Azaleia gosta de sol ou sombra? Veja o que é melhor

Essa é, sem dúvidas, uma das flores mais queridinhas entre as pessoas que cultivam plantas. Mas afinal, azaleia gosta de sol ou sombra?

Conhecer as necessidades dessa espécie é essencial para se garantir um bom desenvolvimento e período de floração. A exposição solar é um desses elementos básicos que devem ser considerados antes de tudo.

Publicidade:

Então, para responder a essa e outras questões relacionadas às condições ideais de cultivo, bem como, os manejos adequados para se ter uma planta sempre bonita e com muita vitalidade, preparamos esse texto.

Vem com a gente descobrir muito mais sobre essa espécie particular e ter ótimos resultados. Continue a leitura.

Azaleia gosta de sol ou sombra? Veja o que é melhor

Azaleia gosta de sol ou sombra

Publicidade:

Para responder de forma direta, a azaleia gosta mais de sombra do que de sol. Entretanto, isso não quer dizer que a exposição solar não seja necessária.

Na realidade, para se desenvolver plenamente, a planta precisa de cerca de 4 horas de exposição solar direta, mas, para o resto do tempo o recomendado é que o cultivo se dê em meia sombra, ou seja, em um ambiente ainda com bastante iluminação natural indireta.

Vale mencionar também que o local de cultivo deve ser escolhido levando em conta que esta é uma planta sensível a grandes volumes de água e ventos em demasia. Por isso, é muito importante protegê-las desses elementos, já que podem morrer facilmente se expostas.

Precisamos considerar que, apesar de serem originárias de países asiáticos, a espécie se adaptou muito bem a regiões de clima tropical aqui no Brasil. Por isso mesmo, um clima fresco e úmido é o ambiente perfeito para que o cultivo tenha bons resultados.

Logo, se você pretende cultivar a sua azaleia em jardins ou espaços diretamente no solo, é importante se atentar a essas questões. Escolha um lugar onde, preferencialmente a incidência solar se dê pela manhã e que forneça a proteção necessária para a planta.

Também é possível plantar em vasos. Nesses casos, certifique-se sempre do recipiente possuir aqueles furinhos para a drenagem adequada da água.

Agora que você já sabe se azaleia gosta de sol ou sombra, confira outras informações importantes para garantir um bom desenvolvimento das suas plantas.

Outros elementos importantes para o cultivo da azaleia

Azaleia gosta de sol ou sombra

Antes de tudo, vale dizer que, diferente da maioria das flores, a particularidade dessa planta é justamente o período de floração. Sendo assim, quando a maioria das flores começam a murchar e encerrar esse ciclo, a azaleia inicia a desabrochar.

Por isso é muito interessante ter essa flor no seu jardim, já que entre abril e junho, época de inverno, é o momento em que a planta inicia a floração. Com isso, associada a outras espécies, você terá flores durante todo o ano.

Dito isso, vamos conferir outros elementos importantes para a azaleia.

  • Solo: o solo ideal deve possuir um pH mais ácido. Precisa ser fértil e possuir uma boa drenagem. Por isso, o ideal é misturar duas partes de terra vegetal para uma de areia grossa e outra de matéria orgânica. Além disso, se você for cultivar em vasos utilize bolinhas de argila expandida no fundo, para facilitar o escoamento da água;
  • Intervalo entre as regas: a azaleia não demanda uma rega frequente. O excesso, pelo contrário, pode ser muito prejudicial. Portanto, só realize a irrigação se o solo estiver seco. Assim, mantenha o substrato levemente úmido;
  • Podas: as podas, bem como, as adubações periódicas, devem ser feitas principalmente após o período de floração. Retire os galhos e flores secas e corte ramos muito compridos.
  • Adubação: além do adubo no preparo do solo, antes do plantio. É importante repor os nutrientes durante o ano e reforçar a adubação após o período de floração. Isso vai garantir uma reposição extra dos elementos para a próxima fase de desenvolvimento das flores.

Dica de adubos orgânicos: você pode utilizar esterco curtido de animais, cama de frango, húmus de minhoca, terra de compostagem. Mas também pode comprar produtos específicos, como fertilizantes e NPK.

Você pode gostar de ler também:

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, além da questão principal do texto, ou seja, se azaleia gosta de sol ou sombra, outras dúvidas comuns relacionadas a esse cultivo.

Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com essa flor belíssima! Vamos realmente gostar de saber sobre os seus resultados.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: