Amarílis gosta de sol ou sombra?

Essa é espécie brasileira belíssima, que popularmente é chamada de açucena, atrai muitos interessados no seu cultivo. Mas afinal, amarílis gosta de sol ou sombra?

Sem dúvidas, essa é uma das principais questões relacionadas ao cultivo dessa flor. Isso porquê, oferecer as condições ideais de exposição solar define um bom desenvolvimento da planta e consequentemente a qualidade e processo de floração.

Publicidade:

Inclusive, se essas necessidades não forem atendidas, é possível que a planta não apresente flores e adoeça. Para além disso, existem outros cuidados que devem ser considerados se você quer bons resultados com a amarílis.

Pensando em esclarecer todos esses assuntos, preparamos esse texto! Aqui reunimos muitas informações que vão garantir um desenvolvimento pleno e saudável da sua plantinha. Vamos lá? Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Amarílis gosta de sol ou sombra?

Amarílis gosta de sol ou sombra

Com certeza, amarílis gosta mais de sol do que de sombra. Para que você entenda o porquê, antes de tudo é necessário saber que essa é uma planta nativa de regiões com climas tropicais.

Por isso, é importante oferecer no mínimo 6 horas de incidência solar diária. O restante do dia o cultivo pode se dar em meia sombra, ou seja, em um ambiente coberto mas que possibilite ainda bastante luz natural indireta.

Entretanto, você também pode cultivá-la a sol pleno, isto é, em ambientes abertos. Essa é uma espécie resistente e bastante adaptável, portanto você pode plantá-la em jardins ou vasos, tendo em mente que é muito importante que o local escolhido para o plantio ofereça muita luminosidade.

Se você mora em um apartamento que não possui quintal, varanda ou sacada, o ideal é posicionar a planta perto de locais que ofereçam esse elemento o máximo possível, como janelas iluminadas, por exemplo.

Diante disso, nunca deixe a amarílis em locais sombreados, sem a exposição solar ela definha aos poucos e não vai apresentar flores.

Contudo, é importante ainda considerar um outro fator importante para o plantio, as correntes fortes de vento. Isso deve ser evitado, já que pode atrapalhar muito a floração dessa espécie.

Então, antes de escolher o local aonde você vai plantar, analise se este está de acordo com essas especificações.

Por fim, apesar da sua resistência, a média de temperatura considerada ideal para o desenvolvimento da amarílis fica entre 15 e 20 graus.

Agora que você já sabe se amarílis gosta de sol ou sombra, confira outras informações, tão importantes quanto essa, para manejar corretamente essa planta.

Como cuidar da amarílis?

Amarílis gosta de sol ou sombra

Para cuidar da amarílis, basicamente você precisa tentar oferecer o máximo das condições na qual ela está adaptada. Com isso, você vai conseguir proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento dessa planta, bem como otimizar o ciclo de floração.

Assim, além de folhas bonitas e viçosas, quando chegar o momento da flor da amarílis brilhar, terá um aspecto incrível e durará muito mais.

Vale mencionar uma particularidade, existe um momento de dormência da planta. Nesse período ela perde as folhas e as hastes florais, o que faz com quê muitas pessoas pensem que ela morreu.

Na realidade o vegetal está se preparando para uma nova floração. Que, inclusive, pode se apresentar em diversas cores, a depender da variedade cultivada.

Dito isso, vamos às recomendações de manejo:

  • Rega: a irrigação deve ser feita de forma moderada. Portanto, nada de encharcar o solo, isso pode ser muito prejudicial. O intervalo entre as regas vai variar de acordo com o clima da sua região, mas, de uma forma geral, não se deve ultrapassar três vezes na semana;
  • Solo: o solo precisa ser fértil, enriquecido com boas quantidades de matéria orgânica. Além disso, precisa ser leve e possuir uma boa drenagem. Lembrando que essa é uma planta de bulbo e essa estrutura na base da planta não pode ser completamente enterrada;
  • Adubação: deve ser feita ao preparar a terra e refeita, de preferência, a cada mês, para repor nutrientes essenciais. Você pode utilizar por exemplo, esterco curtido, húmus de minhoca, farinha de ossos e até mesmo receitas caseiras de adubos orgânicos. Evite fazer esse processo durante a fase de hibernação.

Atenção: no momento de dormência você deve reduzir o fornecimento de água, além de ser uma exigência da planta, como esse processo acontece durante o inverno, o solo acaba retendo mais água por causa da umidade do ar.

Faça também o controle de possíveis ervas daninhas. Essas plantas competem pelos nutrientes do solo e pela água, o que pode prejudicar a saúde da sua amarílis.

Além disso, você pode ter que combater também insetos e fungos. Uma dica legal é utilizar um inseticida natural, que utiliza vinagre, detergente e água.

Conclusão

Esperamos que com as informações que reunimos aqui no texto você tenha esclarecido, além da dúvida se amarílis gosta de sol ou sombra, muitas outras questões importantes relacionadas a esse cultivo.

Dessa forma, contamos que você consiga resultados excelentes com a sua plantinha. Conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com essa espécie.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: