes de tudo, você tem que saber que é indispensável utilizar fertilizantes apropriados para fornecer ao gramado os nutrientes necessários para que ele se recupere. Isso é fundamental especialmente depois do inverno.

Mas, de uma forma geral, a adubação deve ser feita com frequência. Esse é o elemento principal para recuperar o seu gramado.

Depois, é necessário identificar os possíveis problemas que estejam atacando a vitalidade das plantas e utilizar inseticidas, se for o caso.

Em alguns casos, é importante também arar a terra para que os adubos possam penetrar o solo de forma mais eficaz.

Para que você aprenda como fazer o seu gramado voltar a ficar perfeito com dicas simples, confira o passo a passo no vídeo abaixo.

Agora que você já sabe o que fazer com grama morrendo, confira abaixo alguns erros que contribuem para o aparecimento desses problemas comuns e como cuidar adequadamente do seu gramado.

Como cuidar do gramado corretamente?

Parte da causa de um gramado com partes secas, desiguais, falhas, coloração amarelada, etc, está ligada ao manejo errado por parte de quem cuida.

Dessa forma, além do que já foi mencionado, outros elementos desempenham papel essencial para a manutenção de uma boa aparência da grama.

1. Rega

A grama precisa sim ser irrigada com frequência, em especial em variedades como a Esmeralda e a São Carlos, que são umas das mais comercializadas.

Com a falta de água as plantas, que geralmente ficam expostas ao sol, vão acabar secando. Mas dê preferência em fazer isso pela manhã, porque, como mencionamos, o excesso de umidade pode causar o aparecimento de fungos.

2. Corte correto

Existem aqui dois pontos importantes nesse aspecto do cultivo de um gramado. O primeiro é que não se deve esperar o gramado estar grande para realizar a poda. Em geral, a grama deve ser mantida entre 2 a 5 centímetros de altura.

Quando se espera muito para cortar a grama, você poderá está cortando já a partir do caule dessas plantas, o que gera uma aspecto de palha seca. O ideal é cortar somente as folhas e ir mantendo assim.

Outros problemas relacionados são:

  • Maior propagação e desenvolvimento de ervas daninhas;
  • Corte raso, ou seja, quando se reduz muito a área das folhas responsáveis pela fotossíntese. O que consequentemente vai interferir no desenvolvimento do gramado, enfraquecendo toda vegetação.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Com todas essas informações ficou mais fácil saber como recuperar grama morrendo, não é? Bom, esperamos que sim e que outras dúvidas possam ter sido esclarecidas também.

Conta pra gente o que você achou e se conseguiu bons resultados. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *