Como fazer o morango produzir o ano todo?

Quer saber como fazer o morango produzir o ano todo? Então vem com a gente conferir essas dicas incríveis.

Não importa se você possui uma grande plantação e quer aumentar os seus lucros com a venda desse fruto ou mesmo se você resolveu cultivar em casa e deseja ter essa delícia sempre a disposição.

Publicidade:

Reunimos nesse artigo informações essenciais para uma boa produção, seja em termos de quantidade quanto em qualidade. Você ainda vai aprender uma receita caseira que vai te surpreender pelos resultados que trará nos seus morangueiros.

Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.

Como fazer o morango produzir o ano todo?

Como fazer o morango produzir o ano todo

Para saber como fazer o morango produzir o ano todo você deve levar em consideração os elementos principais que possibilitam que a planta se desenvolva plenamente e o ambiente ideal para que essa produção se prolongue.

Publicidade:

O morangueiro é um tipo de planta bastante frágil, e inúmeros fatores podem levar ao comprometimento da produção, bem como, da viabilidade de cultivo.

O fator que determina uma melhor produção em certos meses do que em outros, está intimamente ligado, dentre outras coisas, com as condições climáticas.

Clima e temperatura ideal para morangos

É necessário para um desenvolvimento adequado uma exposição solar direta de 6 horas por dia. Entretanto, também deve se ter cuidado com as temperaturas muito altas, sendo o ideal entre 13°C e 26°C.

Sendo assim, recomenda-se que o início do cultivo se dê entre abril e maio, que é quando o clima está mais propício para as necessidades dessa planta.

No cultivo convencional é importante se atentar aos meses, porque como a plantação fica exposta está sujeita a sofrer prejuízos com mudanças bruscas climáticas.

Como por exemplo, chuvas fortes ou constantes, geadas, umidade excessiva, temperaturas elevadas, dentre outras coisas.

Se o cultivo se der em uma estufa, esses elementos podem ser melhor controlados, o que consequentemente aumenta a produtividade, sendo muito mais fácil conseguir que os pés produzam frutos o ano todo.

Até porque controla também a ocorrência de pragas e fungos que, em alguns casos, reduzem em mais de 70% a produção da plantação.

Já em plantações caseiras, você deve escolher bem o local para atender essas demandas. Ou, caso cultive em vasos, pode ir alterando a posição deles para aproveitar melhor o sol no decorrer do dia.

Como deve ser a irrigação

A irrigação é outra parte essencial, isso porque ao mesmo tempo que é uma planta que demanda muita luminosidade solar, também necessidade de muita água.

Para que haja um bom desenvolvimento e uma produção que dure o ano todo, a terra deve ser mantida úmida, mas nunca encharcada.

Dessa forma, caso a sua plantação seja grande você pode optar por uma irrigação por gotejamento, que vai atender perfeitamente a necessidade da planta e o valor de investimento não é caro, se comparado a sistemas automáticos.

Já se você for regar as suas plantas manualmente, é importante fazer isso todos os dias, de preferência no período da manhã, assim a água irá sendo absorvida durante o dia. Em dias muito quentes, você vai precisar irrigar duas vezes por dia.

Atenção: os frutos não devem ser molhados. Então tenha cuidado quando for fazer a irrigação para evitar esse contato.

Como preparar o solo para plantar o morango

Um outro muito importante, é claro, é  a qualidade do solo. Dessa forma, a planta deve está sendo devidamente nutrida pelo substrato onde será cultivada.

Por isso, é indispensável preparar o solo e adequar a terra para atender as necessidades do morangueiro.

As características principais dessa terra são: deve ser arenosa-argilosa, ser muito fértil, com textura fora, boa drenagem e rica em matéria orgânica.

Você pode comprar adubos industrializados ou preparar um adubo caseiro. De qualquer forma, o legal é você misturar uma terra de qualidade com algum composto orgânico ou húmus de minhoca.

Agora que você já sabe como fazer o morango produzir o ano todo levando em consideração todos esses elementos essenciais, vamos te ensinar um segredo.

A chave de ouro para garantir uma boa produção está na fertilização constante dos morangueiros para fornecer a eles nutrientes específicos para o seu desenvolvimento.

Receita caseira para fazer morango produzir o ano todo

Da mesma forma, se você preferir, ou tiver uma plantação de grande porte, pode optar por comprar esse produtos naturais em lojas de produtos agrícolas.

Mas, caso você queira aprender uma receita caseira que funciona muito bem e vai te ajudar a produzir morango o ano todo, confira o vídeo abaixo.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que com todas as informações você tenha esclarecido a sua dúvida sobre como fazer o morango produzir o ano todo e que as dicas te ajudem na sua plantação.

Conta pra gente depois o resultado, vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *