Formigas no pé de morango? Engenheiro agrônomo ensina como acabar com elas

Muitas pessoas, empolgadas e felizes por começarem seus cultivos, se deparam com um problema frustrante: a presença de formigas no pé de morango.

Esses insetos podem causar muitas dores de cabeça, como a danificação das estruturas da plantas, enfraquecimento da seiva e, consequentemente, comprometimento da produção.

Publicidade:

Além disso, é importante destacar que se trata de um problema bastante comum, e por isso, é fundamental saber como agir nessas situações para evitar danos em maiores proporções.

Nesse sentido, trouxemos hoje nesse texto algumas dicas incríveis de um engenheiro agrônomo. Ele ensina como se livrar das formigas de forma natural e acabar com esse transtorno de uma vez por todas.

Portanto, não deixe de acompanhar a leitura abaixo.

Publicidade:

Como acabar com as formigas no pé de morango? Veja as dicas desse engenheiro agrônomo

formigas no pé de morango

Se você está tendo problemas com formigas no pé de morango, saiba que é possível combater essa praga de forma simples.

Vale ressaltar que, especialmente as formigas do tipo lava-pés são uma praga comum na cultura do morango. Todavia, elas não atacam diretamente os morangueiros, mas estão frequentemente presentes devido à sua relação simbiótica com pulgões.

Vamos explicar melhor…

Os pulgões sugam a seiva das plantas de morango e liberam uma substância açucarada. Logo, as formigas são atraídas por essa substância e protegem os pulgões, criando um círculo de terra em volta da planta. Isso permite que os pulgões se reproduzam e continuem a se alimentar da planta.

Para combater essas formigas no pé de morango de forma natural, siga estes passos simples:

  1. Remoção dos montes de terra: primeiramente, comece removendo todos os montes de terra que estão em volta da planta. Isso expõe os pulgões, tornando-os vulneráveis ao controle;
  2. Utilização de inseticida natural: recomenda-se o uso de inseticidas naturais que não sejam tóxicos para humanos, animais ou o meio ambiente. Um exemplo eficiente é um inseticida à base de extrato de alho. Para prepará-lo, bata dentes de alho grandes no liquidificador com 200ml de água. Esse inseticida é eficaz contra pulgões e, consequentemente, ajuda a eliminar as formigas;
  3. Pulverização das folhas: por fim, com o inseticida preparado, utilize luvas para proteger as mãos e pulverize todas as folhas da planta. Isso garantirá que todos os pulgões sejam atingidos e eliminados.

Após o tratamento com o inseticida natural à base de extrato de alho, sua planta de morango estará livre de pulgões e, consequentemente, as formigas também irão embora.

Para que não haja dúvidas sobre o processo e também para que você possa conferir outras informações importantes, confira o vídeo abaixo, onde um engenheiro agrônomo explica tudo em detalhes:

Outras dicas para se livrar das formigas no pé de morango

  • Cinzas de madeira: espalhe cinzas de madeira ao redor da base do pé de morango. As formigas odeiam o cheiro e a textura áspera das cinzas, e isso as impedirá de subir na planta;
  • Cascas de frutas cítricas: coloque cascas de laranja, limão ou grapefruit ao redor do morangueiro. O cheiro cítrico também é repelente para as formigas;
  • Vaselina: aplique uma camada fina de vaselina no tronco do morangueiro. As formigas não conseguem escalar a superfície lisa da vaselina;
  • Água com sabão: prepare uma solução com água e sabão líquido e borrife nas formigas e nos trilhos que elas utilizam. O sabão desidrata as formigas e as mata;
  • Canela: espalhe pó de canela em volta do pé de morango ou faça uma solução com canela em água e borrife nas plantas;
  • Cravo: da mesma forma, você pode espalhar cravos secos em volta do morangueiro ou faça uma infusão com cravos em água e borrife nas folhas;
  • Vinagre: por último, prepare uma solução com vinagre branco e água (na proporção de 1:1) e borrife nas plantas.

Conclusão

Em resumo, se você está tendo problemas de formigas no pé de morango é possível combatê-las adotando medidas simples e naturais.

Como o engenheiro agrônomo explica, as formigas são atraídas pelos pulgões que geralmente se desenvolvem nas plantas. Portanto, a forma mais eficaz de combate é eliminar primeiramente esses insetos.

Esperamos que as dicas desse texto possam te ajudar bastante! Tenho certeza que se aplicadas corretamente você terá sucesso em se livrar desse incômodo. De qualquer forma, queremos muito saber a sua opinião e se você ficou com alguma dúvida relacionada.

Então, deixe um comentário que em breve estaremos respondendo.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Até a próxima!

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *