Couve gosta de sol ou sombra?

Afinal, couve gosta de sol ou sombra? Para iniciar o plantio essa é uma das questões essenciais que devem ser levadas em conta para se conseguir bons resultados.

Como muitas pessoas passaram a se interessar em ter uma hortinha, o cultivo dessa hortaliça cresceu proporcionalmente. Especialmente pela possibilidade da plantação em vasos. Com isso, mesmo em locais pequenos, como apartamentos, a cultura é possível.

Publicidade:

Então, para esclarecer essa e outras dúvidas comuns, preparamos esse texto. Reunimos aqui informações que vão te ajudar a entender as demandas essenciais dessa planta para se garantir um ótimo desenvolvimento.

Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Couve gosta de sol ou sombra?

Couve gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Respondendo diretamente, podemos dizer que a couve gosta mais de sol do que de sombra. Mas, de fato, o cultivo ideal se dá em meia sombra, ou seja, é necessário uma incidência solar direta por algumas horas e um sombreamento parcial.

Entretanto, de uma forma geral, para que o plantio cresça de forma adequada, o local escolhido deve possuir uma alta luminosidade durante todo o dia.

Mas, vale dizer que, apesar de demandar tanto em relação a exposição solar, de forma direta e indireta, o clima no qual essa hortaliça está adaptada varia entre ameno e frio. Portanto, é muito importante respeitar a melhor época para se iniciar a plantação.

Visto que esses dois elementos precisam ser oferecidos em conjunto, e uma exposição em altas temperaturas afeta grandemente a qualidade, tamanho, aparência e sabor das folhas.

Já em locais onde os invernos são rigorosos pode haver também prejuízos no ciclo da couve, retardando o crescimento. Portanto, a faixa ideal de temperatura fica entre 14ºC a 20ºC.

É importante mencionar que existe uma grande variedade de cultivares, e, em alguns casos, umas são mais resistentes que as outras às grandes variações de temperatura, podendo ser cultivada praticamente o ano todo e em todas as regiões, se alguns cuidados forem tomados.

Todavia, de uma forma geral, o melhor momento para se plantar couve é durante o outono ou inverno.

Agora que você já sabe se couve gosta de sol ou sombra, confira outros elementos importantes para garantir ótimos resultados aí na sua horta.

Como cuidar de um pé de couve?

Couve gosta de sol ou sombra

Além do que já foi mencionado, alguns cuidados relacionados ao manejo correto dessa planta devem ser considerados. Vamos conferir?

  • Intervalo entre as regas: a rega deve ser feita a fim de manter o solo sempre úmido. Mas atenção! Tenha muito cuidado com o excesso de água, além de prejudicar muito a raiz, pode tornar o ambiente mais propício ao aparecimento de pragas comuns nessa planta, por exemplo: pulgões, formigas e lagartas;
  • Características do solo: o solo deve ser leve, ter um aspecto fofo e, acima de tudo, possuir uma boa drenagem. Justamente pela irrigação constante e pelos problemas que o acúmulo de líquido pode causar. Além disso, é essencial que seja um substrato fértil, rico em matéria orgânica;
  • Especificações para plantio no solo: de uma forma geral, o espaçamento recomendado é de 1 metro entre as linhas e 50 centímetros entre as plantas;
  • Especificações para cultivo no vaso: o recipiente escolhido deve possuir no mínimo 20 centímetros de profundidade e diâmetro.

Informações adicionais:

  • Você pode utilizar na adubação, esterco de animais curtido, húmus de minhoca, cama de frango, terra de compostagem, etc;
  • Para agregar drenagem ao solo, misture uma pequena quantidade de areia grossa a terra vegetal;
  • O cultivo se dá por sementes ou por talos. Você pode realizar o plantio diretamente no solo, ou preferir realizar o ciclo inicial numa sementeira. Sendo assim, quando a planta atingir 10 centímetros, você pode fazer o transplante;
  • O ciclo de vida da couve é de dois anos;
  • A colheita das folhas geralmente começa entre 10 a 16 semanas após o plantio. Esse processo deve ser feito retirando sempre as folhas mais externas. Para que a produção continue, mantenha cerca de 5 folhas mais próximas do caule.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido muitas questões relacionadas ao cultivo dessa hortaliça, além do assunto principal do texto, isto é, esclarecer se couve gosta de sol ou sombra e também as condições climáticas mais adequadas.

Conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência com essa cultura.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: