Qual a melhor época para plantar alface?

Você sabia que é preciso levar em consideração qual a melhor época para plantar alface?

Pois é! Conhecer essa especificação vai garantir que a sua plantação se desenvolva plenamente, já que o clima é um fator decisivo em todas as etapas de cultivo.

Publicidade:

Mas não se preocupe, você está no lugar certo! Reunimos aqui essa e outras informações importantes para que você saiba e entenda quais sãos os meses mais indicados para iniciar a sua horta de alface.

Você também vai conhecer mais sobre a influência da lua na agricultura e, baseado nisso, qual a fase mais propícia para que o desenvolvimento dessa planta aconteça da melhor maneira possível.

Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Publicidade:

Qual a melhor época para plantar alface?

Qual a melhor época para plantar alface?

A melhor época para plantar alface é entre os meses de fevereiro e agosto. Isso porque as temperaturas nesse período são mais amenas e não ocorre chuvas com muita intensidade.

A alface é uma planta que precisa sim receber uma boa luminosidade solar, entretanto, principalmente no início do ciclo de vida, expor os pés a altas temperaturas interfere no desenvolvimento dessa hortaliça, acontecendo de forma precoce.

O resultado disso são folhas menores e com um gosto amargo característico. Por isso, o ideal é que a incidência da luz do sol acontece dentro desse período do ano e de preferência pela manhã e final da tarde.

Vale dizer que, no início do cultivo, quando as mudas germinaram a pouco tempo, é melhor evitar a exposição direta.

A grande quantidade de volume de chuvas pode também acabar prejudicando muito o seu plantio, caso você tenha uma horta externa.

De fato a rega frequente é indispensável para que se produza folhas suculentas. Mas o excesso de água pode literalmente matar toda a plantação. Por isso mesmo, você precisa se certificar que o local do cultivo possui também uma boa drenagem.

As raízes dessa hortaliça são finas e sensíveis, não podem ficar encharcadas. Sendo assim, manter as condições estáveis para o seu desenvolvimento, é parte decisiva no processo de produção.

Qual a melhor lua para plantar alface?

Muitas pessoas acreditam que a lua não exerce nenhuma influência na agricultura. Mas na realidade, o que parece ser uma crendice popular, tem comprovação científica.

Da mesma forma que podemos atestar a influencia das fases da lua em relação as marés, devido a sua força gravitacional, acontece também com os vegetais.

Isso porque esse fenômeno está intimamente ligado com a quantidade de seiva que percorre a planta nesse período.

Outro fator que se deve levar em conta é a própria iluminação lunar, que acelera a germinação das sementes, bem como o crescimento dos pés.

Por isso mesmo, a depender da fase da lua, o cultivo de certos alimentos podem se beneficiar ou se prejudicar. Mas, e no caso da alface? Qual é o momento ideal nesse aspecto?

A resposta é a lua cheia.

Por estar no ápice da iluminação e da força gravitacional a seiva da planta sobe e, com isso, se concentra totalmente nas folhas e ramos.

Sendo assim, é a lua ideal para o cultivo dessa e de outras hortaliças. Flores também se beneficiam do cultivo nessa fase.

Agora que você já conhece qual a melhor época para plantar alface e também qual a fase da lua mais indicada, confira um vídeo muito interessante para você aprender a cultivar, de forma simples e completa, a hortaliça aí na sua casa.

Seguindo esse passo a passo, que se dá desde a germinação das sementes até a colheita, você vai conseguir ótimos resultados.

Principalmente porque além das etapas, no vídeo você vai conhecer diversas dicas que fazem toda a diferença no final.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Espero que a sua dúvida sobre qual a melhor época para plantar alface tenha sido devidamente esclarecida, bem como, que as informações que reunimos aqui tenham sido úteis para você.

Vale lembrar que a terra para o plantio da sua hortaliça deve ser bastante fértil e rica em matéria orgânica. Por isso, aposte em adubos naturais e fertilizantes regularmente para repor esses nutrientes necessários.

Conta pra gente o que você achou e como foi a sua experiência seguindo essas recomendações. Vamos gostar muito de saber.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *