Quanto tempo demora para germinar grama esmeralda?

Quer descobrir quanto tempo demora para germinar grama esmeralda? Vem com a gente conferir essa e outras informações sobre essa variedade da planta.

Reunimos nesse artigo, além desse assunto específico, muitos outros relacionados para esclarecer suas dúvidas sobre o plantio e as características principais desse tipo de grama.

Publicidade:

Vale dizer que, são dúvidas realmente comuns, visto que essa é uma das espécies mais comercializadas, pelo seu custo benefício e também pelas suas características que permitem que ela se adapte bem a diversos climas.

Mesmo assim, é necessário analisar alguns aspectos fundamentais do local onde a grama será plantada para se certificar de que a Esmeralda é o tipo mais recomendado. Se interessou? Então continue a leitura para saber tudo isso.

Quanto tempo demora para germinar grama esmeralda?

Quanto tempo demora para germinar grama esmeralda

Publicidade:

A grama esmeralda demora cerca de 15 a 20 dias para germinar. Claro, se todo processo necessário, que deve ser feito antes do plantio da semente, for feito de forma adequada.

Ou seja:

  • Escolha ideal do local – com boa incidência de luz solar direta;
  • Preparação do solo;
  • Correção da terra, caso necessário;
  • Fertilização.

No caso de utilizar mudas já germinadas ou os tapetes para plantar a grama, o período para o enraizamento médio é de cerca de 30 dias.

Em ambos os casos, é muito importante que nesse período, especialmente, as regas sejam frequentes, de preferência duas vezes por dia, principalmente porque ao mesmo tempo a grama necessita de temperaturas quentes para um bom desenvolvimento.

Passado esse período, você pode reduzir a irrigação para uma vez por dia. Para a plantação com sementes, o ideal é esperar que a planta atinja cerca de 5 centímetros. Nesse caso, dê preferência a molhar o gramado pela manhã.

Dessa forma a água vai sendo absorvida gradualmente durante o dia e as raízes não ficarão encharcadas, o que pode acabar matando a plantação.

Bom agora que você já sabe quanto tempo demora para germinar grama esmeralda, vamos conferir algumas características dessa variedade?

Principais características da grama esmeralda

Quanto tempo demora para germinar grama esmeralda

Antes de tudo, é importante saber que a terra do plantio deve ser bastante fértil e com uma boa quantidade de matéria orgânica. Por isso o ideal é preparar o solo antes de plantar a sua grama.

Basicamente essa preparação se dá com a limpeza da área e a adubação. A fertilização também é importante para ir repondo esse nutrientes no decorrer do tempo e para suprir alguma carência, como cálcio, nitrogênio, fósforo, etc.

Justamente pelo solo fértil e irrigações constantes, é comum o aparecimento de ervas daninhas, que devem ser retiradas manualmente, pois acabam comprometendo o desenvolvimento das plantas.

Dito isso, vamos conhecer as características fundamentais dessa variedade de grama:

1. Porte

Essa é uma grama de folhas médias, chegando a uma altura média de 15 cm, e sua espessura é intermediária.

Mas é muito importante manter a poda em dia, o ideal é manter a grama em cerca de 2 cm de altura e ir cortando sempre que esse limite for sendo atingido.

2. Iluminação ideal

Como já mencionamos, essa grama precisa de incidência solar direta. Isso deve acontecer por no mínimo 6 horas diárias.

No inverno normalmente a grama começa a apresentar uma coloração entre o amarelo e o marrom, entrando em estado de dormência.

Por isso a escolha do local é fundamental para que haja um bom desenvolvimento do gramado. Sendo assim, nada de ambientes úmidos e sombreados. O ideal é o plantio em áreas abertas que recebam luminosidade plena.

3. Resistência

Essa é uma grama que possui um enraizamento profundo, e uma ótima densidade o que lhe confere uma boa resistência em relação a vários fatores, como por exemplo, pragas, doenças e situações climáticas.

Mas se tratando de pisoteio, possui uma resistência média. Por isso não é recomendado o uso para áreas esportivas profissionais ou espaços com grande trafego de pessoas. Existem outras variedades mais indicadas para esses casos.

Conclusão

Saber quanto tempo demora para germinar grama esmeralda e as outras características dessa variedade da planta é muito importante para analisar se os ciclos estão acontecendo dentro do prazo correto.

Da mesma forma, é essencial para analisar se essa espécie se encaixa nas especificações do seu projeto.

Bom, espero que as informações do texto tenham sido úteis para você e que as dicas te ajudem a manejar melhor o seu gramado. Conta pra gente o que você achou, vamos gostar de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: