Planta jiboia gosta de sol ou sombra?

Uma dúvida comum para qualquer pessoa que comprou, ou ganhou, uma mudinha dessa espécie é: planta jiboia gosta de sol ou sombra?

Essas é uma informação indispensável para se garantir um bom desenvolvimento e aspecto da planta. Respeitar as características e necessidades de cada cultivo é a chave de ouro para se conseguir bons resultados.

Publicidade:

Então, para responder essa e outras questões relacionadas ao manejo dessa espécie, preparamos esse texto cheio de informações. Além disso, você vai ainda aprender uma receita de adubo orgânico caseiro incrível para aplicar na sua planta.

Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Planta jiboia gosta de sol ou sombra?

Planta jiboia gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Para responder de forma direta, a planta jiboia gosta muito mais de sombra do que de sol. Mas isso não quer dizer que ela não precise da luminosidade, apenas que se desenvolve melhor onde a incidência solar não é direta.

Por isso mesmo essa espécie é perfeita para ser utilizada como elemento decorativo de ambientes internos, como salas, quartos e cozinhas, por exemplo. Não é a toa que ultimamente vem se tornando cada vez mais popular.

Assim, para entender melhor essa questão, deve-se ter em mente que essa é uma planta típica de climas tropicais. Sendo assim, apesar de se desenvolver melhor em meia sombra, é uma espécie que é melhor cultivada em temperaturas quentes.

Sendo uma planta trepadeira, na natureza ela se agarra a outras árvores, ou estruturas, e cresce seguindo o sentido da luz do sol. Essa particularidade faz com que o desenvolvimento seja estimulado.

Portanto, não é que ela “não gosta de sol”, mas que levando em consideração as suas características naturais, a luz solar de forma indireta é mais adequada. Assim ela crescerá com muito mais vitalidade.

Lembrando que o tempo que demora uma planta jiboia para crescer vai depender desse e de outros fatores. Mas, de uma forma geral, ela não demora para se desenvolver.

Agora que você já sabe se planta jiboia gosta de sol ou sombra, confira outras informações importantes para o manejo adequado dessa espécie.

Como cuidar da planta jiboia?

Planta jiboia gosta de sol ou sombra

Antes de tudo, vale dizer, que essa é uma excelente escolha para quem não consegue se dedicar tanto aos cuidados com uma planta. Isso porque essa é uma espécie de fácil cultivo e manutenção.

Então, tudo bem esquecer de molhar a jiboia alguns dias, ela não vai definhar rapidamente e você terá tempo para reverter a situação.

Sendo uma planta tropical, ela também demanda umidade, entretanto é muito importante que você se atente a quantidade. Exagerar na irrigação pode provocar muitos problemas. Então, certifique-se de que o solo não fique encharcado.

O ideal é regar três vezes durante a semana, quando o clima estiver quente. Se as temperaturas estiverem mais frias, o intervalo deve ser reduzido.

A poda é importante para garantir força de desenvolvimento. Dessa forma, é indicado que a manutenção da sua plantinha seja feita a cada seis meses, retirando folhas amareladas e danificadas, bem como, galhos que não tiveram uma boa formação.

Ela também é bastante resistente a pragas. A mais comum é a cochonilha, que geralmente acontece pela falta de alguns nutrientes no solo.

Então, para evitar esse problema e garantir que a sua planta jiboia continue se desenvolvendo bem, o ideal é fazer uma adubação com compostos orgânicos a cada três meses.

Não tem dificuldade nenhuma! Basta acrescentar um pouco de húmus de minhoca no substrato ou esterco curtido de animais. Você ainda pode utilizar ingredientes que iriam para o lixo aí na sua casa para preparar adubos caseiros que funcionam super bem!

Quer aprender uma receitinha super simples? Confira!

Receita de adubo orgânico caseiro para planta jiboia

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • Casca de ovos;
  • Borra de café.

Para aprender como preparar a receita, o tempo de maturação, como aplicar e o intervalo de dias para cada adubação, confira o vídeo abaixo que selecionamos. É muito prático e os resultados são realmente incríveis!

Dica: não substitua o substrato em que a muda veio imediatamente, nem mude-a de vaso. Aguarde ela se desenvolver um pouco mais, levando em consideração o ambiente em que agora está inserida.

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre se a planta jiboia gosta de sol ou sombra tenha sido devidamente esclarecida. Da mesma forma, contamos que com as informações sobre o manejo e dicas tenham sido úteis para você.

Experimente o adubo caseiro! Depois conta pra gente os seus resultados. Vamos gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: