Como ter morangos grandes? Dicas para ele crescer

Todo mundo que cultiva essa fruta quer saber como ter morangos grandes, não é mesmo? Vem com a gente aprender essas dicas incríveis.

Reunimos nesse artigo tudo o que você precisa saber para melhorar muito a sua produção e fazer os frutos crescerem. Além disso, com informações que você vai ter, o cultivo também será otimizado em relação a quantidade produzido por pés.

Publicidade:

E, vale dizer, tudo isso pode ser aplicado tanto em plantações maiores, como em cultivos caseiros, que tem se tornado cada vez mais comum. Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Como ter morangos grandes?

Como ter morangos grandes

Para entender como ter morangos grandes, antes de tudo, você deve conhecer as condições ideais para o seu desenvolvimento, bem como, os principais nutrientes que essa planta demanda.

Se atentar as especificações e necessidades do morangueiro é parte essencial para um manejo correto, o que vai afetar diretamente a quantidade, tamanho e qualidade dos frutos.

Publicidade:

Dessa forma, os cuidados e preparações devem se dar desde o momento do plantio para que a colheita seja realmente satisfatória. Mas, vale mencionar que, a nutrição recorrente, feita com adubos e fertilizantes, é a chave principal para se ter bons resultados.

Dito isso, confira abaixo dicas preciosas que vão te ajudar muito a alcançar os seus objetivos de produção.

Dicas para fazer o morango crescer

1 – Prepare a terra para o plantio

Essa é uma etapa essencial, uma boa germinação te fornecerá mudas fortes e saudáveis. Para que isso aconteça é necessário que a terra possua algumas características essenciais.

Em primeiro lugar, você deve proporcionar uma terra fértil e rica em matéria orgânica para que os morangueiros possam se desenvolver plenamente.

Por isso, utilize aliados nesse momento: os adubos, que podem ser orgânicos ou minerais, e o húmus de minhoca.

É importante também que o solo seja arenoso-argiloso, possuindo uma textura mais fofa, para que haja uma boa absorção e ainda que exista uma boa drenagem.

2 – Escolha bem o local de cultivo

Você deve escolher o local de cultivo baseado nas necessidades da planta em relação a exposição solar e temperaturas ideais.

Sendo assim, o que você precisa saber inicialmente é que para que a sua planta produza frutos grandes e de qualidade é necessário no mínimo 4 horas de luminosidade solar direta.

Mas também deve-se estar atento a temperaturas muito altas, porque pode acabar prejudicando o vegetal. Por isso, sempre opte por locais onde a incidência do sol se dá pela manhã, porque as temperaturas são mais amenas.

3 – Forneça os nutrientes que a planta precisa

Uma das coisas mais importantes que deve ser levado em consideração quando o assunto é sobre como ter morangos grandes, é uma nutrição apropriada.

Dessa forma, os principais elementos que devem ser fornecidos são: Potássio – Cálcio – Boro.

Mas para uma alta produtividade, você deve ainda complementar o substrato, além dos já citados, com nitrogênio e zinco.

Você pode comprar fertilizantes em lojas de produtos agrícolas, mas também pode utilizar receitas caseiras, como sobras de alimentos, por exemplo, para fornecer esses nutrientes.

Se você tem uma plantação de pequeno ou médio porte, pode ser interessante aprender um preparo caseiro. Confira abaixo uma receita que selecionamos para você aplicar nos seus pés de morango e se surpreender com os resultados.

4 – Atenção aos fungos e pragas

A junção de todos esses elementos, somados com uma rega que deve ser feita constantemente, cria-se um ambiente muito propício para o aparecimento de fungos e pragas.

Em alguns casos, como fungos específicos, a produtividade dos pés podem cair mais de 70%. Por isso você deve ir retirando as folhas mais antigas e não permitir que os frutos encostem na terra, então, dê preferência por plantas pendentes.

Você pode utilizar inseticidas e produtos para tratar as infestações. Mas, da mesma forma, é possível preparar alternativas caseiras para ajudar na prevenção e tratamento desses transtornos.

Uma receita simples e natural é:

  • 50 ml de leite integral;
  • 450 ml de água;

Depois de misturar é só pulverizar a mistura nas folhas, na parte superior e inferior, e nos caules.

Observação: não se deve guardar a solução para aplicar depois. Portanto, faça só a quantidade que irá utilizar para pulverizar as plantas.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Quer uma última dica legal para trazer ainda mais benefícios nos seus resultados? Utilize bicarbonato de sódio no substrato, polvilhando uma pouca quantidade ao redor do caule.

Isso vai fazer com que os morangos fiquem mais doces e tenha a sua acidez reduzida.

Agora que você sabe como ter morangos grandes, não perca tempo e experimente aí no seu cultivo. Tenho certeza que seguindo essas recomendações a sua produção melhorará muito.

Fala pra gente depois o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: