Um pé de tomate produz quantos quilos?

Afinal, um pé de tomate produz quantos quilos? Se essa é uma dúvida sua, então você está no lugar certo!

Reunimos muitas informações nesse texto para responder essa e outras questões comuns entre as pessoas que cultivam esse alimento.

Publicidade:

Dessa forma, você poderá ter uma média do que esperar da sua plantação. Você ainda vai poder conferir formas de ajudar a sua planta a produzir mais e com maior qualidade, oferecendo condições adequadas para o seu desenvolvimento.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Publicidade:

Um pé de tomate produz quantos quilos?

Um pé de tomate produz quantos quilos

Um pé de tomate produz em média de 5 a 6 quilos de frutos. Mas, claro, essa produtividade vai depender de uma série de fatores e do sistema de cultivo.

Um desses fatores principais  a ser considerado nessa estimativa é o tipo de tomate que está sendo cultivado. Isso porque existe uma variedade desse alimento e cada variação da espécie produz uma certa quantidade média.

Então, para sermos mais específicos, confira abaixo a lista das variações e os quilos médios produzidos por cada espécie:

  • Tomate cereja: em média de 6 a 9 quilos de tomate cereja, a depender do clima. Sendo assim, a produção aumenta quando está mais quente;
  • Tomate carmem: normalmente de 4 a 6 quilos por pé;
  • Tomate grape: a produtividade média é de 8 a 10 quilos de tomate por planta;
  • Tomate italiano: de 5 a 7 quilos;
  • Tomate Débora: da mesma forma, em média produz de 5 a 7 quilos;
  • Tomate holandês: a produtividade esperada fica em torno de 6 a 7 quilos;
  • Tomate Caqui: cerca de 6 a 9 quilos por pé. Esse é um tomate maior, sendo assim, a quantidade de frutos não é tão grande.

De qualquer forma, para se alcançar uma boa produção alguns elementos são indispensáveis, como por exemplo um solo fértil e que possua uma boa drenagem.

Sendo assim, agora que você já sabe a resposta para a pergunta “um pé de tomate produz quantos quilos, em média?” Confira como preparar um adubo para que a sua plantação se desenvolva melhor e, consequentemente, dê mais frutos.

Adubo para aumentar a produção de tomate

Normalmente para grandes plantações se utilizam fertilizantes industrializados. Nesse caso, como se trata de uma receita caseira, é recomendado para se utilizar em cultivos menores, geralmente feitos em casa.

O que tem se tornada cada vez mais comum. Afinal, o tomate é um alimento muito consumido no nosso dia a dia e por outro lado, é um produto que sofre muitos prejuízos pelo grande uso de agrotóxicos na produção em grande escala.

Uma dica geral e essencial para a germinação de sementes é sempre utilizar uma terra rica em matéria orgânica. Assim você terá mudas excelentes para começar o seu plantio, iniciando a produção de forma rápida e com boas quantidades.

Dito isso, confira o que você vai precisar:

  • Casca de ovos;
  • Casca de cebola;
  • Casca de batata;
  • Casca de abóbora;
  • Água.

Veja abaixo no vídeo como preparar essa mistura e aplicar nos tomateiros.

Uma outra receita mais simples é misturar a casca de ovo triturada com sementes de abóbora e polvilhar no substrato. Funciona muito bem também porque une dois nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento da planta: cálcio e fósforo.

Vale dizer que o ideal é fazer essa adubação todos os meses.

Também é possível comprar a farinha de osso e misturar na terra. Esse produto também te dará bons resultados.

Outras dicas importantes:

  • Você pode ir podando as folhas mais baixas da planta, assim que o pé começar a florir. Dessa forma além de aumentar e melhorar a produção, vai evitar também o aparecimento de fungos nessas folhas mais antigas;
  • Como é uma planta alta, o ideal é sempre utilizar uma estrutura para dar suporte ao tomateiro e uma linha que não machuque o pé;
  • É também muito importante podar os chamados “chupões” que são brotações que nascem na diagonal entre o caule principal e o galho de folhas. Essas estruturas acabam recebendo nutrientes da planta, retirando assim força para as estruturas que realmente importam para a produção;
  • O tomate é uma planta suscetível ao aparecimento de pragas e fungos. Você pode evitar e tratar esses problemas com inseticidas naturais. Existem várias receitas, uma delas é: diluir 100 ml de leite para cada 1 litro de água e pulverizar sempre as folhas.

Conclusão

Bom esperamos que, com todas as informações do texto, você tenha esclarecido a dúvida “um pé de tomate produz quantos quilos”. Como vimos, tem uma média, entretanto a quantidade vai variar de acordo com vários fatores.

Experimente as dicas para aumentar a sua produção e depois conta pra a gente o que você achou. Vamos gostar de saber a sua opinião.

Boa sorte e até a próxima.

Publicidade: