Antúrio gosta de sol ou sombra?

Afinal, antúrio gosta de sol ou sombra? Hoje você vai esclarecer essa e outras dúvidas sobre o cultivo dessa planta tão querida pelos brasileiros.

Para se ter uma ideia existem mais de 600 espécies diferentes de antúrio catalogadas em todo o mundo. Justamente por ser tão popular e apresentar uma grande variedade de cores, o interesse nessa planta se mantém sempre grande, de uma forma geral.

Entretanto, é comum ainda haver dúvidas sobre manejos básicos para um bom desenvolvimento do antúrio, bem como, para o ciclo de floração. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Reunimos aqui muitas informações importante nesse aspecto.

Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Antúrio gosta de sol ou sombra?

 Antúrio gosta de sol ou sombra

O Antúrio gosta mais de sombra do que de sol, isso não quer dizer que não existe a necessidade de uma boa iluminação solar, entretanto deve ser proporcionada de forma indireta. Esse cultivo é conhecido como sombreamento parcial.

Então, se você cultivar em vasos, posicione o seu antúrio próximo de janelas ou em varandas, assim você vai estar oferecendo a iluminação adequada e também um ambiente mais fresco, que contribui também para a saúde da planta.

Em jardins maiores, onde a presença de outras espécies fornecem sombreamento, como arbustos e árvores, por exemplo, também é possível plantar diretamente no solo.

Sendo assim, nada de deixá-la em locais escuros ou abafados. A carência da iluminação natural pode gerar muitos prejuízos no ciclo da planta, estagnar o crescimento, contribuir para o aparecimento de patologias e inclusive, levá-la a morte.

Vale dizer que essa é uma planta bastante resistente em relação às variações de temperatura. Isso porque, como mencionamos, existe uma grande variedade de antúrios, sendo umas mais adequadas a regiões com climas frios e outras mais resistentes a altas temperaturas.

Entretanto, de uma forma geral, sendo essa uma planta nativa de regiões predominantemente tropicais, um clima ameno é o mais ideal para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, a faixa onde a mínima seja em média 18ºC e a máxima não ultrapasse 27ºC é perfeita para o antúrio crescer plenamente.

Justamente por isso, o cultivo em vasos em ambientes internos é mais comum, dessa forma se consegue gerir melhor a questão da exposição solar e também da temperatura.

Bom, agora que você já sabe se antúrio gosta de sol ou sombra, confira outras informações importantes sobre o manejo adequado dessa espécie.

Como cuidar do Antúrio?

 Antúrio gosta de sol ou sombra

Antes de tudo, uma boa notícia, essa planta não requer muita dedicação ou cuidados específicos. Por isso, é considerada uma espécie de fácil cultivo, perfeita para quem está iniciando no mundo das plantas.

Além disso, você conta com várias opções de cores para enfeitar a sua casa nos períodos de floração, que acontecem geralmente na primavera ou verão.

Mas não pense que a beleza da planta se limita a esse momento, suas folhas são brilhantes e chamam a atenção quando bem cuidadas.

Então, para garantir um aspecto bonito e saudável do seu antúrio, e também para fazer ele florir, você precisa se atentar ao:

  • Intervalo entre as regas: o intervalo vai variar de acordo com as temperaturas no momento da sua região. Mas, a regra é: o solo precisa ser mantido úmido, mas não encharcado. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e outros problemas com o cultivo;
  • Substrato: apesar de, geralmente, o antúrio já vir plantada em um substrato adequado, o ideal é refazer a adubação com matéria orgânica a cada três meses. Lembrando que o solo também deve possuir uma boa drenagem, pelos mesmos motivos que mencionamos acima;
  • Poda: esse manejo não é necessário, mas você deve ir removendo folhas e estruturas velhas e danificadas com o tempo. Assim, além de melhorar o aspecto da planta, a seiva é direcionada para os galhos certos, contribuindo para a manutenção da saúde do antúrio.

Atenção: essa espécie é considerada toxica. Portanto, tenha o cuidado de mantê-la longe de animais domésticos e crianças.

Conclusão

Esperamos que as informações do texto tenham ajudado a esclarecer, não só a dúvida sobre se antúrio gosta de sol ou sombra, mas também outras questões relacionadas.

Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber como tem sido o seu cultivo e sobre os seus resultados também.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!