Espaçamento para alface: Qual o espaço ideal para plantar?

Você sabia que é de extrema importância saber qual é o espaçamento para alface? Isso evita que as plantas se amontoem e sejam prejudicadas no seu desenvolvimento.

Vale mencionar que, além da questão principal, que é a produtividade, não respeitar essa distância entre as plantas pode dificultar ainda o controle de pragas e ervas daninhas.

Publicidade:

Seja para hortas grandes ou cultivos menores, essa informação é indispensável para bons resultados de colheita. Por isso mesmo preparamos esse artigo para você esclarecer essa e outras dúvidas sobre o cultivo dessa hortaliça.

Então, vem com a gente descobrir como ter uma horta de alface perfeita, levando em consideração essa e outras recomendações.

Vamos lá? Continue a leitura.

Publicidade:

Espaçamento para alface: Qual o espaço ideal para plantar?

Espaçamento para alface

O espaçamento para alface ideal é entre 30 e 40 centímetros de distância entre os pés. Isso vai variar de acordo com a variedade que será cultivada.

Por exemplo, a alface americana, como apresenta folhas maiores, o espaçamento deve ser de 40 cm. Já para a variedade comum, 30 centímetros já será suficiente.

Mencionamos no início que respeitar esse espaçamento é fundamental para que a sua produção seja satisfatória. Isso acontece por vários motivos. Sendo um deles, o melhor aproveitamento dos fatores essenciais para o cultivo.

Por exemplo, a água, os nutrientes da terra, a luminosidade solar, os fertilizantes, dentre outras coisas.

O que acontece é um grande prejuízo para a alface, porque os nutrientes e elementos que deviam ser distribuídos de forma igualitária, são colocados em competição para diversos pés, causando assim um déficit.

Consequentemente a maturação da plantação não será uniforme, bem como, o desenvolvimento das plantas será prejudicado.

Essa regra se aplica a qualquer tipo de cultivo, até mesmo em vasos. Logo a quantidade de alfaces que podem ser produzidas nesses recipientes são menores. Mas não se preocupe! Não é necessário replantar a hortaliça a cada colheita.

Para colher e permitir que os pés continuem produzindo, você pode ir retirando as folhas externas maiores e deixando as menores para que continuem crescendo.

Ou, você pode optar por retirar as folhas e deixar ao menos três centímetros de caule na base. Dessa forma, o seus pés continuarão a produzir por muito mais tempo, sem a necessidade de um replantio.

Agora que já esclarecemos o espaçamento para alface ideal e detalhamos os motivos para que essa especificação seja respeitada, confira outras informações importantes que vão fazer toda diferença para a sua horta.

Como plantar alface corretamente

Como sabemos, a alface é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil. Por isso, além de ter uma grande produção no país, muitas pessoas também passaram a se interessar em cultivar o alimento em casa.

Principalmente para que seja mais viável consumir o produto livre de agrotóxicos, que ao contrário, na produção em grande escala a presença dessas substâncias são praticamente regra.

Então, independendo se você tem uma grande plantação, ou tem/pretende ter uma hortinha em casa, alguns aspectos devem ser considerados para se ter bons resultados. Vamos conferir?

1 – Solo

Temos que levar em consideração que essa planta possui raízes finas e sensíveis. Por isso, a terra deve ser fofa e possuir um bom sistema de drenagem para se evitar o encharcamento.

Também é imprescindível que seja uma terra fértil e rica em matéria orgânica. Por isso, normalmente é necessário preparar o solo para alface, utilizando adubos naturais antes de começar o ciclo de plantio.

2 – Luminosidade ideal

A alface precisa de uma boa iluminação para o seu desenvolvimento. Entretanto, se for exposta a incidência solar direta, em especial no início do ciclo, o resultado será um desenvolvimento precoce e folhas amargas.

Por isso, o ideal é evitar essa exposição no início e plantar em uma área bem iluminada. Quando as plantas atingirem uma certa maturidade, podem receber luz do sol, mas dê preferência para onde o sol incide pela manhã, onde as temperaturas são mais amenas.

3 – Fertilizante

Também é muito importante a utilização de fertilizantes para suprir algumas carências específicas desse vegetal e repor nutrientes para o solo.

Você pode usar ingredientes naturais para isso, como a casca de ovo ou a borra de café, ou optar por comprar esse produto industrializado. Em ambos os casos, para bons resultados, é necessário fazer isso com frequência.

4 – Pragas e fungos

Dentre os problemas que podem acontecer está principalmente o aparecimento de lagartas e fungos nos pés. Da mesma forma, você pode utilizar receitas naturais para ajudar a evitar esses transtornos e também para tratar a infestação.

Confira o vídeo para aprender uma dessas receitas que vai te ajudar muito, tanto para o cultivo da alface como para outras hortaliças.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Por fim, esperamos que as informações do texto tenham esclarecido a sua dúvida sobre espaçamento para alface e muitas outras para que a sua horta produza com muito mais vitalidade.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: