Quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos?

Mas afinal, quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos? Hoje vamos esclarecer essa questão de forma detalhada.

Até porque, a depender de alguns fatores essa média de tempo pode variar bastante. Portanto, além de tratarmos sobre essa dúvida comum para qualquer produtor, você vai poder entender os elementos necessários para o ciclo de produção ser menor.

Publicidade:

Da mesma forma, com essas informações você vai conseguir otimizar o seu cultivo para conseguir produzir abacaxis com maior qualidade. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos?

Quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos

Publicidade:

Um pé de abacaxi leva em média entre 14 a 18 meses para dar frutos. Isso vai depender, além do manejo e das condições climáticas, do tipo de cultivo que você estará realizando.

Por exemplo, se você está pensando em plantar o abacaxi em casa, provavelmente o tempo será reduzido pela manutenção que essas plantas recebem constantemente, principalmente em relação a irrigação. Isso vai refletir diretamente no tempo para a colheita.

Dessa forma, a média mais específica é:

  • Cerca de 18 meses para plantios tradicionais de sequeiro;
  • Por volta de 14 a 15 meses para culturas com sistemas de irrigação.

Depois da colheita é interessante refazer a sua plantação, não porque o abacaxizeiro só vai produzir uma vez, mas porque cada pé se limita ao desenvolvimento de um fruto apenas.

Vale dizer que essa é uma planta perene, ou seja, o seu ciclo de vida pode durar anos, da mesma forma, a sua produção.

Entretanto, como mencionamos, para além do tipo de cultivo, outros fatores estão diretamente ligados tanto ao tempo para se colher os frutos quanto com a qualidade dos abacaxis que você irá produzir.

Bom, agora que você já sabe quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos, vamos lá conferir os outros elementos que vão influenciar nesse desenvolvimento?

Dicas para um bom cultivo do abacaxi

Quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos

Na realidade, o abacaxizeiro não demanda muitos cuidados específicos. Por ser uma fruta nativa das américas, possui uma ótima produção na maioria das regiões do país. Até porque resiste a períodos de secas.

Entretanto, se você quer proporcionar as condições ideais, não só para que a planta sobreviva, mas para que se desenvolva plenamente e dê excelentes frutos, é importante se atentar a alguns elementos.

Antes de tudo, vale mencionar que a melhor época para se plantar abacaxi é no final do verão. Isso porque o clima estará mais adequado às condições na qual a espécie está adaptada, ou seja, mais próximo do clima tropical.

Exposição solar

Sabe aquela dúvida básica para qualquer pessoa interessada em começar esse plantio? Isto é “abacaxi gosta de sol ou sombra?” Pois é, essa é uma questão comum porque entender a necessidade da exposição solar para qualquer planta é fundamental.

No caso do abacaxi, é importante sim que a planta receba no mínimo 4 horas de incidência solar direta. Entretanto, a exposição durante todo o dia, especialmente em dias quentes, pode acabar queimando a planta. Portanto, opte por cultivar essa bromélia em meia sombra.

Vale mencionar também que, durante a fase de desenvolvimento dos frutos, estes devem ficar protegidos da incidência direta, isso pode gerar prejudicar tanto o aspecto da casca, quanto na qualidade da fruta.

Intervalo entre as regas

O intervalo entre as regas vai variar com o clima da sua região e da estação do ano. Mas, de qualquer forma, tenha em mente que, por ser uma fruta tropical, para que a sua produção seja satisfatória, em especial em relação a suculência da fruta, umidade é indispensável.

Por isso, você deve manter o solo úmido. Entretanto, muito cuidado com exageros, água em demasia pode ser muito prejudicial. Portanto, nada de deixar o solo encharcado. Confira a média abaixo:

  • A cada três ou quatro dias para épocas frias e com muita umidade;
  • Diariamente (de forma leve) ou a cada dois dias, para climas mais quentes.

Características do solo

Em relação ao solo não tem muito mistério. Basicamente, o abacaxi precisa ser plantado em um solo fértil, com boas quantidades de matéria orgânica e que possa drenar a água de forma adequada.

A proporção recomendada é:

  • 70% de terra vegetal de qualidade;
  • 30% de adubo ou composto orgânico.

Conclusão

Esperamos que as informações que reunimos no texto tenham esclarecido a sua dúvida sobre quanto tempo um pé de abacaxi leva para dar frutos, em média.

Também contamos que outras questões relacionadas que abordamos tenham sido úteis para otimizar o seu cultivo. Conta pra gente o que você achou e como tem sido a sua experiência com esse tipo de cultura. Vamos gostar de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Publicidade: